Um muro construído sem canaleta pode trincar?

Boa Tarde !

Gostaria de tirar uma duvida ,um pedreiro fez um muro no meu terreno de 1000 metro.E o muro foi feito de bloco de 15 e coluna de 2,50 metro .Ele fez bloca de 2,50 e canaleta com 1 barra de ferro 3/8 e no meio do muro não fez canaleta .Minha duvida é se pode dar trinca no muro por não colocar canaleta no meio do muro.

Um muro construído sem canaleta pode trincar?

Boa Tarde !

Gostaria de tirar uma duvida ,um pedreiro fez um muro no meu terreno de 1000 metro.E o muro foi feito de bloco de 15 e coluna de 2,50 metro .Ele fez bloca de 2,50 e canaleta com 1 barra de ferro 3/8 e no meio do muro não fez canaleta .Minha duvida é se pode dar trinca no muro por não colocar canaleta no meio do muro.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

24 Respostas

Respostas úteis 14
Particular - há 6 anos

R: Depende das bases... do baldrame e como foram feitos os pilares.... e também se foi feita uma cinta de amarração no respaldo do muro;

A disposição;

Jise Cleires Silva de Jesus
Pedreiro Autônomo Do Básico Ao Acabamento (Ribeirão Preto, São Paulo) Pedreiro Autônomo Do Básico Ao Acabamento - há 6 anos

Amigo se ele fez em nível com um material bom não tem perigo mais se ele fez sem nivel com um material ruim qualquer carro camião pesado passa do lado da tricadura na certa porque com o peso pode ater ser com um material de primeira mais sempre vai da uns trincos não com o peso mais com os abalos que da ne

Responder
Vanderlei Cardoso de Sousa
Solução Sousa Rodrigues Construção & Reforma (Mauá, São Paulo) Solução Sousa Rodrigues Construção & Reforma - há 6 anos

bom dia

com forme a sua pergunta

toda construção que não estiver uma boa estrutura ela corre o risco não só de trincar mas de cair

por exemplo este muro pelas característica que você passou ele pode

vim a cair porque não tem nem um travamento princialmente se estive encostado em algum barranco e certeza que venha a quair

Responder
Djalma Oliveira Chaves
D.o.chaves Construções (São Paulo Zona Sul, São Paulo) D.o.chaves Construções - há 6 anos

Pode sim com o movimento da Terra e com o passar do tempo. e , uma barra de ferro no meio do concreto, não tem resistência tem que ser quatro ou seis ferros 3/8 com estrivos de 0,20cm um do outro amarado nos ferros das brocas

Responder
Carlos Alberto Oliveira Queiroz
CLE Serviços de Engenharia (Niterói, Rio de Janeiro) CLE Serviços de Engenharia - há 6 anos

O que faz alvenaria trincar não é somente falta de canaleta. Se a base for mal feita ela também acontece. Um muro muito pesado executado sobre um terreno frágil está sujeito a muitas trincas. Se não forem feitas juntas a cada 25metros dependendo da insolação também podem surgir trincas. Essa porém só causam efeito estético. Não comprometem a segurança.

Responder
Natalino Ferreira Da Silva Silva
Consil Araraquara Construtora Ltda (Araraquara, São Paulo) Consil Araraquara Construtora Ltda - há 6 anos

Eli Rocha, Boa tarde.

Todas as construções grandes, médias ou pequenas devem sim, ser estruturadas de acordo com sua elevação, onde existem cargas, sobre cargas e momentos, devem constar fundações, pilares, cintas e contra vergas, Seria muito bom que você tenha o acompanhamento de um bom técnico em edificações ou de um engenheiro para que não tenha transtornos futuros e uma boa qualidade e técnica dos trabalhos ... Abraços

Robson Adão Ferreira
Empreiteira Ferreira Vaz Ltda Me (Bragança Paulista, São Paulo) Empreiteira Ferreira Vaz Ltda Me - há 6 anos

Bom dia ,na execução do mesmo e obrigatório se fazer as blocas ,A1 fiada de canaletas com ferro ou concreto com ferro e na altura de 1.20 outra canaleta e no final do respaldo outra canaleta,mas se o terreno for muito declive executar escalonado e ainda se não houver uma boa compaquitacao no baldrame pode aver algumas dilatação devido o volume de tráfico de veículos na área também aí vai de uma mão de obra qualificada.

Responder
Erasmo Bertolino
Reformas E Construções (Aguaí, São Paulo) Reformas E Construções - há 6 anos

Não sei qual é a altura de seu muro, mas é prudente colocar canaleta no meio e no termino do muro e a média é uma canaleta a cada 1,20 m de altura, supondo que seu tenha 2,20 m de altura teriamos a canaleta baldrame outra no meio e uma no respaldo.

Erasmo Bertolino

Responder
Romildo José Leite Dos Santos
Eltelan: Construção E Manutenção Civil &telecomunicação E Instalação Em Elétricas Predial E Residencial (Santo André, São Paulo) Eltelan: Construção E Manutenção Civil &telecomunicação E Instalação Em Elétricas Predial E Residencial - há 6 anos

Não com ou sem as canal etapa da no mesmo o que pode fazer trinca o muro seria: o essesso de tráfico de veículo passado, ou alguma colisão direta nesse muro. Fora isso pode ficar tranquilo.

Responder
Israel
Marshall Engenharia (Osasco, São Paulo) Marshall Engenharia - há 6 anos

Prezado,

Preços a ser avaliado se houve baldrame na execução, o tipo de terreno se existe declividade esse fatores pode influenciar. As canaletas em geral recomenda a colocar de 1,00 m a 1,20 m de altura. Precisa verificar se houve cinta de amarração na execução do respaldo do muro. Lembrando que esse muro você não estará utilizando como parte estrutural da sua residência, caso isso ocorra provavelmente pode ocorrer de cair.

Att;

Marshall Engenharia

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região