Necessito de ajuda para projetar uma rampa metálica

Prezados, pelo que vi nas fotos, as rampas metálicas não possuem fundações. Está correto isso?

Necessito de ajuda para projetar uma rampa metálica

Prezados, pelo que vi nas fotos, as rampas metálicas não possuem fundações. Está correto isso?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Jeff Keese
A2e Arquitetura Ltda. (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) A2e Arquitetura Ltda. - há 6 anos

Olá, esta rampa foi projetada e executada pelo nosso escritório, a2e arquitetura, em 2009 para a entrada da Oficina Cultural Oswald de Andrade, seguindo a legislação vigente e também o respeito ao edifício tombado, tanto que a rampa pode ser "desencaixada" do degrau de pedra se necessário. Esta tipologia foi "imitada" na rampa existente na Casa das Rosas, na Av. Paulista, que não foi projeta pelo nosso escritório. A arquiteta Tereza Flesh fez parte da equipe que desenvolveu este projeto.

Responder
Particular - há 7 anos

Luiz, neste caso não necessita uma fundação, visto que a carga aplicada é pequena; é indicado apenas que possua um piso de concreto onde deverá fazer a fixação, para evitar eventual movimentação e acidente aos usuarios; estas rampas voce consegue adquirir dentro das normas já prontas; Nós fabricamos e nos colocamos a vossa disposição; ScalaTécnica

Marina Rodrigues
Arquiteta Marina Rodrigues - Sustentabilidade Criativa (Curitiba, Paraná) Arquiteta Marina Rodrigues - Sustentabilidade Criativa - há 8 anos

Olá, Luiz Eduadro! Complementando a resposta do Valdemir, caso a proposta de sua rampa seja para atender à lei de acessibilidade, ela precisa ter inclinação máxima recomendável é de 8%, ou seja, a cada 1 metro de percurso, sobe-se 8 cm. E o vão mínimo permitido é de 1,20m, mas recomenda-se 1,50m, com patamar mínio de 1,20 x 1,20 no início e fim se a rampa possui apenas 1 lance. A prefeitura disponibilizou um manual inteirinho e fácil de entender com muitas orientações para acessibilidade! Checa lá: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/pessoa_com_deficiencia/manual%20acessibilidade.pdf

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Luiz Eduardo, bom dia!

Realmente não necessita de fundação, ela deverá ser bem ancorada (engastada) nas extremidades de tal modo que sua fixação seja segura e a transição para o outro piso o mais harmônico possível. Ressalte-se que devem ser observadas a sua largura e a sua inclinação de modo a atender a Lei de Acessibilidade.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de serralheria metal na sua região