Necessito de ajuda para organização de roupas

Olá, mudei de casa a 3 anos e nunca consegui arrumar as roupas, os armários mofam, em um dos quartos tirei o armário e só tem suas comodas e as roupas ficam na arara e no chão, não sei como organizar. A casa é úmida e nada resolve o mofo dos armários, já passei tinta anti-mofo, vinagre, e todo fim de semana passo álcool. Alguém sabe o que resolve os mofos dos armários? E qual a melhor forma de organizar as roupas?

Necessito de ajuda para organização de roupas

Olá, mudei de casa a 3 anos e nunca consegui arrumar as roupas, os armários mofam, em um dos quartos tirei o armário e só tem suas comodas e as roupas ficam na arara e no chão, não sei como organizar. A casa é úmida e nada resolve o mofo dos armários, já passei tinta anti-mofo, vinagre, e todo fim de semana passo álcool. Alguém sabe o que resolve os mofos dos armários? E qual a melhor forma de organizar as roupas?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 3
Luciana  Reis de Sá
Decoração Interativa - Consultoria E Projetos (João Pessoa, Paraíba) Decoração Interativa - Consultoria E Projetos - há 9 anos

Olá, Celia!

A questão do mofo nos armários é uma constante em ambientes úmidos.

DICA #1: instale uma lâmpada dentro do armário e deixe-a ligada pelo menos 1h por dia. Isso vai aquecer o interior do armário e eliminar o mofo.

DICA #2: forre as gavetas e prateleiras com um papel absorvente, como o papel toalha. Essa dica é muito útil principalmente para prateleiras de sapatos.

Quanto à organização das roupas, vale lembrar que deixá-las à vista na maioria das vezes causa a impressão de desorganização. Para evitar isso, faça uma composição interessante com a arara e as cômodas existentes. Você pode usar caixas, prateleiras na parede e até aramados ficam bacanas!

DICA #3: separe as roupas por cores (junte blusas, calças, jaquetas e vestidos de uma mesma cor). Comece pelas brancas, passando por todas as cores em degradê e chegando até as pretas. Isso vai dar um visual de organização na arara. E vai ser ainda mais fácil encontrar e combinar as peças!

Espero ter ajudado... Se precisa de algo mais, entre em contato!

Luciana Reis de Sá

Decoração Interativa - Consultoria de Decoração

Responder
Elisangela de Lima Porto
Lima Porto Construções E Limpeza Pós Obras (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Lima Porto Construções E Limpeza Pós Obras - há 9 anos

Você precisará de Lysoform, bicarbonato de sódio e alvejante para roupas coloridas.

Passos:

1. O primeiro passo é remover o bolor. No caso das paredes do armário, a solução é aplicar Lysoform bruto em todo local embolorado.

2. Depois de uma hora, deve-se limpar com um pano limpo e deixar o lugar arejado por pelo menos um dia.

3. Depois do armário limpo, lave as roupas claras, fervendo as peças em uma solução com bicarbonato de sódio. As peças coloridas devem ser lavadas em solução com alvejante próprio para este tipo de peça. Não ferva para evitar que elas desbotem.

Se ainda assim houver sinais de bolor, coloque as peças para quarar (expor ao sol) com água oxigenada 10 volumes.

Guarde todas as peças no armário, colocando um daqueles produtos anti-mofo para evitar que a umidade volte a criar bolor dentro dos armários.

Importante:

Não esqueça que o bolor é formado pela umidade, por isso mantenha sempre o ambiente o mais arejado possível.

Elisangela Porto (Lima Porto Construções e Limpeza Pós Obras

logotipo lima porto_527578
Responder
Jose Antonio Pereira
Thabri Serviços Ltda (Osasco, São Paulo) Thabri Serviços Ltda - há 9 anos

Célia, boa tarde!

Costumo eliminar o mau pela raiz. Todas as dicas dadas, são bacanas. Mas tudo isso pode ser apenas paliativo. Contrate um profissional da construção civil, para verificar a umidade em sua residência. Identifica-la e elimina-la é o mais importante. O resto é manutenção diária.

Responder
Franciane Cristina Geraldo
Particular - há 9 anos

Primeiro retire o mofo com cloro, utilize um borrifador deixe agir por 15 minutos e com uma escovinha e pano vai removendo o mofo, outra opção é limpar seu guarda-roupa com vinagre de álcool branco puro, passe no pano e limpe todo o guarda-roupa e para evitar o mesmo deixe as portas dos armários abertas sempre que possível para arejar o local e use sachês de giz para impedir a umidade, seu problema será resolvido.

Fábio Pinto
Clean Ambiente Limpeza e Pós Obra (Rio das Ostras, Rio de Janeiro) Clean Ambiente Limpeza e Pós Obra - há 9 anos

Para resolver essa questão é o correto é tomar várias providências: veja as dicas abaixo e escolha a que se aplicar melhor ao seu caso.

- Sempre que possível, deixe as portas do guarda-roupa abertas para que entre ventilação.

- Coloque as roupas de frio no sol durante o verão ou lave-as.

- Pelo menos uma vez ao mês, tire as roupas e limpe o armário com água e vinagre para evitar fungos e retirar possíveis manchas de mofo.

- Coloque um pote com bicarbonato de sódio, cal ou gesso dentro do guarda-roupa. Troque-o a cada seis meses.

- Coloque pedaços de algodão embebidos em essência de terebintina nos cantos e gavetas.

- Use produtos antimofo durante a faxina.

- Para eliminar a umidade, deixe um pedaço de giz em cada prateleira.

- Faça sachês com cravo-da-índia: basta colocar os cravos em um tecido fino e fechar o saquinho utilizando uma fita. Renove o sachê a cada três meses.

- Uma receita simples e bem conhecida é misturar água com água sanitária ou vinagre branco, na proporção de um para um. Basta passar a composição com um pano nos armários, gavetas, paredes e cômodas.

Há inúmeras dicas caseiras para evitar o problema, mas caso a sua roupa já esteja manchada veja duas formas de resolver, de acordo com a cor do tecido:

- Roupas coloridas: Mergulhe tecidos coloridos em leite fervente até a mancha desaparecer.

- Roupas brancas: Deixe o tecido de molho em água quente com sal.

Responder
João do Nascimento

Prezada Célia, bom dia. Conforme já explanado pelo companheiro arquiteto, o mofo surge a partir da ausência de ventilação, nós como empresa de limpeza indicamos a utilização de produtos anti-mofo encontrados nos supermercados de bairro, aumentar o período de ventilação, bem como, para otimizar a organização das peças do vestuário pode-se empilhar camisetas (ou seja, na hora de retirá-las você não bagunçará as demais), e no caso das calças o melhor a ser feito é separá-las de acordo com a malha, ou seja, jeans, lycra e malhas frias, separadamente.

Responder
Dênis Albert
Arquiteto E Urbanista (Volta Redonda, Rio de Janeiro) Arquiteto E Urbanista - há 9 anos

O mofo surge em ambientes com pouca ventilação e iluminação, e alto indice de umidade. Para melhorar a condição dentro do imóvel é indicado criar pontos de ventilação (furos gradeados) perto do teto, permitir que a luz solar entre por um tempo maior no ambiente e colocar pontos de ventilação nos armários. Maiores detalhes entre em contato comigo