Posso ter problemas relacionados a obra devido ao muro de arrimo do vizinho não estar fechando toda a obra?

Fizemos uma obra ao qual nos fundo a altura é em torno de 10 metros e atrás um terreno ao qual o dono fez o arrimo até a metade e o restante está exposto. Quando a terra foi retirada, chegou bem rente a nossa nossa e as tubulações de esgoto estão expostas. Não está aparecendo as ferragens estruturais somente as tubulações do esgoto. Nos próximos meses iremos aumentar mais um andar da obra ao qual já possui 3 níveis (01 nivel abaixo do solo / 01 nivel do solo / 01 nivel acima do solo).

Podemos ter problemas relacionados a obra devido o arrimo não estar fechando toda a obra?

Posso ter problemas relacionados a obra devido ao muro de arrimo do vizinho não estar fechando toda a obra?

Fizemos uma obra ao qual nos fundo a altura é em torno de 10 metros e atrás um terreno ao qual o dono fez o arrimo até a metade e o restante está exposto. Quando a terra foi retirada, chegou bem rente a nossa nossa e as tubulações de esgoto estão expostas. Não está aparecendo as ferragens estruturais somente as tubulações do esgoto. Nos próximos meses iremos aumentar mais um andar da obra ao qual já possui 3 níveis (01 nivel abaixo do solo / 01 nivel do solo / 01 nivel acima do solo).

Podemos ter problemas relacionados a obra devido o arrimo não estar fechando toda a obra?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Wilson Espindola
Wilson Espindola (Cajamar, São Paulo) Wilson Espindola - há 7 anos

Deise, boa tarde.

Construções que estão próximas à taludes, geralmente necessitam de uma cautela maior em relação ao tipo de contenção que deve ser feita.

Em resumo a contenção que deve ser adotada está relacionada ao tipo de terreno encontrado, inclinação e direcionamento das águas pluviais. O que posso lhe garantir é que se esse muro foi feito sem qualquer projeto e drenagem você tem sim um sério problema pela frente. Sugiro contratar um Engenheiro especialista para que seja feita uma avaliação técnica no local. Espero ter ajudado.

Responder
Fernando Berti
Prefeitura Municipal Macedônia Sp (Macedônia, São Paulo) Prefeitura Municipal Macedônia Sp - há 7 anos

Pelo que foi exposto sua obra encontra-se a aproximadamente 10,00 metros acima do lote lindeiro, onde existe um muro de arrimo parcial . Primeira observação é saber se este muro foi devidamente calculado por profissional habilitado.Se foi porque não foi feito em toda a divisa? Poderá sim haver problema em sua obra ja que tem uma carga considerável com três pavimentos e este carregamento pode gerar um movimento do solo onde não existe a contenção podendo aparecer recalques de fundação e trincas em toda a estrutura.

Responder
Total Empreiteira Construções e Reformas Sustentáveis

Acredito que não ha o que questionar, com certeza está muito arriscado, se não de um leve abalo, no minimo dados na estrutura, rachaduras e comcerteza danos nas tubulações, faça todo preventivo antes de dar segmento

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Deise, bom dia!

Só uma análise no local poderá suprir os dados necessários para um "Laudo Técnico".

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Particular - há 7 anos

Boa tarde; tudo depende da proteção superficial deste talude e principalmente a quantidade de infiltração que a sua casa que fica na parte superior irá gerar para o solo; Aconselho uma analise profissional no local para poder analisar; Nós fazemos este tipo de laudo; Estamos a disposição; ScalaTécnica

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região