Quem deve construir o murro de arrimo, eu ou o vizinho?

Quem deve construir o murro de arrimo? A minha casa está a 3 metros abaixo do nível do vizinho do fundo. Ele ou eu devo fazer o murro pra segurar a terra dele?. São 3 metros de murro de arrimo.

Quem deve construir o murro de arrimo, eu ou o vizinho?

Quem deve construir o murro de arrimo? A minha casa está a 3 metros abaixo do nível do vizinho do fundo. Ele ou eu devo fazer o murro pra segurar a terra dele?. São 3 metros de murro de arrimo.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 1
INOVA ARTE CASA empresa
Inovaçao Em Construções (Erechim, Rio Grande do Sul) Inovaçao Em Construções - há 6 anos

Olá está é uma dúvida de vários sobre construção do muro quem constrói vizinho ou eu??? Mas a resposta é a seguinte a palavra divisa vem originada da palavra dividir pois ninguém perde um entra com. Material e outro com mão de obra.

Responder
André Dias
M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. - há 6 anos

Olá, Boa Noite!

Seu caso é delicado, porém não necessariamente é de difícil solução.

O local onde teoricamente deveria ser feito o muro de arrimo está exatamente na divisa!?

Se o corte do terreno está dentro do terreno do vizinho, obrigatoriamente seria dele os gastos com o muro de arrimo, isso se é preciso realmente a execução de um muro de arrimo, na verdade, a obrigação do vizinho é a mesma que a sua, pois cada um deve ter o seu muro. Isso é uma questão comum de divisas quando muitos acham que o muro deve ser único e os vizinhos deveriam construir um muro de forma coletiva e apesar de ser o que se faz, não é o correto... o correto é cada um ter o seu muro, principalmente pelo fato de que isso permite que cada um faça as intervenções que quiserem no seu muro.

Todavia, se o corte do terreno estiver na sua área aí o muro de arrimo é de sua responsabilidade, até porque esse não seria o muro de divisa, mas sim o muro de segurança.

Agora se o corte do terreno, for exatamente na divisa, aí deve-se analisar o terreno para averiguar se há realmente a necessidade de um muro de arrimo. Constatando-se a necessidade, seria interessante buscar uma solução com o vizinho para a execução do muro de arrimo, onde a ausência do mesmo influencia a ambos em um caso de sedimentação.

Entretanto, todo o exposto está baseado em condições normais do terreno, sem alterações no comportamento do mesmo por consequência de quaisquer intervenções, principalmente construções. Porque, caso por consequência de alguma intervenção do vizinho o terreno venha a ter quaisquer alteração, é obrigação do vizinho fazer a reparação e vice versa.

NOTA: É importante observar que o muro de arrimo independente da situação, não é o muro de divisa. Você pode até construir o muro de divisa em cima do muro de arrimo, mas são duas coisas diferentes.

No mais consulte esta questão com o setor de obras da prefeitura, ou até mesmo com a defesa civil.

Espero ter ajudado. Um abraço!

Responder
José Daniel Lutzer
Lutzer Construções (Taquara, Rio Grande do Sul) Lutzer Construções - há 6 anos

No meu entendimento quem ptecida mais da segurança. Eu ja tive este problema eu construir o murro mas neste caso os dois deveriam construir por que os dois tem aproveito por causa um visinho fica com uma parte que poderá fazer uma gatagem uma parede ja tem.

Mas este murro te. De ser construído por causa da segurança

Responder
Particular - há 6 anos

R: Ai entra uma questão... quem construiu primeiro? a quem mais interessa a construção desse muro de arrimo?

Geralmente que constroi depois fica responsavel pelo muro...

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região