Como mudar paredes em prédio antigo?

O apartamento é de subsolo, acima dele há o térreo e mais 2 andares acima, totalizando 4 andares. O prédio tem mais de 60 anos.

Me fizeram um projeto que abre portas e muda paredes, mas depois recebi informação de que todas as paredes já teriam se tornado estruturais, pelo depósito do peso do prédio ao longo dos anos.

Queria saber se há alguma maneira de reformar o apartamento. Outras unidades foram reformadas, inclusive no subsolo.

Como mudar paredes em prédio antigo?

O apartamento é de subsolo, acima dele há o térreo e mais 2 andares acima, totalizando 4 andares. O prédio tem mais de 60 anos.

Me fizeram um projeto que abre portas e muda paredes, mas depois recebi informação de que todas as paredes já teriam se tornado estruturais, pelo depósito do peso do prédio ao longo dos anos.

Queria saber se há alguma maneira de reformar o apartamento. Outras unidades foram reformadas, inclusive no subsolo.

5 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Sustentar Engenharia
Sustentar Engenharia E Meio Ambiente (Várzea Grande, Mato Grosso) Sustentar Engenharia E Meio Ambiente - há 30 dias

Olá bom dia!

Existem dois tipos de paredes, as estruturais e as de vedação.

Aconselho verificar se existe o projeto estrutural do prédio e verificar se essas paredes que pretendem remover são estruturais ou não.

Se houve depósito de peso nas paredes, possivelmente houve patologia nessas paredes, como por exemplo, fissuras e trincas, caso contrário, uma parede não se torna estrutural se ela não foi projetada para tal função.

Aconselhável procurar um engenheiro especialista em estruturas e pedir uma avaliação e um laudo com ART.

Responder
Roger Tomas
Rwt Projetos (Guarulhos, São Paulo) Rwt Projetos - há 1 mês

Desculpa desde já pela minha falta de compreensão da pergunta, bom o primeiro passo é chamar um engenheiro ou empresa especializada em teste e analise estrutural, com o resultado ai será mais fácil ter uma direção. Já que muito provável que, muitos apartamentos fizeram reformas, e não se tenha um acompanhamento detalhado do que foi feito, fica muito difícil avaliar.

Responder
Roger Tomas
Rwt Projetos (Guarulhos, São Paulo) Rwt Projetos - há 1 mês

Boa noite Vivian, independente do que já foi feito no prédio, o que você deve fazer primeiramente é ter informações junto ao sindico, do que é permitido no projeto da sua unidade.

Costumeiramente, existe um protocolo do que pode ou não ser feito no prédio, e isso o sindico terá essas informações.

Responder
Vivian
Particular - há 1 mês

O síndico, no caso, sou eu.

Como falei, o problema é que com o tempo, pode ter havido essa modificação estrutural pelo depósito de peso. Não é uma questão administrativa, é de conhecimento técnico. Mas obg pela resposta ????

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de reformas prédios na sua região