Meu QD está todo com DJ. NEMA, posso substituir um DJ?. NEMA por um DIN?

Minha rede é TRIFÁSICA. 110v. Mas tenho chuveiro 220v instalado em dois DJ. monopolares, com uma fase em um DJ de 30A, e a outra em um DJ. de 40A. O ar-cond. igualmente: uma fase em um DJ mono de 20A e a outra fase em um DJ mono de 15A, compartilhando o circuito com iluminação e tomada de 2 quartos e banheiro. Comprei o ape já dessa forma, só agora estou verificando essas irregularidades.

E, caso eu possa instalar um DIN nesse QD, eu conseguiria fixar o DIN como?

Fico no aguardo da ajuda de vocês. Pois preciso comprar os DISJUNTORES hoje para instalar amanhã. Muito obrigado.

Meu QD está todo com DJ. NEMA, posso substituir um DJ?. NEMA por um DIN?

Minha rede é TRIFÁSICA. 110v. Mas tenho chuveiro 220v instalado em dois DJ. monopolares, com uma fase em um DJ de 30A, e a outra em um DJ. de 40A. O ar-cond. igualmente: uma fase em um DJ mono de 20A e a outra fase em um DJ mono de 15A, compartilhando o circuito com iluminação e tomada de 2 quartos e banheiro. Comprei o ape já dessa forma, só agora estou verificando essas irregularidades.

E, caso eu possa instalar um DIN nesse QD, eu conseguiria fixar o DIN como?

Fico no aguardo da ajuda de vocês. Pois preciso comprar os DISJUNTORES hoje para instalar amanhã. Muito obrigado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Respostas úteis 1
Eduardo Dorneles
Particular - há 4 anos

Prezados, obrigado pelas respostas. Fiz o dimensionamento e troquei no sábado passado. Instalei um DJ Bipolar DIN para o Ar. Com fio de 2,5. Mais adiante, farei a troca desses 2 mono do chuveiro por um Bipolar DIN. Aproveitando:

Para um Chuveiro 220v com 7700w, qual disjuntor devo comprar? 40A curva C serve?

Obrigado.

Elisandro
Ecbinstalaçoes (Passo Fundo, Rio Grande do Sul) Ecbinstalaçoes - há 4 anos

Sim você pode trocar os dj Nema por din só usar os trilhos adaptadores de um modelo para outro mas sugiro que onde houver disjuntores de amperagem diferente alimentando o mesmo aparelho aparelho como o chuveiro que o Sr use disjuntores bipolares que em caso de um curto circuito ou sobrecarga no circuito ele desliga as duas fases e não corre o risco de choque em eventuais manutenções.

Responder
Elizandro Borges
Particular - há 4 anos

Prezado Eduardo Dorneles, sim é possível.

Deste que troque o trilho de fixação e o mesmo disjuntor seja da mesma capacidade. Sugiro que ja que ira mexer na instalação refaz todo o dimensionamento correto das cargas e já adequá na nova versão com os devidos disjuntores e dispositivos de proteção (DR) em caso de curto na rede.

Sólon  de ávila Alvarenga
Saa Refrigeração Elétrica E Ar Condicionado (Gravataí, Rio Grande do Sul) Saa Refrigeração Elétrica E Ar Condicionado - há 4 anos

Sim pode ser subtituido sem problema .o que se faz necessário e caso o ap seja antigo e rever as cobdicors das fiações e dimencionamento dos ramais de ligações.troxar os trilhos de fixação dos djubtores. Apenas estranho a informação de trifásico 110.?? Mas e possivel a troca e atualização sem problema algum.

Responder
Particular - há 4 anos

R: Dá para trocar sim... mas peça a um profissional faça uma verificação em todos os circuitos...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Carlos André Salmazo
Distel Automatização E Segurança Eletrônica (Olímpia, São Paulo) Distel Automatização E Segurança Eletrônica - há 4 anos

SIM CLARO QUR PODE TROCAR OS NEMA PELO DIN, TERÁ QUE FAZER UMA VISTORIA PRE´VIA PARA VER SUPORTE DE DISJUNTOR, QUADRO, MAS ENQUANTO AO CHUVEIRO E O AR CONDICIONADO PODE FICAR TRANQUILO QUE TEM COMI LIGAR SIM NOS DISJUNTORES BIPOLAR

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região