Como construir um muro de arrimo em terreno?

A decisão de construir um muro de arrimo, para conter o desmoronamento de terra, que vem acontecendo lentamente, na divisa de entre terreno.

Como construir um muro de arrimo em terreno?

A decisão de construir um muro de arrimo, para conter o desmoronamento de terra, que vem acontecendo lentamente, na divisa de entre terreno.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Respostas úteis 2
Hernando
Trieng. (São Bernardo do Campo, São Paulo) Trieng. - há 5 anos

A TriEng tem a satisfação em tirar suas duvidas.

Srª Karla , esse tipo de muro requer alguns cálculos, pois temos que analisar o terreno, o tipo de solo para calcularmos o tipo necessário de contenção como o amigo Manoel Luis Guimarães acima citou, pois nenhum profissional plenamente qualificado para esse tipo de serviços poderá lhe oferecer uma resposta devidamente com 100% de certeza sem mais informações ou visita técnica no local.

Att,

Eng. Civil Ernando Lima

Responder
Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 5 anos

Prezado Engenheiro Civil Emando Lima , fico muito honrado ao saber que um profissional habilitado, sério e gabaritado como você , pensa da mesma forma que este seu colega .

Tenha certeza que fiquei bastante honrado com sua aprovação e citação do meu nome em seu comentário .

Obrigado e Grande Abraço

Manoel Luis Guimarães

Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 5 anos

Prezada Karla , o muro de arrimo ou de contenção de um barranco , nenhum profissional sério poderá lhe oferecer uma resposta sem mais informações ou visita ao local.Pois varias variantes são consideradas , como altura , inclinação do corte do barranco e tipo de solo . Pois de acordo com o citado acima , será definido pelo profissional qual o tipo ideal , como muro de contenção com aba , muro atirantado , muro de gabião e tantos outros tipos .

IMPORTANTE DESTACAR , que qualquer das opções de contenção requer cálculo de profissional especializado , que definirão não só o tipo de contenção , como os cálculos de ferragens , mpa do concreto , drenagem e etc .

Espero te-la ajudado

Perito de Engenharia Legal

Manoel Luis Guimarães

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Karla, bom dia!

Muro de arrimo é o que chamamos obra de arte em engenharia civil, portanto a melhor solução é aquela dada por um profissional com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do CREA.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

3 fotos
Responder
Particular - há 5 anos

R: Deve conter, mas o sistema a ser adotado deve levar em conta o tipo de solo e o entorno...

A disposição;

Joao Carlos de Freitas Nunes

Karla, boa tarde

Vai depender de qual local ele ficará (é divisa do lote ou dentro do lote) e o que ele deve reter (terreno nú/descoberto sem construção, terreno permeável, terreno impermeável). grato Freitas Nunes Arquitetura

Responder
Tavares e Fernandes Empreiteira Ltd Tavares

Pora construção de uma comtensao enesesario uma boa fundação colunas de 2 em2 metros de distancia colunas comesando com 60 cem timetro temina com 20 cem timetro com cintamento de um metro emeio. Obroco de 15 passando ferro dentro orizontal e navertical

Responder
Dias Ferreira
Manutenção Geral (Francisco Morato, São Paulo) Manutenção Geral - há 5 anos

Tem que analisar o talude (barranco) e calcular para achar o melhor modo construtivo do muro de arrimo, porque para cada tipo de situação tem um modelo que suporta a necessidade.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região