Fundação de casa

Meu pedreiro fez 21 sapatas com radie de 1 metro X 1 metro bitola de 1", fez um quadrado de um 1,50 de profundidade e no chão no meio um buraco 2 metros de profundidade e colocou uma coluna de 5/16 concretou virando as pontas para baixo e colocou concreto e assentou o radier e por cima com as pontas viradas para baixo e colocou uma coluna em cima do radier e concretou tudo sem prende-las com arame queimado uma nas outras.

depois ele fez a cinta com colunas de 5/16 e no meio delas colocou varas de 1 polegada e concretou; falta colocar as colunas e tijolar e cintar tem risco da casa cair casa de 120 metros quadrados.

Se tiver problema tem como concertar?

Fundação de casa

Meu pedreiro fez 21 sapatas com radie de 1 metro X 1 metro bitola de 1", fez um quadrado de um 1,50 de profundidade e no chão no meio um buraco 2 metros de profundidade e colocou uma coluna de 5/16 concretou virando as pontas para baixo e colocou concreto e assentou o radier e por cima com as pontas viradas para baixo e colocou uma coluna em cima do radier e concretou tudo sem prende-las com arame queimado uma nas outras.

depois ele fez a cinta com colunas de 5/16 e no meio delas colocou varas de 1 polegada e concretou; falta colocar as colunas e tijolar e cintar tem risco da casa cair casa de 120 metros quadrados.

Se tiver problema tem como concertar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 5
Jan Frankovsky
Frankovsky Consultoria Em Engenharia (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Frankovsky Consultoria Em Engenharia - há 9 anos

Prezado Sr. Marco Aurelio,

a execução desta fundação deve seguir o projeto estrutural, elaborado pelo profissional de engenharia habilitado. Nenhuma empresa ou profissional que não tenha engenheiro como técnico responsável, pode realizar serviços de estrutura. Para analisar esta situação, sugiro que o senhor contrate algum engenheiro para avaliar a real situação da sua obra.

Att.,

André Furtado

Eng. Civil

Responder
Maria Candida Maia
Maia Construção Civil (Taboão da Serra, São Paulo) Maia Construção Civil - há 9 anos

Sr. Marco,

Todas as condições do terreno foram observadas? Construir sem projeto estrutural pode ter várias implicações. Desde de estar superdimensionado como também ter falta de materiais adequados as condições do terreno e do tipo de construção. Procure um profissional para fazer uma avaliação.

Att,

Engª Maria Candida

Responder
Sun light
Particular - há 9 anos

Ele deve ter feito o pé de galinha ,mais sobre não ter amarrado com arame queimado não influencia muito já que esta tudo concretado junto . sobre o risco de cair ou não , o traço do concreto que vai especificar se a coluna aguenta o peso da cinta e da laje ,mais o melhor e pedir a engenheiro civil estrutural para fazer uma avaliação antes de gastar dinheiro com a obra e depois ter que refazer

Realds Engenharia
Realds Engenharia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Realds Engenharia - há 9 anos

Olá Marco Aurélio, qualquer serviço de construção deve ser realizado por empresa que tenha profissional Responsável de engenharia ou arquitetura, e Emita ART do CREA ou RRT do CAU, quem constrói sem o auxílio desses profissionais corre risco de perca de patrimônio e outros.

Responder
Flávio Barbosa
Particular - há 9 anos

Prezado Sr.

a execução desta fundação deve seguir o projeto estrutural, elaborado pelo profissional de engenharia habilitado. Nenhuma empresa ou profissional que não tenha engenheiro como técnico responsável, pode realizar serviços de estrutura. Para analisar esta situação, sugiro que o senhor contrate algum engenheiro para avaliar a real situação da sua obra.

Jonas
Particular - há 9 anos

Prezado Marco Aurelio

Infelizmente não é possível dar uma resposta precisa ao seu questionamento com as informações apresentadas.

Seria interessante anexar algumas fotos e, caso você tenha, a Planta Baixa da Edificação. Não precisa ser um desenho tão bem acabado, um croqui (desenho rudimentar feito à mão) pode ser suficiente, desde que contenha as dimensões dos cômodos e dos elementos estruturais (pilares, vigas e lajes).

Além disso, é necessário saber o Fck (resistência à compressão) do Concreto utilizado. Geralmente em Obras desse tipo o Controle Tecnológico do Concreto não é executado, e portanto não há como saber qual a resistência do concreto e a qualidade dos materiais empregados. O que se pode fazer é estimar a resistência do concreto e fazer uma Análise da Estrutura, porém esses dados terão uma confiabilidade muito baixa. O ideal é extrair corpos de prova (cilindros de concreto que serão testados à compressão) para poder determinar a resistência do concreto utilizado. Existem Empresas especializadas neste tipo de Serviço, que podem atender essa demanda.

Onde fica sua Obra?

Para dizer se é possível "consertar" (reforçar a Estrutura), ou se será necessário demolir e reconstruir deve ser feita uma análise criteriosa. Não deixe de contratar um Engenheiro Civil, se já o tivesse feito, certamente não teria esses problemas.

Caso precise de mais informações estamos à disposição.

Atenciosamente

Jonas José Carneiro Bezerra de Jesus

Departamento de Engenharia

Lima Construções, Manutenção de Máquinas e Empreendimentos LTDA ME.