Muro para contenção de terra

Necessito fazer um muro na divisa do meu terreno. Porém, este muro necessita conter a terra devido desnível existente entre os terrenos. Verifiquei em vários fórums e tópicos na internet, dizendo que o bloco de concreto é mais resistente que o tijolo. Porém, minha dúvida é: QUAL DOS DOIS É O MAIS RESISTENTE (CONSIDERANDO-SE A ESTRUTURA COMO UM TODO - TIJOLO/BLOCO, CONCRETO...) PARA ESTE CASO O BLOCO OU O TIJOLO? Se comparar apenas o tijolo com o bloco, um deles torna-se mais resistente. Mas, e o muro? Ficará mais resistente da mesma forma? Pois, utilizando bloco, necessito menor quantidade de "argamassa" para assentá-los do que comparado com o tijolo. Porém, esta menor quantidade de massa não implicará em menor resistência do meu muro? Não corre o risco de o bloco descolar devido o peso suportado da terra? Se possível gostaria de uma resposta relacionada a isto.

Obs.: As dimensões do muro são: 1,50m altura x 40,0m comprimento

Muro para contenção de terra

Necessito fazer um muro na divisa do meu terreno. Porém, este muro necessita conter a terra devido desnível existente entre os terrenos. Verifiquei em vários fórums e tópicos na internet, dizendo que o bloco de concreto é mais resistente que o tijolo. Porém, minha dúvida é: QUAL DOS DOIS É O MAIS RESISTENTE (CONSIDERANDO-SE A ESTRUTURA COMO UM TODO - TIJOLO/BLOCO, CONCRETO...) PARA ESTE CASO O BLOCO OU O TIJOLO? Se comparar apenas o tijolo com o bloco, um deles torna-se mais resistente. Mas, e o muro? Ficará mais resistente da mesma forma? Pois, utilizando bloco, necessito menor quantidade de "argamassa" para assentá-los do que comparado com o tijolo. Porém, esta menor quantidade de massa não implicará em menor resistência do meu muro? Não corre o risco de o bloco descolar devido o peso suportado da terra? Se possível gostaria de uma resposta relacionada a isto.

Obs.: As dimensões do muro são: 1,50m altura x 40,0m comprimento

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 1
Valdemir Nogueira Chagas

José Luis, bom dia!

O que derruba o muro não é a terra ou aterro, principalmente se este ao ser colocada tenha sido devidamente compactado. O que causa o desmoronamento do muro é a força da água do lençol freático, prova disso é que o desmoronamento sempre se dá após chuvas intensas. Você deve ter feito corretamente o muro só esqueceu desse detalhe que é resolvido facilmente quando da sua construção através de uma drenagem, a qual não dá chance dela forçar o muro. A CKS Consultores elabora projeto de muro de arrimo, veja abaixo foto de um projeto e observe na vista lateral a indicação do dreno.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Marcos Santos
Hma Construtora (Belo Horizonte, Minas Gerais) Hma Construtora - há 8 anos

Boa noite, preciso de um projeto como um todo. Fundação do Muro, o material a ser utilizado, eu recomento o bloco de concreto cheio, com ferragem de 10mm em pé a cada 5 metros, uma fiada de bloco de concreto canaleta na altura de 0,80 metros com ferragem de 10 mm na horizontal, e barbacan (tubo para drenagem de água a cada 2,0 metros espalhados aleatoriamente.

Responder
EAS
Particular - há 8 anos

Boa tarde Ricardo, como nosso amigo Vlademir informou, oque derruba o muro de arrimo é o peso da agua empurrando na infiltração e drenagem, RESSALTAMOS a importância de um projeto de um profissional, no caso engenheiro civil, cortes de terreno e encostas são EXTREMAMENTE perigosas, causando mortes por todo o país.

Carlos Eduardo Palopoli

Boa noite Sr. Ricardo, se o Sr. fizer um bom alicerce para este muro, qualquer tipo de material bloco ou tijolo ( dependendo de como for assentado e claro, bloco em pé, já tiljolo deitado) levando em conta a baixa altura apenas 1,50 m ambos ficarão bem resistentes, a execução do alicerce é fundamental e é exatamente onde a maioria peca, pois fica soterrado onde ninguém enxerga .

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção muros na sua região