Quem deve se responsabilizar pela construção do muro de arrimo?

Gostaria de saber se tem uma cláusula que fala que quem desaterra o terreno e corre o risco de abalar a estrutura da casa do vizinho tem que fazer o muro de arrimo. Pois o meu vizinho retirou muita terra do terreno dele deixando do lado da minha casa 2 metros de altura liguei na defesa civil ele falaram que ele tem que fazer alguma coisa o mais rápido possível mais ele disse que tem que ser dividido,mas pelo que pesquisei quem tira a terra que tem que fazer o arrimo.tem alguma lei que posso mostrar diretamente pra ele ?

Quem deve se responsabilizar pela construção do muro de arrimo?

Gostaria de saber se tem uma cláusula que fala que quem desaterra o terreno e corre o risco de abalar a estrutura da casa do vizinho tem que fazer o muro de arrimo. Pois o meu vizinho retirou muita terra do terreno dele deixando do lado da minha casa 2 metros de altura liguei na defesa civil ele falaram que ele tem que fazer alguma coisa o mais rápido possível mais ele disse que tem que ser dividido,mas pelo que pesquisei quem tira a terra que tem que fazer o arrimo.tem alguma lei que posso mostrar diretamente pra ele ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Particular - há 6 anos

R: O vizinho que tira a terra que fica responsavel pela contratação de um engenheiro para fazer calculo estrutural e a execução do muro de arrimo; Os custos podem ser divididos se for acordado anteriormente; Caso não é de responsabilidade de quem irá tirar ou adicionar terra (fazer a movimentação do solo)

A disposição;

André Dias
M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. - há 6 anos

Olá, boa tarde!

Naturalmente a obrigação do muro de arrimo é de quem faz a intervenção.

Entretanto, não há como você obrigar o vizinho a executá-lo, sem ao menos que ocorra algum tipo de patologia (defeito/problema) no seu muro.

Dessa forma, você deve fazer um relatório fotográfico de como está o seu muro hoje e mostrar também o resultado da intervenção do vizinho, com o objetivo de poder recorrer judicialmente caso o seu muro venha a ter quaisquer problema no futuro.

Se possível, contate um engenheiro civil para lhe fazer um laudo técnico de como está a situação geral.

De toda forma, o ideal é tentar resolver o problema amigavelmente.

Bom, é isso... boa sorte!

Um abraço!

Responder
Ponte de Lima Engenharia Civil

Prezada Geisa.

O portal do CREA-SP informa sobre a sua dúvida, conforme imagens anexas.

Esperamos tê-la ajudado, nós da Equipe Ponte de Lima - Engenharia Civil aguardamos seu contato para maiores informações e possível orçamento.

2 fotos
Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Geisa, bom dia!

Esse caso é mais judicial do que de engenharia.

Sugestão: tire o maior número de fotos possíveis, preferencialmente com datas.

Antes de entrar na Justiça, use o bom senso, pois a Justiça é lenta e as intempéries não vão aguardar o desenrolar do Processo.

Se a decisão for construir muro de arrimo, contrate um engenheiro civil para elaboração de projeto e responsabilidade pela execução da obra, tudo com a devida ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do CREA, de acordo com o Código Civil Brasileiro é a garantia do serviço por 5 (cinco) anos.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Leonardo Eutrópio Fernandes

Geisa,

A responsabilidade da execução do muro de arrimo é do engenheiro responsável. Já a responsabilidade pelo projeto estrutural é do engenheiro calculista que fez esse projeto. Ambos tem por obrigação emitir uma ART (Atestado de Responsabilidade Técnica).

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região