Karla
Na verdade é uma duvida

Na verdade é uma duvida quando vc ja tem a planta da casa e precisa fazer uma alteraçao fechar um comodo quw na plana esta área livre tem qie fazer uma nova planta e a prefeitura desconsidera a primeira e paga todas as taxas novamente?se alguem puder me ajudar agradeço de coração.

Karla
Karla perguntou sobre
Arquitetos
Há 6 meses

Na verdade é uma duvida

Na verdade é uma duvida quando vc ja tem a planta da casa e precisa fazer uma alteraçao fechar um comodo quw na plana esta área livre tem qie fazer uma nova planta e a prefeitura desconsidera a primeira e paga todas as taxas novamente?se alguem puder me ajudar agradeço de coração.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua dúvida.

R: O processo é apenas de ampliação, devendo apresentar o projeto com as alterações, e pagará as taxas apenas da area ampliada; Procure um arquiteto local para fazer este procedimento; Caso decida em fazer em estruturas metálicas, estamos a disposição;

A disposição;

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

2 fotos
Renata  Iarussi
Renata Iarussi respondeu... Renata Iarussi Arquiteta E Urbanista (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Renata Iarussi Arquiteta E Urbanista - há 6 meses

Olá Sra. Carla,

O procedimento é assim como o Sr.Alex explica acima, porém, a descrição correta do projeto será "Alteração de projeto com acréscimo de área" (pelo menos no município de São Paulo é assim).

Pela sua descrição, o seu desejo é transformar uma área livre (entende-se aberta e ou descoberta) em um cômodo (entende-se coberto). Sendo assim, essa nova área torna-se computável (ou seja, são acrescidos alguns metros quadrados no projeto). Para ser viabilizada a aprovação dessa nova área, seu projeto atual deve ter o coeficiente de aproveitamento (C.A.) menor do que o índice limite permitido para a sua zona. Se o projeto atual já estiver no limite, você não poderá fazer essa alteração. Existem outos indices a serem analuzados também, como taxa de ocupação, por exemplo.

Havendo dúvidas ou desejo de consultar valor para esse tipo de serviço , estou à disposição.

Atenciosamente,

Renata Iarussi

Enderson
Enderson respondeu... Pintor Enderson (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Pintor Enderson - há 6 meses

Boa tarde, sra. Karla.

As informações anteriores procedem. Apesar de ser apenas uma pequena alteração no seu projeto, para que não hajam problemas e até, com a fiscalização, é necessário fazer um novo projeto, contendo o acréscimo do cômodo desejado e "dar entrada" no órgão da prefeitura, subemetendo à aprovação e pagar as novas taxas.

É interessante seguir as orientações da arquiteta Renata Iarussi, quanto à área máxima a ser construída para a área do seu lote.

Abs.

Luiz Henrique de Paula
Luiz Henrique de Paula respondeu... Cca Arquitetura (Guaratinguetá, São Paulo) Cca Arquitetura - há 6 meses

Olá!

De uma maneira geral, qualquer alteração em edificações deve ser precedida de aprovação nos órgãos competentes. É necessário verificar se a alteração interfere nas leis edilícias do município. Apesar de existir um consenso geral quanto às normas, cada município apresenta pequenas diferenças. Procure um arquiteto local e ele irá lhe orientar quanto ao procedimento, pois a alteração pode precisar de novo cálculo estrutural, além de desenhos e especificações de materiais.

Deixe sua resposta

Para escrever uma resposta você deve estar registrado. Não está permitido incluir telefones de contato, e-mails ou links externos nesta seção, dito conteúdo utilizado será moderado e eliminado.

Peça orçamentos de arquitetos na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Você é um profissional e quer encontrar novos clientes?

Entre em contato com pessoas no instante em que procuram na sua região por profissionais expertos na construção, reformas, instalações, mudanças, arquitetos, etc.

Crie uma conta