É preciso de ART para instalação de móveis planejados?

Boa noite! Meu nome é Gilmar Carlos , e a minha dúvida é: preciso de ART, para instalação de móveis planejados?

É preciso de ART para instalação de móveis planejados?

Boa noite! Meu nome é Gilmar Carlos , e a minha dúvida é: preciso de ART, para instalação de móveis planejados?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Respostas úteis 2
Johann Forsthuber
Designer De Interiores (Santos, São Paulo) Designer De Interiores - há 5 anos

Oi Gilmar, a norma ABNT 16.280 visa principalmente garantir a segurança de obras de reparos e ou mudança da estrutura do edifício.Se o condômino for furar ou derrubar paredes principalmente onde passam tubulações de água ou de esgoto, colocação de azulejos ou lajotas tanto no piso quanto nas paredes, trocas de conexões de parte hidráulica, enfim tudo que for mexer na estrutura. Colocação de armários, pinturas, gesso, etc não são citadas na norma, mas é importante comunicar ao síndico para não ter problemas com o condomínio.

Responder
Camila Cardoso de Almeida
Cardoso De Almeida Arquitetura (Araras, São Paulo) Cardoso De Almeida Arquitetura - há 5 anos

Sim, vc precisa. Principalmente em edifícios de alvenaria estrutural. Essa ART de engenheiro ou RRT de arquiteto é para orientar os insladalores dos móveis para durante a instalação não perfuramem rede hidráulica, gás e elétrica.

Quando se instala armários suspensos devemos garantir que a parede que irá receber este sobrepeso não possue avarias.

É sempre bom contratar a acessória de um profissional que vai lhe garantir tranquilidade. E aos seus vizinhos também.

Responder
Giuliano Marra
Doutor Resolve Reparos & Reformas (Goiânia, Goiás) Doutor Resolve Reparos & Reformas - há 5 anos

Caro amigo, não é necessário retirada de ART para execução de projetos de marcenaria. Apenas acompanhamento de profissional qualificado para evitar desgastes como furos indevidos "Furar um cano em um revestimento recém colocado, por exemplo".

Responder
Arieli Zago Zago
Arieli Zago Arquitetura E Interiores (Campo Mourão, Paraná) Arieli Zago Arquitetura E Interiores - há 5 anos

Olá Gilmar, meu nome é Arieli Zago e sou Arquiteta especialista em Design de Interiores e Iluminação.

Respondendo a sua pergunta, não, não é necessário um Documento de Responsabilidade Técnica para a instalação de móveis planejados. No entanto, para esse serviço é fundamental um bom projeto que atenda todas as necessidades do cliente para que não ocorram futuros arrependimentos, considerando que esse tipo de móvel é feito para durar muitos anos.

Assim, um arquiteto ou design de interiores pode te atender e verificar todas as suas reais necessidade, até aquelas que você nem imaginava, e criar um projeto específico para seu perfil e de sua família.

Caso queira um orçamento, entre em contato!

Espero ter ajudado e fico a disposição para futuros esclarecimentos.

Responder
Particular - há 5 anos

R: Não é obrigatorio

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Laura Kokubu
LK Estúdio de Design (São Paulo Zona Sul, São Paulo) LK Estúdio de Design - há 5 anos

Não precisa de ATT para instalação de móveis planejados. No entanto, é necessário que vcs tenham acesso às plantas de hidráulicas e vista frontal de todas as paredes do apto. Evita que o colocador faça os furos no local errado. É importante comunicar o síndico e o zelador do condomínio. Se possível, faça o acompanhamento da instalação, principalmente cozinha e banhos. Qualquer dúvida estou à disposição.

Responder
Nayara Luana Barbosa Leite Ferreira

Móveis Planejados simples, não precisa. Mas se houver necessidades de mexer na estrutura. Há necessidade sim, e precisa de um acompanhamento profissional.

Mas se tiver uma planta da residência, principalmente hidráulica, já ajuda muito.

Responder
Jéssica Tunari
Jessica Tunari Arquitetura (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Jessica Tunari Arquitetura - há 5 anos

Não.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de designer de interiores na sua região