O que é necessário para que um muro de arrimo seja um muro seguro?

Gostaria de começar a planejar um muro de arrimo, e preciso saber o que é necessário para que seja um muro seguro, pois pretendo fazer uma laje aproveitando este muro, o terreno tem uma descida, e terreno abaixo reto, altura da descida deve ser mais ou menos uns 3 metros!

O que é necessário para que um muro de arrimo seja um muro seguro?

Gostaria de começar a planejar um muro de arrimo, e preciso saber o que é necessário para que seja um muro seguro, pois pretendo fazer uma laje aproveitando este muro, o terreno tem uma descida, e terreno abaixo reto, altura da descida deve ser mais ou menos uns 3 metros!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Eduardo Landim
Eduardo Landim Arq - Consultoria De Legalizações, Licenças E Obras (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) Eduardo Landim Arq - Consultoria De Legalizações, Licenças E Obras - há 6 anos

Como? Contratando um bom calculista. Engenheiro civil de sua confiança, bem indicado. Há de se conhecer a densidade do solo, sua porosidade, por sondagem, além do que receberá de carga sobre ele hoje e gerando uma espectativa futura, tal como, erosões, desmatamentos, etc.

Um bom profissional engenheiro civil na sua cidade, através do CREA, consultas a outros serviços feitos, ver o dos vizinhos, etc.etc. Pesquise bem. Muro de arrimo não é uma estrutura comum. Boa sorte!

Responder
AJA - Arquitetura e Construções ltda Arqtº Juliano

Boa tarde, para que seja seguro você deve considerar a elaboraração de um projeto para o que precisa fazer, e como realizar, muitos fatores devem ser considerados, tais como o tipo de solo, avaliando sua estabilidade, a presença de água, sua porosidade, a altura a conter, dentre outros. A análise desses fatores devem ser exercida por um profissional habilitado. Uma vez feito isso, bastará então realizar a obra como projetada. O fato de querer fazer um laje apoiada não tem relevância, desde que não reste dúvidas sobre a qualidade da solução adotada. Se o local e o terreno for estável a solução poderá ser de grande simplicidade e viável economicamente.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Primeiro deverá levar em consideração a carga de empuxo e a carga a compressão da laje que pretende fazer; A fundação deverá ser adequada as cargas e deverá prever um sistema de drenagem atras desse muro de arrimo;

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção muros na sua região