Posso derrubar parede de casa geminada sem viga?

Moro em uma casa geminada dos dois lados e com dois andares. Ela não possui estrutura com vigas, somente canto virado. Seria possível excluir paredes para se fazer sala e cozinha integrados? Os quartos ficam em cima

Sala e cozinha ficam embaixo e os quartos e o banheiro em cima

Posso derrubar parede de casa geminada sem viga?

Moro em uma casa geminada dos dois lados e com dois andares. Ela não possui estrutura com vigas, somente canto virado. Seria possível excluir paredes para se fazer sala e cozinha integrados? Os quartos ficam em cima

Sala e cozinha ficam embaixo e os quartos e o banheiro em cima

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Antonio Manoel da V souza Manoel
Antonio Manoel (Salvador, Bahia) Antonio Manoel - há 3 anos

É possível realizar estas intervenções sim, porem deve se contratar um engenheiro pois trata-se de uma construção com estruturas dependentes, ou seja conjugadas (geminadas) que poderá prejudicar as demais unidades caso não a faça de forma correta a intervenção, deverá dimensionar as cargas solicitadas, realizar escoramentos em conformidade com as normas e por fim executar o reforço de preferência com estrutura metálica.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Damaris, bom dia!

Possível seria, desde que se adota-se alguma solução estrutural, executada sob orientação de engenheiro civil. Fiz um serviço semelhante recentemente em um sobrado germinado, reforçando da estrutura com elementos metálicos, abaixo coloco fotos.

Caso opte por esta solução, solicite ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), esta é a sua garantia.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

4 fotos
Responder
Particular - há 4 anos

R: Não pois a estrutura esta toda travada entre si...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.