Como saber se o dimensionamento do muro de arrimo esta correto?

Boa tarde

Estou calculando um muro de arrimo de 5m de altura por 10m de comprimento gostaria de saber se meu dimensionamento esta correto com:

Pilar (0,40x0,40)m, a cada 2m; aço (5 ferros de16,00mm)

Vigas (.20x0,40)m a cada 1,3m (3 vigas ); (2 ferros de 16,00mm e 2 ferros de 12,5mm)

Baldrame (0,40x0,50)m; aço (4 ferros de 12,5 mm c/ estribos de 6,3mm espaçamento de 7,5cm

Como saber se o dimensionamento do muro de arrimo esta correto?

Boa tarde

Estou calculando um muro de arrimo de 5m de altura por 10m de comprimento gostaria de saber se meu dimensionamento esta correto com:

Pilar (0,40x0,40)m, a cada 2m; aço (5 ferros de16,00mm)

Vigas (.20x0,40)m a cada 1,3m (3 vigas ); (2 ferros de 16,00mm e 2 ferros de 12,5mm)

Baldrame (0,40x0,50)m; aço (4 ferros de 12,5 mm c/ estribos de 6,3mm espaçamento de 7,5cm

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

25 Respostas

Respostas úteis 12
Márcio García
Barcelona Construtora (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Barcelona Construtora - há 7 anos

O correto é contratar um engenheiro especialista isso vai ajudar a executar da maneira correta e evitar futuras dores de cabeça durante e depois da obra, porque um muro de arrimo executado de maneira equivocada pode trazer tragedias inesperadas e com consequências graves.

Responder
Thiago Pereira Reis

Olá Deimes, a solução para o seu caso é a contratação de um engenheiro de estruturas, que fará o dimensionamento de forma econômica e segura.

Muitos fatores devem ser observados para um dimensionamento correto, e o profissional mais indicado é um engenheiro.

Thiago P. Reis

Eng. Civil

Responder
Marcelo Bernal
Mb Projetos E Engenharia (Carapicuíba, São Paulo) Mb Projetos E Engenharia - há 7 anos

Isso não é feito desta forma existem normas a serem seguidas para que os danos em caso de catástrofes sejam minimizados já que não à garantias que tenha dominado a força da natureza.

1° Contrate um responsável técnico de sua confiança.

Responder
Paulo Celso de Sá
Particular - há 7 anos

Deimes

A construção de muros de arrimo obedece a critérios de dimensionamento que levam em consideração fatores como o tipo de solo, as cargas envolvidas, as edificações no entorno, o nível do lençol freático e a drenagem das águas de chuva.

O dimensionamento é feito com base em critérios de estabilidade, que levam em consideração o comportamento do solo como parâmetro para dimensionamento do muro propriamente dito. Este comportamento do solo está assiciado às condições específicas do local, ou seja, cada terreno terpá uma solução específica.

Somente um engenheiro civil com experiência em geotecnia estará habilitado a desenvolver este projeto e assumir a responsabilidade técnica (ART) por esta obra.

O custo deste projeto é um investimento em sua segurança. Na ausência de um profissional habilitado e de uma ART, o proprietário da obra e o executor poderão ser responsabilizados civilmente por eventuais danos e acidentes.

APARECIDA VIEIRA DE SOUSA SILVA
Particular - há 7 anos

olha denis eu trabalho bastante com muro mais ante de fazer e bom pedir para um engenheiro ou arquiteto dar uma olhada pra não sai nada errado e você ter gastos sem nessecidade

Eng º Antonio Carlos

Deimes , bom dia ,não jogue dinheiro fora, você pode estar gastando muito mais que precisa para solucionar seu problema ou estar construindo algo que não vai dar resultado e pode vir a cair causando uma tragédia amigo.Muros de arrimos não são feitos assim, contrate um Engenheiro Civil com conhecimento nesse tipo de cálculo ou um Engenheiro Calculista .É necessário fazer um levantamento do solo que vc quer conter, se existe infiltração de lençol freático ou só aguas pluviais, a inclinação do muro, fundação do mesmo, tipo de material para sua execução, drenos.

Lembre-se , o ser humano não consegue conter a natureza,não adianta fazer um muro de faraônico e não servir para nada , além de gastar seu dinheiro.

Outra coisa essa obra tem que ter ART de um engenheiro responsável . ok. abs

Responder
Dr Faz Tudo Itanhaém
Faço Tudo Itanhaem (Itanhaém, São Paulo) Faço Tudo Itanhaem - há 7 anos

Boa tarde Sr. Deimes,

Recomendamos que o cálculo seja feito por um profissional registrado no CREA com emissão de ART (anotação de responsabilidade técnica), para evitar problemas futuramente.

Qualquer dúvida estamos a disposição

Reform House

Responder
Dr Faz Tudo Itanhaém
Faço Tudo Itanhaem (Itanhaém, São Paulo) Faço Tudo Itanhaem - há 7 anos

Boa tarde Sr. Deimes,

Recomendamos que o cálculo seja feito por um profissional registrado no CREA com emissão de ART (anotação de responsabilidade técnica), para evitar problemas futuramente.

Qualquer dúvida estamos a disposição

Reform House

Responder
Deimes
Particular - há 7 anos

Pessoal o muro esta calculado como disse no post, é um solo argiloso com peso especifico de 17 kn/m. Os 5m de altura do muro estará totalmente em contato com o solo é um desnível muito grande, só queria comparar se estaria bem dimensionado em comparação com outros muros que apresentam a mesma características, sei que cada muro vai ter uma força atuante diferente, pode haver também um bulbo de tensões. A fundação será de 4 m para os pilares e 2m para os contrafortes, estando armada 2,5m.

Wilson Fidelis
Construçao E Reforma Mais Acabamento (Bauru, São Paulo) Construçao E Reforma Mais Acabamento - há 7 anos

Caro Deimes o dimensianamento deve ser feito de acordo com o solo ,sistema climatico carga a ser recebida ,se e area livre ou confronta com outro imoveis depois dsses cuidados ai sim vem o dimensionamento arquitetonico dessa construçao pode haver a possibilidade instalar giga ntes por isso averigue antes de fazer e quanto feito fique pronto.......

Responder
Edvalson Carvalho de Queiroz

Boa tarde, Deimes Alif

Em primeiro lugar contrate um Engenheiro Civil para evitar dores de cabeça, gasto de dinheiro ou uma possível tragédia, a UNITEC Serviços Especializados tem o profissional que você precisa!!!

Responder
Danillo Xavier Silva
Lp Empretira (Carapicuíba, São Paulo) Lp Empretira - há 7 anos

Boa tarde deimes pelo q eu vejo no seu projeto esta bom mas vai depender da fundacao e o q vc vai construir sobre ele vc pode ta entrando em contato comigo que podemos agendar uma visita sem compromisso hj muitos falam em contratar especialista pq eles sao especialistas cinco anos atras tinha essa duvida e mim passavam as mesma respostas e hj trabalho com isso e tenho a solucao sempre sem dores de cabeça no final como se fala por ai

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção muros na sua região