Muro de Arrimo cedeu devido a chuva, de quem é a responsabilidade ? O meu terreno é a de baixo.

O terreno do meu vizinho fica em um nível acima do meu, ja tinha um muro feito de +- 5 metros de altura ( quando comprei a casa ja tinha o muro e o vizinha alega ser meu, mas pelas fotos esta na linha dele) com a forte chuva este muro estourou para o meu lado descendo a terra do vizinho. Como o muro estava comprometido correndo o risco de desmoronamento em cima da minha casa, derrubamos o muro.

A responsabilidade de consertar ou fazer um novo muro é minha ou do vizinho de cima, responsável pela terra que cedeu no meu terreno conforme fotos????

Muro de Arrimo cedeu devido a chuva, de quem é a responsabilidade ? O meu terreno é a de baixo.

O terreno do meu vizinho fica em um nível acima do meu, ja tinha um muro feito de +- 5 metros de altura ( quando comprei a casa ja tinha o muro e o vizinha alega ser meu, mas pelas fotos esta na linha dele) com a forte chuva este muro estourou para o meu lado descendo a terra do vizinho. Como o muro estava comprometido correndo o risco de desmoronamento em cima da minha casa, derrubamos o muro.

A responsabilidade de consertar ou fazer um novo muro é minha ou do vizinho de cima, responsável pela terra que cedeu no meu terreno conforme fotos????

5 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

José Luiz de Souza Rios
Particular - há 4 anos

anexo foto

5 fotos
Matheus Marques Da Silva
Particular - há 8 anos

Consegue descobrir quem construiu o muro e quem foi o engenheiro que se responsabilizou pela obra? Deve ser revisto com ele os critérios utilizados, pois o muro de arrimo jamais deve ceder à pressão da terra + água.

Valdemir Nogueira Chagas

Continuando, pois houve uma problema técnica e a publicação entrou diretamente:

A CKS Consultores poderá valiar e até apresentar uma solução, a qual se respalda em Projeto apresentado à Prefeitura Municipal e com a devida ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do CREA. Reforço que tal obra deve ter um responsável técnico.

VALDEMIR CHAGAS - Engº Civil

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Cassia, bom dia!

Tudo pode ser esclarecido a partir do histórico da movimentação de terra (solo). Veja bem, não há naturalmente (pela natureza) um talude com tal corte. Com base nessa premissa, duas coisas podem ter sido feitas: uma por parte da casa debaixo, terraplanagem para aproveitar melhor o terreno, nesse caso a responsabilidade é da casa debaixo; outra seria o aterro nos fundos da casa de cima, também com a mesma finalidade, nesse caso a responsabilidade é da casa de cima.

Finalmente esclareço que o muro de arrimo não foi feito adequadamente, caso fosse ele suportaria a carga proveniente do aterro ou mesmo da solo natura. A CKS Consultores poderá avaliar melhor e até apresentar uma solução

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção muros na sua região