Minha casa tem rede bifásica, posso instalar 3 ares condicionados de janela em minha residencia?

2 ares condiconados sao 110v de 10000btus e o outro 220v de 12000btus (usaria com transformador pois ja possuo) mas minha duvida é se essa rede aguenta. Desde ja agradeço

Minha casa tem rede bifásica, posso instalar 3 ares condicionados de janela em minha residencia?

2 ares condiconados sao 110v de 10000btus e o outro 220v de 12000btus (usaria com transformador pois ja possuo) mas minha duvida é se essa rede aguenta. Desde ja agradeço

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

21 Respostas

Respostas úteis 1
Carlos Ferreira Da Silva

Boa tarde sr. Derek! O procedimento é inerente a todas as instalações elétricas. Deve-se fazer, segundo as normas vigentes, o levantamento de carga, o cálculo de demanda (uso simultâneo) das instalações e a distribuição dessas cargas em circuitos gerais ou específicos (de acordo com as características dos equipamentos. Sendo aparelhos de ar condicionado são específicos). Observar a bitola dos cabos alimentadores gerais e respectivo disjuntor de proteção. A partir daí, definir o que precisa ser feito, se aumentar carga, passar fiação para os circuitos dos aparelhos, redimensionar disjuntores, quadro de distribuição e condutores, se necessário. Não há necessidade do uso de transformador pois sua rede é bifásica. Podendo instalar os dois de "110V" um em cada fase e o de 220V nas duas fases. Entretanto, é preponderante realizar as etapas acima descritas, para executar uma instalação segura e confiável. Abaixo, imagens do ANTES e DEPOIS de um trabalho que fiz, onde precisou incluir aparelhos de ar condicionado. Fico à disposição para maiores esclarecimentos. Grato!

2 fotos
ScalaTécnica Estruturas Metálicas

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua dúvida.

R: Pode sim, criando circuitos individuais para cada equipamentos e o DG tendo carga para tal é tranquilo

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Marino Prado / Lucìa

A rede bifásica é utilizada somente na zona rural. A ligação entre o local abastecido pela energia elétrica e o transformador é feita com três fios: duas fases e um neutro. Esse tipo de instalação proporciona tensões elétricas de 127 V e 220 V e pode ser utilizado quando a potência total dos equipamentos ligados à rede vai de 12000 watts até 25000 watts.

Portanto, é estranho que o cliente tenha uma rede bifásica, a não ser que more em zona rural e em qualquer hipótese, é necessário a visita de uma técnico para avaliar a situação.

Provavelmente seja uma instalação trifásica com 4 cabos, 3 fases e 1 neutro.

Manoel Guimarães
Dimaik Construções Ltda (Niterói, Rio de Janeiro) Dimaik Construções Ltda - há 6 dias

Prezada não tem nada haver com instalações rurais !!! Existe 3 tipos de rede de abastecimento : Monofásica , 1 positivo e 1 negativo , Bifásica 2 positivo e 1 negativo ( 127 W a 220 W ) e a Trifasica com 3 positivo e 1 negativo !!!

Quanto a pergunta pode sim numa rede de Bifásica instalar os aparelhos , respeitando a bitolas dos fios , disjuntores e circuitos exclusivo para cada aparelho !!!

João Moreira Batista

Boa noite Sr. Derek! Sim pode-se instalar os 3, porém o 1° ponto seria uma revisão no quadro elétrico.

2° E caso seja necessário fazer reorganização, para q o Sr. Não venha ter problemas.

3° O ar condicionado de 127 não precisa de transformador, basta a distribuição estar correta.

JSA ENERGIA SOLAR INTELBRAS

sim é possível...porém é necessário agendar uma visita técnica com um eletricista para uma avaliação. Sempre lembrando dar devida atenção no dimensionamento dos circuitos, por exemplo: fazer circuito individual para cada ar condicionado, levando em conta bitola do cabo e amperagem do disjuntor de acordo com a potencia do ar dada em btus.

Anderson Silva de Oliveira
Shamman Soluções em Elétricas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Shamman Soluções em Elétricas - há 17 dias

Bom dia Sr° Derek ! Sou representante da Empresa Shamman Soluções , de acordo com a informação que o senhor passou , pode ser instalado os 3 aparelhos sim , sendo que tem que ser verificado se o seu quadrado de disjuntores tem espaço reserva para abrigar mais esses circuitos novos , tem que verificar as condições dos cabos de alimentação do painel e o disjuntor geral se suporta mais essa carga extra ! Por que um quadro de disjuntores ele é feito baseado em uma certa quantidade de carga previamente estudada , quando se faz essas alterações pode ser que ocorra a necessidade de fazer algumas trocas , por exemplo o cabo de alimentação do quadro e o disjuntor geral do mesmo . Espero ter ajudado de alguma forma , qualquer coisa estamos a disposição.

Igor Miranda
S.O.S Empreiteiro. (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) S.O.S Empreiteiro. - há 17 dias

Bom dia!

Sim, é possível realizar esta instalação, mas como os profissionais acima já disseram é necessário que um eletricista faça uma avaliação para verificar o estado dos cabos e realizar a mudança do circuito do ar de 12.000 BTUs de 110V para 220V.

Wellington  Telva
Wt Serviços E Instalações (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Wt Serviços E Instalações - há 18 dias

Sim é possível! Porém é necessário fazer um levantamento dos seus circuitos, para sabermos se será.necessário realizar ,alguma alteração na sua rede elétrica. o uso de autotransformador fará com que tenha um aumento considerável na sua de Energia .estamos a disposição

Marcelo Gonçalves de Araújo

Poder pode. 1.Se sua rede é bifasica você não precisa usar transformador. 2. Tem que saber a bitola do cabo de entrada do quadro de dijuntor. 3.saber que tipo de equipamento elétrico você já possui. Talvez redistribuir a rede interna alterando os dijuntores e passando algum novo cabeamento.

Marcelo
Construmarc Construção Manutenção e Serviços Ltda. (Rio das Ostras, Rio de Janeiro) Construmarc Construção Manutenção e Serviços Ltda. - há 18 dias

ola sim tranquilamente

deverar verificar a amperagens utilizadas e acressentar nos calculos os novos aparelhos

assim poderar redistribuir corretamente seu quadro de distrubuiçao

avaliando a amperagens dos cabos entre o medidor e o quadro

um profissional e indispensavel

o ideal e que um eletricista faça a intalaçao e deixe os pontos no local da intalaçao dos aparelos.

Armando F Martins

Bom dia Derek. Para responder a sua pergunta com mais precisão, seria necessário mais alguns detalhes. Mas se a rede realmente for Bifásico, você poderá instalar equipamentos de 220 v sem a necessidade de transformador. Será importante a visita de um eletricista para fazer uma avaliação final.

Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de eletricistas na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se
Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.