Qual a capacidade que um Motor de indução deve trabalhar?

Bom dia!

Prezados, nós temos um motor de 37kW/50HP/W22 Premium/1775RPM/4 polos/440v instalado em uma torre de resfriamento, alimentado por um inversor, onde sistema é controlado por transmissor de temperatura.

Hoje nosso range do inversor está de 15Hz a 60Hz, então quando meu controle manda 4mA (0) o motor está trabalhando em 15Hz/29A/aproximadamente 127v/ com 25% de capacidade .

Por causa da baixa temperatura externa nós estamos querendo modificar o range do inversor para 0Hz a 60Hz,onde 4mA vai ser 0Hz e assim diminuir consumo de energia, melhorar o desempenho do chiller e o PID faz o controle de rotação do motor.

Trabalhando a baixo de 25% existe a possibilidade de queimar o motor? Sabendo que sua tensão e corrente vai ser equivalente a frequência do inversor.

Fico no aguardo e desde de já agradecido.

Grato.

Qual a capacidade que um Motor de indução deve trabalhar?

Bom dia!

Prezados, nós temos um motor de 37kW/50HP/W22 Premium/1775RPM/4 polos/440v instalado em uma torre de resfriamento, alimentado por um inversor, onde sistema é controlado por transmissor de temperatura.

Hoje nosso range do inversor está de 15Hz a 60Hz, então quando meu controle manda 4mA (0) o motor está trabalhando em 15Hz/29A/aproximadamente 127v/ com 25% de capacidade .

Por causa da baixa temperatura externa nós estamos querendo modificar o range do inversor para 0Hz a 60Hz,onde 4mA vai ser 0Hz e assim diminuir consumo de energia, melhorar o desempenho do chiller e o PID faz o controle de rotação do motor.

Trabalhando a baixo de 25% existe a possibilidade de queimar o motor? Sabendo que sua tensão e corrente vai ser equivalente a frequência do inversor.

Fico no aguardo e desde de já agradecido.

Grato.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Particular - há 4 anos

R: Consulte os manuais e tabelas do fabricante...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Henrique Höpner Pereira
Particular - há 4 anos

Boa tarde Claudio,

A sua situação é bem específica, porém aqui vão algumas observações: Trabalhar com o motor abaixo de 25% da potência nominal, acionado por um inversor de frequência, não vai danificar o motor, se os níveis de tensão e corrente forem compatíveis com os dados nominais.

Porém, sobre o range de 0Hz a 60Hz, não vai ser possível, pois uma frequência 0Hz ou próxima disso equivale à corrente/tensão contínua, logo, o motor de indução (que é um motor de corrente/tensão alternada) não irá operar. Teria que fazer uma análise sobre qual deve ser a frequência mínima para a operação do motor, mas creio que abaixo de 5Hz deva ser improvável que ele funcione. Como comentei anteriormente, é interessante pedir auxílio de um profissional local, para ele ir ao local da instalação e fazer as devidas considerações, que nem sempre são claras ao se descrever o problema.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Henrique Höpner Pereira

Engenheiro Eletricista

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região