m m
Minha casa sofre risco de desabamento?

Minha casa tem 35 anos. Já possuía algumas rachaduras, mas depois que o vizinho construiu uma oficina ao lado da minha casa, novas rachaduras surgiram e as antigas aumentaram, várias são verticais e horizontais, e outras que creio serem diagonais, além de ter rachaduras no chão e rebaixamento no chão também, gostaria de saber se minha casa agora risco de cair

Minha casa sofre risco de desabamento?

Minha casa tem 35 anos. Já possuía algumas rachaduras, mas depois que o vizinho construiu uma oficina ao lado da minha casa, novas rachaduras surgiram e as antigas aumentaram, várias são verticais e horizontais, e outras que creio serem diagonais, além de ter rachaduras no chão e rebaixamento no chão também, gostaria de saber se minha casa agora risco de cair

5 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 3
Particular - há 3 anos

R: Essas trinca podem ter inumeras patologias, as mais provaveis tem relação direta com a construção nova de seu vizinho; somente uma visita no local para identificar e a emissão de um laudo com ART para saber o que fazer e quem deverá pagar por tais reparos

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Walber Nunes Nazario
Home 105 arquitetura e engenharia (Curitiba, Paraná) Home 105 arquitetura e engenharia - há 3 anos

Acredito que a construção do vizinho só amplificou e antecipou o que já estava em precária no seu imóvel. Pelo tempo de vida que informou, de 35 anos, e se não houve manutenção regularmente, seu imóvel deverá ser reformado o mais breve possível. Porém, há casos mais severos de patologias, não se preocupe em um colapso na estrutura. Recomendo um bom trabalho de recuperação em todo imóvel!

Responder
Hélio Almeida

O aparecimento de trincas e fissuras quando se manifesta nas camadas de revestimento (emboço), indicam movimentação estrutural não prejudicial à estabilidade estrutural. Todas as trincas e fissuras devem receber um tratamento adequado por se tratar de novas e pequenas juntas de dilatação. Caso seja constatado que os elementos estruturais (lajes, pilares e vigas) apresentam essas trincas deve ser avaliado a forma mais adequada a partir de Vistoria.

Marka Engenharia
Cardoso Engenharia (Brasília, Distrito Federal) Cardoso Engenharia - há 3 anos

Catarina, as imagens e o seu relato demonstram patologias sérias, e uma das causas pode ser a construção da oficina do vizinho. É um diagnóstico que requer auxílio profissional, procure um engenheiro de sua região para que ele faça uma vistoria. Outra opção é chamar a defesa civil, que avaliará a integridade do seu imóvel.