Como saber se minha residencia é segura?

Minha casa sofre risco de desabamento? Comecei a usar um quarto da minha casa que ficou muito tempo parado, fechado e sem limpeza, praticamente abandonado, por uns 5 anos. Agora que comecei a usar ele de novo, percebi uns problemas na parede e gostaria de saber o que são e quais riscos eu corro, essas rachaduras se encontram no rodapé e saindo do canto da parede tem uma trinca na diagonal que vai até o canto da porta

Como saber se minha residencia é segura?

Minha casa sofre risco de desabamento? Comecei a usar um quarto da minha casa que ficou muito tempo parado, fechado e sem limpeza, praticamente abandonado, por uns 5 anos. Agora que comecei a usar ele de novo, percebi uns problemas na parede e gostaria de saber o que são e quais riscos eu corro, essas rachaduras se encontram no rodapé e saindo do canto da parede tem uma trinca na diagonal que vai até o canto da porta

6 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 2
Val Alves
Alves Vieira Construtora (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Alves Vieira Construtora - há 8 meses

Analisando somente as fotos, não posso diagnosticar, o que o Athos Ribeiro disse a cima, tem coerência, mas pra dar um diagnóstico preciso.... Tenho que fazer uma análise presencial, pra que consigamos identificar a patologia.

Somente aí diagnosticar e lhe indicar um tratamento!!

Responder
JTC Construções
Jtc Construcão E Sustentabilidade (São Sebastião, São Paulo) Jtc Construcão E Sustentabilidade - há 8 meses

Olá Jéssica

Com certeza o correto é contratar um engenheiro.

Mas com certeza você tem um problema que só pode ser diagnosticado por um profissional que faça pessoalmente a vistoria. Seja um Engenheiro, um Mestre de Obra ou um Pedreiro com experiência.

O que importa é que esteja ao seu alcance financeiro para solucionar o problema ok

Responder
Mauro Machado
Engesus - Engenharia Sustentável (Campinas, São Paulo) Engesus - Engenharia Sustentável - há 8 meses

Procure um Engenheiro Civil, especialista em estruturas e patologias. ele tem aparelhos que vão poder sondar sua parede ( camera termográfica por exemplo) ou talvez ele peça auxilio de um pedreiro para descascar algumas paredes...

Ele vai saber te orientar.. pode ser estrutura ou problema de umidade ou outra patologia que o especialista vai analisar e te apresentar uma solução técnica.

Responder
Samuel Rodrigues
Scr Engenharia (Franco da Rocha, São Paulo) Scr Engenharia - há 8 meses

Rachaduras nas paredes podem ser causadas por diversas razões, como movimentação do solo, problemas na fundação, alterações climáticas ou até mesmo problemas de construção. É importante observar a largura, a extensão e a direção das rachaduras para avaliar a gravidade do problema.

No seu caso, a trinca na diagonal que vai do rodapé até o canto da porta é um sinal de preocupação, pois indica uma possível movimentação da estrutura (recalque deferencial), analisando as fotos percebe-se que pode está ocorrendo também um problema com umidade (falta de impermeabilização). Mas para um diagnóstico preciso é recomendo que você entre em contato com um profissional especializado (engenheiro civil), para uma avaliação mais precisa. Ele irá analisar a situação, identificar a causa das rachaduras e demais patologias e fornecer orientações sobre os riscos e as medidas necessárias para solucionar o problema.

Lembre-se sempre de garantir a segurança da sua casa e o bem-estar de todos que vivem nela. Espero que essas informações sejam úteis!

Estamos à disposição!

Responder
Aécio Marcos ZACARIAS REBOUÇAS

Pode ser um recalque diferencial da fundação ou problemas de impermeabilização ou ainda as duas situações ocorrendo em conjunto. Pode ser outro problema não identificado pelas fotos.

O correto é contratar um eng. civil para realizar uma vitória técnica.

Responder
Athos Ribeiro de Lucena
Cálculo Engenharia (Santos, São Paulo) Cálculo Engenharia - há 8 meses

Bom dia!

A melhor maneira de verificar isso é uma construção na qual tenha sido elaborado um projeto Estrutural por um profissional, mas de qualquer forma, sugiro vc contratar, por exemplo, um engenheiro civil para uma vistoria na sua casa, e pela foto, essa trinca na diagonal é resultado de um recalque diferencial, ou seja um pequeno deslocamento da fundação.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região