Na conexão do chuveiro qual é neutro qual é fase?

Aqui a voltagem é 110V. Na minha casa percebi que não tem fio terra.

O fio terra e um fio do chuveiro estão juntos ligado no fio vermelho da casa.

E o outro fio do chuveiro no fio preto da casa.

O vermelho é o neutro? E o preto Fase? ou não importa?

O chuveiro funciona normal, mas a instalação está correta, se não, por que? e o que vocês recomendam?

Na conexão do chuveiro qual é neutro qual é fase?

Aqui a voltagem é 110V. Na minha casa percebi que não tem fio terra.

O fio terra e um fio do chuveiro estão juntos ligado no fio vermelho da casa.

E o outro fio do chuveiro no fio preto da casa.

O vermelho é o neutro? E o preto Fase? ou não importa?

O chuveiro funciona normal, mas a instalação está correta, se não, por que? e o que vocês recomendam?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

22 Respostas

Respostas úteis 1
Samuel  da Silva Paula
M.n Obras E Reformas Em Geral (Franco da Rocha, São Paulo) M.n Obras E Reformas Em Geral - há 6 anos

Bom dia geralmente o neutro e da cor azul mas está com com a cor vermelha não tem problema desde que no quadro esteja ligado no neutro também o único problema é o terra que de maneira nenhuma pode ser ligado com faze ou neutro o melhor a fazer é separar e terra do chuveiro deixar sozinho ou passar um um fio terra na cor verde do quadro até o chuveiro. No caso o fio terra ligado no neutro . não pode porque pode ter sobre carga da rede da rua e pode passar do neutro para o terra e voceis levar choques elétricos espero ter ajudado e tenha um bom dia

Responder
Josué Domingues

O que normalmente ocorre é que as pessoas leigas acabam ligando o terra junto com o neutro. Se tua fiação não segue normas de cores (e isso é muito comum), e há 2 fios ligados em um só da rede elétrica (no vermelho, pelo que vc falou), há grandes chances deste fio vermelho ser o seu neutro. Sendo sua instalação 110V, o outro fio é o fase.

Até.

Responder
Marco Antonio Novak

Conforme os colegas já informaram, deverá existir um disjuntor para o seu equipamento separado:

Normatização da ABNT, cabos de cor azul é especificamente para a fase Neutra, a cor verde ou verde com amarelo para o aterramento, e fase preto e vermelho fases, porém como um amigo já informou, excluindo as cores do neutro e terra, poderá ser utilizada qualquer cor para as fases.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Deve-se medir com um multimetro para saber... nem todos os profissionais seguem as normas....

A disposição;

Tag Equipamentos e Soluções Ltda

Quanto a padronização das cores cfe a ABNT, creio que não há dúvidas. Azul Claro para Neutro, Verde ou Verde e Amarelo para Terra e Outras cores para Fase, podendo ser Vermelho, Preto, etc. A norma também estabelece a obrigatoriedade da aplicação do DR para instalações em "áreas molhadas", como é o caso dos chuveiros, portanto, é imprescindível que você tenha um terra na instalação, ou seja, deverá transformar o sistema de proteção TN-C para TT, criando o condutor de Terra, que também poderá ser levado a outras instalações obrigatórias, como tomadas e circuitos de iluminação. Outra observação é em relação ao diâmetro dos cabos, pois, em 127V (ou 110V como colocado), a corrente será o dobro da tensão em 220V. Todo cuidado é pouco, quando falamos em segurança, para evitarmos choque elétrico e sobrecarga na fiação que pode provocar incêndios.

Responder
Sollar Serviços Eletricista Residencial e Predial em Pirassununga,sp

boa noite o padrão de cores existe mais nem sempre são respeitados elétrica e um serviços bem técnico nesse assunto o interessante e contratar um orçamento de um profissional envés do risco

Responder
Severino
Severino Elétrica em Geral (Guarulhos, São Paulo) Severino Elétrica em Geral - há 6 anos

consultem sempre um eletricista e a melhor maneira de tirar sua duvidas

Responder
Helio de Matos
Particular - há 4 anos

Bom dia a todos.

Senti que muitos seguem apenas as cores dos fios referentes às correntes. Claro que devemos prestar essa atenção, nada contra. No entanto, quando se trata de manuseio com uma fiação, principalmente ligada, mesmo nos orientando pelas cores dos fios não basta. É imperioso que se faça os testes dos fios, para se ter a certeza absoluta dos fios que estão energizados e dos não energizados.

Isso porque, muitas pessoas, até por saberem o que estão fazendo, na falta de um fio da cor correta, terminam colocando um fio com uma cor diferente da que seria indicada.

Para fazer os basta uma simples chave teste, um voltímetro e até meios artesanais para os mais experientes. Portanto, com cor ou sem cor. Executar os testes.

Rodrigo Da Costa
Particular - há 6 anos

Caro João, siga as orientações do Carlos Eduardo Silva Ferreira (Eletricarlos). A melhor maneira é ter equipamento de medição adequado para ter a certeza de quais são os potenciais de cada cabo e manuseados por profissionais qualificados e habilitados. Sou engenheiro eletricista e me coloco a disposição para uma visita e orientação correta.

Cláudio José de Abreu
M De Abreu Instalações Me (Jundiaí, São Paulo) M De Abreu Instalações Me - há 6 anos

A norma ABNT determina que o neutro seja azul claro, o terra verde ou verde e amarelo, cada qual deve ser ligados separadamente. Se o neutro esta com outra cor deve ser trocado e instale o terra adequadamente. Sua instalação esta incorreta.

Responder
Carlos Eduardo Silva Ferreira
Particular - há 6 anos

Meu caro João, para não complicar as coisas pra vc e observando as respostas anteriores o melhor a ser feito no seu caso que não é eletricista, solicite a visita de um e ele poderá resolver o seu problema, jamais faça você mesmo testes em eletricidade, isso pode te custar muito caro, senão a vida

Nelson Caruso
Particular - há 6 anos

Bom dia.

Por sorte sua ligação está correta, ou seja, terra e neutro de um lado e fase do outro. Agora vamos aos testes:

1. Qdo estiver tomando banho, limpe os furinho do chuveiro com a unha. Se não tomar choque, ok;

2. Deixe a água esquentar bastante abaixando a pressão até o chuveiro desligar sozinho. Não queimou a resistência, ok;

3. Finalmente, faça o mesmo acima, só que no morno. Não queimou, ok!

Lembre se que sem um aterramento, se a resistência queimar, terá descarga pelo neutro. Poderá danificar seis equipamentos, tais como, geladeira principalmente. Sua ligação está incorreta. Faça o aterramento mesmo que os testes deram ok.

Paulo Eduardo Simões Braga
TECCEL Tecnologia Elétrica (Ribeirão Preto, São Paulo) TECCEL Tecnologia Elétrica - há 6 anos

Conforme norma da ABENT, para o seu do chuveiro a fiação do djuntor será de cor vermelha ou preto, e neutro é azul e o terra verde, no aparelho não normalmente é branco, pois não tem polaridade

Responder
Elton Domingos
Rcr - Reforma, Contrução E Retrofit (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Rcr - Reforma, Contrução E Retrofit - há 6 anos

Boa noite... Não se pode dizer exatamente qual seria fase, neutro ou terra na sua instituição já que existem algumas pessoas que fazem instalações sem seguir as normas e padrões. É claro que o correto seria um profissional em loco fazer os testes e afirmar qual é fase e neutro.

Como nossos amigos já responderam, sempre usamos azul para neutro e verde para terra, daí podemos usar para fase o preto, vermelho, marrom em fim.

O mais importante é não mexer em uma instalação elétrica se não tem o conhecimento e mesmo conhecendo sempre trabalhar com o circuito desligado ou até mesmo com o geral desligado.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região