Minha rede elétrica passa energia mas não liga o chuveiro

Boa tarde, estou com um problema no meu chuveiro, até umas 3 semanas atrás ele funcionava normalmente depois parou de ligar. Faço o teste com a chave de teste e te, energia passando pelos fios, tirei o chuveiro e testei na casa da minha mãe e lá ele funciona.

Liguei uma tomada no fio do chuveiro para fazer outro teste, se ligava algum aparelho, e quando eu conecto o carregador do celular por exemplo na tomada a energia praticamente some, não dá sinal nenhum na chave de teste enquanto a tomada está conectada e quando eu tiro o carregador e faço o teste novamente com a chave a energia volta a passar pelo fio.

Alguém pode me ajudar com esse Problema?

Att. Wanderson Silva

Minha rede elétrica passa energia mas não liga o chuveiro

Boa tarde, estou com um problema no meu chuveiro, até umas 3 semanas atrás ele funcionava normalmente depois parou de ligar. Faço o teste com a chave de teste e te, energia passando pelos fios, tirei o chuveiro e testei na casa da minha mãe e lá ele funciona.

Liguei uma tomada no fio do chuveiro para fazer outro teste, se ligava algum aparelho, e quando eu conecto o carregador do celular por exemplo na tomada a energia praticamente some, não dá sinal nenhum na chave de teste enquanto a tomada está conectada e quando eu tiro o carregador e faço o teste novamente com a chave a energia volta a passar pelo fio.

Alguém pode me ajudar com esse Problema?

Att. Wanderson Silva

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

30 Respostas

Respostas úteis 4
Paulo Rogério cunha junior
Ican Instalações Elétricas (Belo Horizonte, Minas Gerais) Ican Instalações Elétricas - há 8 anos

Concordo com o Matheus.

Ou o seu neutro se soltou em alguma parte do circuito ou de repente está faltando uma fase, caso o chuveiro seja 220V.

Os testes que você fez só te desviam do defeito. O carregador de celular é bivolt e funciona tanto no 110 como 220. Você precisa de um multímetro. Teste a continuidade dos fios. Verifique o disjuntor. Veja se chega a tensão certa ( Veja se é 110 ou 220). Se mesmo chegando a tensão certa e os fios dando continuidade, muito provavelmente é uma falha no chuveiro. Possivelmente uma solda fria que fez contato com o balançar do trajeto até a casa da sua mãe é que se desligou com o retorno.

Responder
Jaime
Particular - há 8 anos

Olhando pelo PC verifiquei que já tinha testado o dito, O que sobra fase aberta ou disjuntor aberto.

A chave teste é um equipamento perigoso e mentiroso, um bom profissional não usa isto.

Deve se prestar atenção no que gerou o defeito, talvez uma incompatibilidade na bitola da fiação/consumo do chuveiro. Percebe-se que você tem pouca experiencia em sistemas elétricos é melhor não arriscar pois este tipo de concerto é perigoso pois vai envolver a abertura do quadro e movimentação de ferramentas na parte interna do mesmo, melhor chamar um técnico ou um bom eletricista. Boa sorte

Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 8 anos

Bom dia!!

Verifique a Fiação, pois provavelmente você estará medindo algum retorno no cabo, ao ponto que esta tensão no cabo não "consegue" manter corrente necessária para que o chuveiro ligue. Se 127V, o Neutro pode estar rompido em algum ponto e encostado em algum lugar que te permite medir tensão, mas não ligar algum aparelho. Contrate um profissional qualificado para verificar a fiação do circuito do chuveiro.

Responder
José Carlos
Particular - há 6 anos

Caros amigos estou com problema na rede eletrica pois a medir as tensões nas tomadas as mesmas acusam 127 v ,mas ao ligar qualquer ferramenta eletricas as mesmas roncam e se tiverem luzes acesas as mesmas se apagam, chamarei um profissional para resolver o problema mas no entanto não quero ser enganado

Felipe Marques
Particular - há 6 anos

Meu caro bom dia, primeiramente entre em contato com a fornecedora de energia elétrica da sua região e se certifique que está tudo ok na rede da fornecedora. Se estiver, contrate um proficional da área para fazer uma revisão em toda parte elétrica de sua residência, pois provavelmente deve está com o neutro rompido em algum ponto.

Benedito Esteves Foggia
Particular - há 6 anos

Meu chuveiro 220v.tem energia funciona em outro ponto mas no local conectei uma lãmpada de teste quando ligo ele a luz apaga e ele não funciona.

3 fotos
Particular - há 6 anos

R: Verifique a fiação, o dijuntor e se não esta com fuga...

A disposição;

Adron
Particular - há 7 anos

Eu estou com o mesmo problema coloquei o multimetro na fiação. .. 220 v ... ligo o chuveiro e mostra como se não tivesse energia ... zerado multimetro. ... mas com a chave teste mostra tensão nos dois fios ja que a rede é 110... e juntos fazem 220 v .... Chuveiro novo pois o outro tb apresentou a mesma coisa ... o que pode ter acontecido

Samuel
Particular - há 7 anos

Bom dia meu nome é Samuel e estou com o mesmo problema, usei um alicate amperímetro e medi a tensão 220 normal, troquei a resistência e nada, comprei um chuveiro novo também não deu certo, a pressão da água é boa, porque sempre funcionou normal há anos, será alguém pode me ajudar?

Marcelo Lopez
Eletricidade Consciente (Santo André, São Paulo) Eletricidade Consciente - há 7 anos

O teste deve ser realizado com um multímetro, não irá conseguir verificar a existência de dois condutores com uma chave de fenda para teste. Sobre o chuveiro, verifique também a pressão de água, se não houver pressão suficiente para unir os contatos não passará corrente pela resistência.

Responder
Leonardo  Santos
LS Serviços elétricos (Ipojuca, Pernambuco) LS Serviços elétricos - há 8 anos

olá amigo percebi que você não é um profissional da área, por isso seria bom procurar um, o seu problema, pode ser o neutro rompido,ou a resistência do chuveiro queimada, pois mesmo assim ele pode dar algum sinal. espero ter ajudado.

Responder
Luiz Carlos Guimarães Santos

Em primeiro lugar você de verificar qual a tensão 220v ou 127v apos esta verificação ver também se o circuito do chuveiro é exclusivo se for va ao quadro para verificar o neurtro. Mas atenção chamar um profissional qualificado é a melhor solução e com garantia de que terá um serviço correto.

Responder
Jose Antonio Morais
S.o.s Eletricista/obras (Juiz de Fora, Minas Gerais) S.o.s Eletricista/obras - há 8 anos

Boa noite!O melhor a fazer é chamar um profissional,mais se não for possivel em relação ao fator finançairo,teria que ligar uma carga nas tomadas,exemplo: começando com uma lampada incadecente de 220 volts se não souber a tenção da sua rede, e depões uma lampada no 110 volts,lembrando de conferir os disjuntores.a minha opinião seria provavelmente no pingador do seu padrão de luz ou seja o neutro flutuante,fica a dica,boa sorte!!!

Responder
Jose Antonio Morais
S.o.s Eletricista/obras (Juiz de Fora, Minas Gerais) S.o.s Eletricista/obras - há 8 anos

Boa noite!O melhor a fazer é chamar um profissional,mais se não for possivel em relação ao fator finançairo,teria que ligar uma carga nas tomadas,exemplo: começando com uma lampada incadecente de 220 volts se não souber a tenção da sua rede, e depões uma lampada no 110 volts,lembrando de conferir os disjuntores.a minha opinião seria provavelmente no pingador do seu padrão de luz ou seja o neutro flutuante,fica a dica,boa sorte!!!

Responder
Juliano Vieira Pereira
Manutenção Preventiva De Residencia (Belo Horizonte, Minas Gerais) Manutenção Preventiva De Residencia - há 8 anos

Certamente o neutro esta rompido em algum ponto. Já vivi essa experiência. Pode procurar tente puxar o neutro(o que não acende a chave teste) se ele estiver dentro de eletroduto e rompido ele saíra facilmente. Mas cuidado!! desligue a chave geral. E melhor ainda, procure um profissional OK??!!

Responder
éder Santos
Particular - há 7 anos

Bom dia amigos gostaria de esclarecer uma dúvida,fiz a instalação elétrica nova em 220v e estava funcionando normalmente de ontem pra hoje parou de funcionar as lâmpadas e as tomadas,nenhum equipamento está ligando,mais tem um porém eu coloquei a chave teste e tá vindo corrente nas tomadas,mais só que não liga as minhas máquinas se alguém poder me ajudar agradeço muito obrigado.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região