Qual ferragem usar para muro de arrimo?

Tenho um muro de arrimo de 3 metros de altura por 11metros de comprimento a ser construído. Gostaria de saber se posso fazer com 6 barras de 10mm ou tem que ser de 12,5mm mesmo? E qual a distância de uma sapata para a outra? O ferro da cinta baldrame pode ser de 10mm ou tudo de 12,5mm? E os gigantes que irei fazer: os ferros podem ser de 10mm ou tem que ser de 12,5mm? Tenho que fazer brocas ou só as sapatas aguentam? A primeira deu firme com 3metros de profundidade. Segue abaixo a foto do muro. Grato!

Qual ferragem usar para muro de arrimo?

Tenho um muro de arrimo de 3 metros de altura por 11metros de comprimento a ser construído. Gostaria de saber se posso fazer com 6 barras de 10mm ou tem que ser de 12,5mm mesmo? E qual a distância de uma sapata para a outra? O ferro da cinta baldrame pode ser de 10mm ou tudo de 12,5mm? E os gigantes que irei fazer: os ferros podem ser de 10mm ou tem que ser de 12,5mm? Tenho que fazer brocas ou só as sapatas aguentam? A primeira deu firme com 3metros de profundidade. Segue abaixo a foto do muro. Grato!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 1
Pedro Paulo Lucas
De Lucas Construtora ME (Bebedouro, São Paulo) De Lucas Construtora ME - há 2 anos

Ítalo boa tarde, para sua segurança, antes de contratar um construtor, leve sua questão para um engenheiro experiente, ele avaliará e projetará a estrutura ideal, para suportar o peso do terreno a ser compactado; pois a estrutura precisará ser calculada para esta situação.

Responder
Rafael Dias Sartorelli
Rds. Engenharia (Osasco, São Paulo) Rds. Engenharia - há 2 anos

Para determinar a ferragem da construção é necessário ter o projeto em mãos, e fazer um estudo do solo. Na pratica alguns construtores adotam uma determinada bitola de aço. Só que pode acontecer de ficar super dimensionado ( muito aço ) ou pouco dimensionado( faltar material) colocando a construção em perigo. Em caso de duvidas consulte um Eng. Civil com experiência no assunto e exija memorial de calculo.

Responder
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: deve-se fazer uma sondagem e uma inspeção no local para que seja definida a melhor alternativa para a segurança e estabilidade do talude; contrate um engenheiro civil calculista

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Juliana Costa Leite Shiratori
Jc Avaliações E Pericias (São Carlos, São Paulo) Jc Avaliações E Pericias - há 2 anos

Italo, bom dia. Aconselho que procure um engenheiro especialista em contenções, para avaliar a sua situação. Vale lembrar que a engenharia pode ser comparada com a medicina, ela tem profissionais especialistas em várias áreas. Tenho certeza que se procurar um especialista ele vai te propor uma solução economicamente viável e que atenda as quesitos de segurança. É muito importante ter um projeto e um bom planejamento de execução, isso traz benefícios econômicos e evita dores de cabeça.

Responder
Carvale Soluçoes de engenharia
Carvale Soluções De Engenharia (Contagem, Minas Gerais) Carvale Soluções De Engenharia - há 2 anos

Ítalo, boa a tarde.

A 'ferragem' não é exatamente o fator determinante. Voce pode ter ferros mais finos com espaçamentos menores e ferros variaveis intercalados. É fundamental que voce consulte um engenheiro estruturalista e que ele visite a sua obra. Talvez você nem precise de um muro em concreto armado maciço. Existem uma série de soluções de contençoes que pode reduzir o custo e a funcionalidade da sua estrutura.

Responder
Paulo Gonçalves
Pluris Engenharia (Lorena, São Paulo) Pluris Engenharia - há 2 anos

Italo bom dia, para verificar a quantidade de ferragem, aconselho contatar um especialista , que emita a respectiva Responsabilidade técnica, pois precisa ser feito o cálculo de carga de forma adequada, após uma chuva por exemplo, o peso da terra dobra.

Uma ideia de acordo com a foto, seria usar ferros de 10mm em tudo, com estacas de 5metros de profundidade e sapatas a cada 1 metro, e blocos estrutural, com uma cinta de canaleta de concreto a cada 2 fiadas de bloco estrutural com 1 vergalhão de 8mm amarrando nas colunas.

Lembrando que para ter se uma informação precisa é necessário o cálculo estrutural por especialista.

É muito arriscado fazer por conta!

Espero ter ajudado.