Quem é responsável pelo muro de divisa?

Olá, moro em uma casa Geminada e tem um muro porém e baixo e a vizinha aqui tem bastante roubo. Decidir aumentar o muro. Consultei os vizinhos eles disseram que por eles tudo bem levantar o muro, mas não demonstraram interesse, como a vontade era minha, paguei todo material e mão de obra sozinha, porém reboquei apenas a minha parte de dentro por questões Financeiras, só que eles acharam que eu iria rebocar a parte deles também, sendo que eu paguei tudo sozinha, já que pra eles o muro alí era indiferente pq deveria rebocar a parte deles? Devo rebocar ? Ouvi que ela queria rebocado pq queria utilizar pra fazer uma floreira, já que ela vai utilizar não deveria ela rebocar ?

Quem é responsável pelo muro de divisa?

Olá, moro em uma casa Geminada e tem um muro porém e baixo e a vizinha aqui tem bastante roubo. Decidir aumentar o muro. Consultei os vizinhos eles disseram que por eles tudo bem levantar o muro, mas não demonstraram interesse, como a vontade era minha, paguei todo material e mão de obra sozinha, porém reboquei apenas a minha parte de dentro por questões Financeiras, só que eles acharam que eu iria rebocar a parte deles também, sendo que eu paguei tudo sozinha, já que pra eles o muro alí era indiferente pq deveria rebocar a parte deles? Devo rebocar ? Ouvi que ela queria rebocado pq queria utilizar pra fazer uma floreira, já que ela vai utilizar não deveria ela rebocar ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 1
Angular Arquitetura e Engenharia

Os muros entre os imóveis residenciais, por exemplo, devem ser mantidos pelas duas partes. Sendo assim, quando algo acontece à divisória, ambos devem arcar com os custos da reforma ou reconstrução.

Responder
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: o melhor é o dialogo... obrigação de rebocar o lado do vizinho voce não tem, mas sua intervenção também não pode causar dano, dolo a terceiros

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Eng Paulo Lemos

Sra. Aliana boa tarde.

Pelo seu relato de residência geminada a responsabilidade é dos dois proprietários, porém é possível fazer um levantamento no cartório de imóveis solicitando as matrículas dos imóveis onde deverá constar a área correta dos lotes e sua divisa com o lote do seu vizinho. Feito isso a sra. poderá efetuar a medida da frente do seu lote e verificar se o muro (único) está sobre a linha da divisa (meio a meio) ou se seu muro está na face da sua divisa, o que nesse caso o muro será da sua propriedade.

Responder
João Queiroz Anunciação

O correto é que cada proprietário construa o seu muro. Nessa condição o muro não pode sr construido em cima da divisa, no máximo a face externa do muro deve ficar encostada na divisa. Construído dessa forma, o proprietario pode impedir que o visinho encoste coisas no seu muro ou fixe prego ou coisas asim.

Agora, se o muro for construído em cima da divisa, mesmo construído por um só dos vizinhos, será de propriedade dos dois. E portanto os dois tem direitos e deveres.

Responder
Valtenor
Vas Engenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Vas Engenharia - há 2 anos

Ailana, bom dia

Por força no nosso código civil, muros, divisórios, tais como, presumem-se, até prova em contrário, pertencer a ambos os proprietários confinantes, sendo estes obrigados, a concorrer, em partes iguais, para as despesas de sua construção e conservação.

Responder
Edvaldo
EJF Construções Ltda (São Paulo Zona Sul, São Paulo) EJF Construções Ltda - há 2 anos

Bom dia!

Muro de divisa, na verdade cada um Proprietário tem que levantar seu, mais podem chegar em um acordo dos dois usar mesmo muro porem qualquer coisa que for fazer sempre e bom falar um ao outro e dividir a despesa. não e uma regra do jogo vai muito de vizinho para vizinho.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção muros na sua região