Necessito de ajuda para acabar com infiltração na sala

Minha casa foi construída na divisa do terreno, e depois de 2 anos que estávamos morando nela, o vivinho construiu uma casa ao lado e aterrou seu terreno em cima do meu muro, mais ou menos uns 80 centímetros, ele jogou terra direto no muro e quando começou a época da chuva a infiltração começou a aparecer. Arrumei um pedreiro, ele refez o reboco do lado do vizinho com vedacit, e disse que infiltração estava vindo porque os tijolinhos não estavam rebocados. Depois que ele refez o reboco, pintei a parede do lado de dentro da minha casa e não teve mais infiltração, e agora com o período da chuva, novamente a infiltração começou a aparecer no mesmo lugar, só que um pouco mais pra cima de onde apareceu a primeira vez, o que devo fazer?

Necessito de ajuda para acabar com infiltração na sala

Minha casa foi construída na divisa do terreno, e depois de 2 anos que estávamos morando nela, o vivinho construiu uma casa ao lado e aterrou seu terreno em cima do meu muro, mais ou menos uns 80 centímetros, ele jogou terra direto no muro e quando começou a época da chuva a infiltração começou a aparecer. Arrumei um pedreiro, ele refez o reboco do lado do vizinho com vedacit, e disse que infiltração estava vindo porque os tijolinhos não estavam rebocados. Depois que ele refez o reboco, pintei a parede do lado de dentro da minha casa e não teve mais infiltração, e agora com o período da chuva, novamente a infiltração começou a aparecer no mesmo lugar, só que um pouco mais pra cima de onde apareceu a primeira vez, o que devo fazer?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

1 Respostas

Emerson Pereira
Horizontes Consultoria e Engenharia (Pará de Minas, Minas Gerais) Horizontes Consultoria e Engenharia - há 8 anos

Dayanne,

Em primeiro lugar, acho importante você conversar com o seu vizinho, já que ele fez um aterro em alvenaria de vedação (o muro de divisa não é arrimo). O ideal seria reforçar o muro ou afastar o solo dele, criando um talude (barranco) e canaleta de drenagem no sopé do muro. Importante você verificar também se não está havendo acúmulo de água do lado onde foi feito o aterro, pois poderá vir a derrubá-lo. Em relação à impermeabilização, você poderá utilizar uma argamassa polimérica (ex.: Sikatop 107, da Sika; Vedatop, da Vedacit, Tecplux Flex, da Quartzolit, dentre outros). Esse tipo de impermeabilizante permite o uso em ambos os lados da parede (poropressão positiva - lado solo; poropressão negativa - lado oposto ao solo). O que vai variar é o número de demãos (no primeiro caso, duas demãos cruzadas são suficientes. No segundo, em torno de 4 demãos cruzadas). A superfície deverá estar lisa, sem reentrâncias. O reboco não poderá ter sido feito com cal na mistura. Impermeabilizar pelo menos 80 cm acima no nível do solo do vizinho. Respeitar a secagem entre demãos (2 a 6 horas). Você poderá rebocar, mas fazer um chapisco, traço 1:3 (cimento : areia), aplicado sobre a última demão do impermeabilizante ainda úmida. Rebocar no 3º dia após o chapisco. Hidratar o chapisco 3 vezes ao dia até o reboco (deixar a parede secar um pouco antes de rebocá-la).

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região