Quem deve arcar com os custos da reforma do muro de divisa?

Olá! Minha minha casa tem quintal aterrado com lago e muro de divisa. O vizinho fez a casa dele colado no meu muro. Agora por conta de chuvas e água do quintal está dando umidade na parede da sala dele e consequentemente mofo.Enfim ele quebrou a parede e pediu para dividimos igualmente os valores. Eu não acho justo já que ele não construiu um muro para separar as partes. O que devo fazer?? A foto foi tirada de dentro da sala dele...meu quintal está ao fundo. Com blocos de concreto, laje e muro de divisa.

Quem deve arcar com os custos da reforma do muro de divisa?

Olá! Minha minha casa tem quintal aterrado com lago e muro de divisa. O vizinho fez a casa dele colado no meu muro. Agora por conta de chuvas e água do quintal está dando umidade na parede da sala dele e consequentemente mofo.Enfim ele quebrou a parede e pediu para dividimos igualmente os valores. Eu não acho justo já que ele não construiu um muro para separar as partes. O que devo fazer?? A foto foi tirada de dentro da sala dele...meu quintal está ao fundo. Com blocos de concreto, laje e muro de divisa.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Alci
Particular - há 6 anos

Olá, os muros são sempre duas situações:

- Quando em condomínio fechado de casas, geralmente são compartilhados. Há um muro que pertence as duas unidades da qual fazem parte, pois geralmente é feito pela construtora/incorporadora.

- Em lotes urbanos, os muros são individualizados. Ou seja, cada unidade é responsável pela execução e manutenção do seu.

Quando há diferença de nível, em que face de um muro possa ficar aterrado, há necessidade de executar técnicas de impermeabilização e drenagem para conter a umidade, que "teoricamente" deveria ser feita por que a gere, ou seja, de quem esta mais alto. Mas prevalece sempre a "lei da boa vizinhança" e bom senso sempre.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região