Alguém pode me ajudar com dúvidas sobre muro de arrimo?

Tenho um terreno de 12,5 x 27, onde vou fazer um aterro começando de zero em uma lateral e chegando a 1,5 metros do outro lado, minha dúvida é se preciso fazer mãos francesas nesse caso ou estacas com espaçamento de 2 metros resolveria , utilizando baldrame na parte inferior e arrematando com uma viga na parte superior???

Alguém pode me ajudar com dúvidas sobre muro de arrimo?

Tenho um terreno de 12,5 x 27, onde vou fazer um aterro começando de zero em uma lateral e chegando a 1,5 metros do outro lado, minha dúvida é se preciso fazer mãos francesas nesse caso ou estacas com espaçamento de 2 metros resolveria , utilizando baldrame na parte inferior e arrematando com uma viga na parte superior???

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Joao Lima Neto neto
J Neto Construções e Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) J Neto Construções e Serviços - há 3 anos

Boa noite com relação ao muro de arrimo onde bo ponto mais alto é 1,5m ,da maneira que você descreveu com pilares a cada dois metros ,sugiro que a partir do ponto de atinge 80cm até o ponto mais alto(1,50m) voce diminua o espaço entre os pilares para 1,5m e utilize alvenaria de blocos estrutural 19×19x39cm .

Esse bloco tem uma capacidade de carga mínima de 4,5 mpa ele não tem fundo possibilitando adicionar pontos de grande, ou seja , nesse mesmo trecho de altura do aterro de 0,80 cm a 1,5m no meio do vão de 1,50 entre os pilares adicionar uma barra de aço 12,5mm e grautear(concreto e aço dentro do bloco!

Após execução do muro fazer um dreno com tubo corrugado próprio para dreno de 100mm ,manta bidim e brita 3.

Quanto ao aterro deve ser aterrado e compactado a cada 40cm , nunca jogar todo o aterro de uma só vez para compactar porque não vai compactar corretamente.

Feito isso não será necessário mão francesa ou tirantes ou chumbadores ,etc.

Esses reforços pode tornar-se um entrave para futura construção na área!

Responder
Paulim
Particular - há 3 anos

Show de bola João Lima, entendi perfeitamente sua aula, na verdade vou diminuir os espaços para 1,5m entre as estacas, além de fazer um baldrame na parte inferior e outro na parte superior, além de utilizar os blocos estruturais q me recomendou juntamente com as barras de 12mm como reforço. A respeito do tubo para escoamento da água, foi uma ótima dica, só estou em dúvida em qual altura do muro utilizo o mesmo, na lateral do baldrame inferior seria correta sua instalação!?

Particular - há 3 anos

R: Tudo dependerá do tipo de solo e a carga do solo a ser incorporado; o ideal é sempre fazer os gigantes

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção muros na sua região