Qual a diferença entre móveis modulados e móveis planejados?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Claudio Vampré
Palfer Marcenaria Ltda (Santo André, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 7 anos

MODULADOS - PLANEJADOS - SOB MEDIDA

*

Nenhuma das três palavras acima são sinônimos.

E todas podem se referir a móveis ou não.

*

Uma cozinha branca, com medidas usuais, pouco diferirá se os móveis utilizados nela forem modulados ou sob medida. Você olha para as peças e fica na dúvida se a pessoa comprou tudo pronto (módulo) ou se mandou o marceneiro fazer. (sob medida).

Mas uma coisa a cozinha tem que ter.

**************

B O M P L A N E J A M E N T O

****************

E MUITO BOM PLANEJAMENTO.

Isso significa: que o PROJETISTA, seja ele um ENGENHEIRO, ARQUITETO, DECORADOR, ESTUDANTE, DONA DE CASA, CURIOSO, (médico, engenheiro, advogado, mendigo, ladrão de galinha, ETC, ) tem que gastar fosfato (sua inteligência + bom senso) para fazer algo coerente e com cada coisa no seu lugar.

Saber que a circulação da cozinha se faz em triângulos, que uma cozinha em formato de "U" costuma funcionar melhor do que a cozinha cuja circulação a corta em diagonal, etc. Que a altura de uma pia, dez centímetros mais alta ou dez mais baixa que o usual é terrível para se usar porque dá dor nas costas, etc, são questões do PLANEJAMENTO.

E pouco importa se os móveis foram comprados prontos ou MODULADOS ou se foram PLANEJADOS com particularidades de cor, forma e medidas. Ou seja: o planejamento da FORMA.

PLANEJAMENTO (bom, de preferência) É RACIOCÍNIO. Se é planejado em cima de Modulados ou se é planejado com SOB MEDIDA, desde que correspondam ao programa estabelecido, o resto tem pouca importância.

Responder
Claudio Vampré
Palfer Marcenaria Ltda (Santo André, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 7 anos

CLAUDIO

Móveis planejados, como o próprio nome diz, são móveis cuja distribuição dentro do ambiente você planeja.

E ELES PODEM SER MODULADOS OU NÃO.

*

Vi, faz muitos anos atrás, na Revista Veja, um ambiente decorado por 8 arquitetos de renome só com peças tiradas de brecho, e lojas de móveis usados. Com armários, mesas, camas, tapetes, etc.

TODOS OS AMBIENTES FORAM PLANEJADOS.

TODOS, TODOS.

Ou seja, foram pensados e com cada coisa seu lugar.

A grande diferença é que nenhuma dessas peças era sob medida. Que é uma outra coisa. O que é um outro departamento.

*

Quando a Dona Maria vai e compra uma peça, um gabinete novo numa loja de MATERIAIS de CONSTRUÇÃO, (ou até fazendo sob medida) ela está resolvendo o problema da peça, mas não está planejando o seu ambiente. Que pode estar mal resolvido ou não. ou seja:

FALTOU PLANEJAMENTO.

E isso é HIPER COMUM.

Eu canso de pegar projeto ruim, principalmente em casas construídas sem fiscalização e bom projeto, na periferia.

E também já vi EXCELENTES PROJETOS, MUITO BEM BOLADOS, FEITOS TOTALMENTE COM MODULADOS.

****

Uma coisa não tem muito a ver com a outra.

Um bom projetista, pode optar por usar móveis modulados ou sob medida. Isso não faz muita diferença.

Agora:

PLANEJAR, É PRECISO SEMPRE!!!!

SEMPRE.

Não é porque o seu móvel é feito sob medida que ele é necessariamente bom. O projeto pode ser um LIXO. Ainda que muito bem feito e sob medida.

Como uma cozinha em linha cujo fogão está grudado ao lado da geladeira., por exemplo. Ou a porta de passagem fica batendo na mesa e não pode ser aberta totalmente por exemplo.

Responder
Antonio Francisco Gonçalves Pereira

Boa tarde Cláudio, móveis modulados São aqueles Móveis que já vem com as medidas de altura largura e profundidade ja defenido pela fabrica pois ela tem uma Padrão no qual a fábrica produz em grandes quatidade e o caso das empresas que atendem casas Bahia, Ricardo elétron etc. No caso do móvel planejado ele é confeccionando na medida que vc quiser, imagine que vc tem uma Parede de 172 de comprimento por 247 de altura no planejado nos vamos projetar e planejar o seu móvel nessa medida.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de marceneiros na sua região