Tenho por lei q ajudar ela a arcar com os custos do muro que esta entre eu e meu vizinho?

Boa noite minha vizinha quer fazer jm muro na divisao com meu terreno mais ela quer q eu ajude a arcar com is custo ja falei com ela q nao posso pq estou sem dinheiro e minhas prioridades agora é terminar minha casa q ainda estou construindo . minha pergunta é tenho por lei q ajudar ela a arcar com os custo ou nao ?

Tenho por lei q ajudar ela a arcar com os custos do muro que esta entre eu e meu vizinho?

Boa noite minha vizinha quer fazer jm muro na divisao com meu terreno mais ela quer q eu ajude a arcar com is custo ja falei com ela q nao posso pq estou sem dinheiro e minhas prioridades agora é terminar minha casa q ainda estou construindo . minha pergunta é tenho por lei q ajudar ela a arcar com os custo ou nao ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Wesley Garcia
Particular - há 5 anos

Olá, você não é obrigado a ajudar a construir o muro, pois o correto é cada terreno ter o seu. Agora se vcs dividem o mesmo terreno, o certo é ajudar, mais um tem que respeitar a condição financeira do outro. Ela pode construir e vc pagar depois pra ele. Entrem em um bom senso.

Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 5 anos

PREZADO , POR LEI VOCÊ NÃO É OBRIGADO A PARTICIPAR FINANCEIRAMENTE DA CONSTRUÇÃO DESSE MURO .

TAMBÉM ELA NÃO É OBRIGADA A EMBOÇAR O MURO PELO SEU LADO , CABENDO A VOCÊ ESTE CUSTO SE QUISER REVESTIR O MURO PELO SEU LADO .

OUTRO DETALHE IMPORTANTE , COMO O MURO FOI FEITO DENTRO DOS LIMITES DO LOTE DELA , VOCÊ NÃO PODE SE UTILIZAR DELE PARA NADA , NEM BATER UM PREGO PODE .

ESPERO TE-LO AJUDADO

ABRAÇOS

ARQUITETO E PERITO JUDICIAL

MANOEL LUIS GUIMARÃES

Responder
Searom Engenharia e Construção

Por lei, cada lote deve ter sua divisa murada dentro de seus limites.

Não aconselho a dividir os custos de construção pois pode gerar desentendimento futuros no caso de uma das partes decidir aumentar o muro, ou acrescentar detalhes de acabamento.

Responder
Levi Beserra Viana
Particular - há 5 anos

cabe o bom censo de cada um ter sua liberdade.se ela que fazer e lhe propos e vc pode ajudar para ter tambem mas liberdade em sua propriedade faça mas faça dividindo entre as duas divisas ,pois vc tem meio a meio com ela ok.

Joao Mello
Jm Reformas Em Geral (Carapicuíba, São Paulo) Jm Reformas Em Geral - há 5 anos

voce precisa primeiro analisar a localizacao do muro,se ele foi feito no lado do terreno dela,ela deve arcar,se estiver na divisa certinha dos terrenos teria que haver um bom senso entre as duas partes,mais nao existe lei que lhe obrigue a arcar com as despesas do muro,porem,é como os amigos citaram acima,voce nao podera usar o muro para nada e nem reclamar depois,o correto seria voces dois entrarem em um acordo...

Responder
Wanderson Pereira Marins

Sim deve sim porque o muro é do está no meio do quintal divisa esse caso gera o bom senso de combinarmos quem deverá dividir o material ou a mão de obra sendo muito importante dizer que o bom senso sempre prevalece sendo assim nunca terá problema no futuro e sem contar o bom convívio entre vizinhos nesse caso sempre prevalecerá o bom senso

Responder
Nilson
Nilservic Manutenção E Reformas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Nilservic Manutenção E Reformas - há 5 anos

Bom dia. Por lei vc não é obrigado mais se houver bom senso vai ser bom pra ambas partes porém se ela dizer sozinha vc não poderar nem encostar nada é usar o muro pra apoiar nada por isso o bom censo sempre é importante

Responder
Particular - há 5 anos

R: Se cada um faz dentro de seu terreno, cada um arcar com seus custos; se decidirem juntos fazerem na divisa podem dividir os custos... mas geralmente isso não funciona...

A disposição;

Jailson Da Silva Lourenço

Então como sua vizinha esta com essa idaei de fazer o Muro

Vc não Tem direito algum a Dividir a despesa com seu vizinho

Caso vc entrem em acordo

Ae ssim a despesa e Das (2)parte

soque na Mente da sua vidinha ela vai fazer o Muro e vc vai usar também e isso

Por isso ela está com essa ideia

Ela não vai quere que vc husi o

Muro dela vai quere que vc construa o seu muro ENTENDEU

Si eu fosse vc entrava em acordo com ela e dividia a despesa do Material ou o Despesa da mão de obra ae cabe a vc

Wanderson Pereira Marins

O correto é que seja feito por ambas as partes no caso entrar em um acordo para ver quem vai dar a mão de obra ou o material sai do mais interessado e mais prático Por que causa o caso ao contrário você não poderá encostar no muro nem utilizá-lo e vice e versa Espero que tenha ajudado esse caso que nesse caso prevalece bom senso

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região