Quem deve arcar com o custo da construção do muro?

Bom dia , estou comprando uma casa financiada e o dono desmembrou o terreno e agora terá que construir um muro pra separar o terreno desmembrado , quem deve contruir o muro?

Quem deve arcar com o custo da construção do muro?

Bom dia , estou comprando uma casa financiada e o dono desmembrou o terreno e agora terá que construir um muro pra separar o terreno desmembrado , quem deve contruir o muro?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

LUCAS TORRES
Lt Engenharia (Contagem, Minas Gerais) Lt Engenharia - há 6 anos

Prezada Alexsandra, considerando a construção de um único segmento de muro de divisa, sendo este posicionado no eixo confrontante (limite entre terrenos), o custo da construção deverá ser rateado entre os proprietários dos imóveis vizinhos. Em definição legal, tal elemento é vinculado à uma responsabilidade solidária, conforme previsto em legislação federal, Código Civil - Lei 10.406 de janeiro de 2002:

“Os intervalos, muros, cercas e os tapumes divisórios, tais como sebes vivas, cercas de arame ou de madeira, valas ou banquetas, presumem-se, até prova em contrário, pertencer a ambos os proprietários confinantes, sendo estes obrigados, de conformidade com os costumes da localidade, a concorrer, em partes iguais, para as despesas de sua construção e conservação” (Art. 1297 - § 1°)

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção muros na sua região