Necessito de ajuda para uma pequena reforma em minha cozinha

Somente gostaria de idéia de como organizar melhor uma cozinha dividida com dois ambientes, preciso de praticidade e simplicidade, eu já até desenhei mais ou menos como quero, mas queria a opinião de um Especialista em Design de Interiores.

Necessito de ajuda para uma pequena reforma em minha cozinha

Somente gostaria de idéia de como organizar melhor uma cozinha dividida com dois ambientes, preciso de praticidade e simplicidade, eu já até desenhei mais ou menos como quero, mas queria a opinião de um Especialista em Design de Interiores.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Respostas úteis 4
Claudio Vampré
Palfer Marcenaria Ltda (Santo André, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 9 anos

Jessica.

Pelas fotos que você envia, parece-me que sua cozinha e sua sala estão praticamente no mesmo ambiente. É certo?

E sem uma plantinha do ambiente fica muito mais difícil decidir o que é melhor para você.

Porque foto não tem medidas, e as medidas são cruciais para se fazer qualquer projeto.

Mas, o que eu diria para lhe ajudar?

Em primeiro lugar eu tentaria separar mais a cozinha da sala. Veja. A geladeira da cozinha está dentro da sala. Você está com sobreposições de ambientes, se é que posso definir assim. Quando você pega uma carne para cortar e preparar, tem que andar muito.

Você não tem como pegar algo da geladeira e com a mesma mão colocar em cima da pia.

Está tudo muito longe.

O ideal, nesse seu caso, é fazer uma cozinha em linha. Colocar pia no meio, fogão do lado direito bem em baixo da coifa, porque em baixo da mesma está o micro-ondas, e geladeira do lado esquerdo, se for possível, pois você tem uma bancada com tampo em azulejo lá, e não seI se cabe a geladeira. Mas o correto para a 'cozinha funcionar" seria dessa forma.

Uma cozinha para funcionar bem, precisa ter os equipamentos distribuídos em "triângulos" de circulação. Ou seja, em cada vértice do triângulo, colocar uma peça.

Porque os alimentos vão: 1) da geladeira para a pia; 2) da geladeira para o fogão; 3) da pia para o fogão. Essa é a forma "clássica" de andar dentro de uma cozinha.

A pia, que a principal peça da cozinha, porque é alI de um modo geral onde os alimentos

são preparados, deve estar no meio do processo. Ou entre o fogão e geladeira. Quando sua cozinha é em "linha", o ideal é ter a pia no meio dos equipamentos. Porque assim da pia, com um passo você pega objetos da geladeira. E tem a pia como apoio. Com outro passo para outro lado, você vaI da pia para o fogão direto. Assim fica prático e racional.

Veja como está a circulação na sua cozinha:

a sua geladeira está muito longe. Está mais fácil largar as compras da feira em cima do sofá e ir colocando os objetos dentro da geladeira do que colocá-los em cima da pia, que é o lugar certo, e ir guardando tudo. Sofá não é móvel de cozinha!!!

Fogão também está longe. Entre a verdura, carne, fruta lavada na pia e o fogão, temos um micro-ondas no meio. Da pia você poderia colocar alimento nas panelas só esticando o braço. Mas no seu caso, você vaI ter que andar até o fogão, ultrapassando o móvel da coifa. É mais contra producente. É menos prático.

Seu micro-ondas também está em cima do tampo. Não é um bom lugar, uma vez que sua cozinha é relativamente pequena. Melhor colocá-lo suspenso. Ou num armário ou num suporte de parede. Porque isso? Porque assim você ganha mais uma base de apoio para auxiliar no fogão. Um suporte ao lado do fogão, para colocar uma panela, cortar um tempero e ir pondo dentro da panela.

Só para seu conhecimento, o que mais se necessita numa cozinha é base de apoio para trabalho. Toda a literatura a respeito, seja nacional ou internacional, fala mais ou menos a mesma coisa. E na minha prática , (mais de 30 anos) confirmo a regra. Quanto mais tampo de mesa, tampo de pia, de armário, mais prático fica o trabalho numa cozinha.

Se você puder liberar mais tampos de trabalho, (micro-ondas suspenso), trazer a mesa mais para perto da cozinha, (pode fazer uma ilha com mesa de um lado e móvel de cozinha do outro), trazer a geladeira para o lado esquerdo do conjunto que você tem hoje, mesmo que seja necessário modificar o tampo com azulejos, você terá, com certeza, uma cozinha mais prática e funcional.

Mas, a solução correta, (além de nos darmos palpite nos azulejos, luz, hidráulica, decoração, etc.) só com uma plantinha bem feita, onde constem todas as medidas.

E quando dizemos "todas" é todas mesmo. Nada de pia com mais ou menos um metro e meio. Tem que marcar o certo: pia com 1,42 m x 60 cm de profundidade, 88 cm de altura, que está há 110 cm do lado esquerdo, com pé direito de tanto, (medida certinha) etc.

Caso você não saiba tirar as medidas, peça a alguém que sabe. Mas, tem que ser tudo certinho. Ou você não terá um bom projeto.

Muito boa sorte!!!!!

Responder
Jéssica Higa
Particular - há 9 anos

Ok ... Claudio Vampré ... com toda certeza essas dicas foram de grande ajuda.Alguns móveis estão provisoriamente instalados, pois estamos em manutenção de algumas paredes com umidade, por isso a Geladeira está daquele lado, mas você tem toda razão uma cozinha em linha é a minha intenção, porém meu projeto ou melhor minha idéia de projeto para a bancada com azulejo é bem especifica, já mandei fazer no marceneiro e será um armário com portas de correr, para utilizar bem do espaço, então não posso tirá-la de lá.Mas quanto ao fogão ele estava mesmo onde está a coifa, vai voltar para lá.Agora uma pergunta, já que citou tampos, se eu colocar o fogão assim ao lado da pia, posso colocar um tampo entre ele e a geladeira, que ficará onde efetivamente esta o fogão agora na foto????

Jéssica Higa
Particular - há 9 anos

Agradeço pelas dicas Claudio Vampré, e até pelo desenho. Estivemos pensando em uma melhor maneira de fluir no espaço e decidimos que a bancada de alvenaria vai ter que sair de qualquer jeito, rs... para que possamos colocar a geladeira em mais fácil acesso como sugeriu , apesar de ter usado o termo: "Nem o marceneiro são josé, auxiliado pelo menino jesus vão resolver seu problema, caso se atenham só à confecção do móvel. Por melhor que o móvel seja."

De qualquer maneira, estou pensando em usar parte desse seu projeto para fazer meu espaço de cozinha assim não precisarei mais reformar um armário de canto, e só acrescentarei mais dois armários para melhor armazenamento.

Agradeço e continue com esse seu trabalho sincero e prestativo , muito criativo, nem sempre todos usam essa forma de abordagem , extremamente sincera, mas eu também falaria assim, para convencer alguém de que não esta fazendo o melhor para sua casa .. rs !!!!

Claudio Vampré
Palfer Marcenaria Ltda (Santo André, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 9 anos

Arquitetura não é exatamente construir casas como todo mundo pensa. É principalmente racionalizar os espaços. Fazer com que duas pessoas que trabalham na cozinha ao mesmo tempo não fiquem se trombando, por exemplo. É também entender essa mecânica de como as pessoas agem e se comportam dentro de determinado local E obter o melhor uso do mesmo.

O desenho que fiz não tem escala.

É só uma idéia de como se trabalharia dentro da sua cozinha.

Abraços

Responder
Claudio Vampré
Palfer Marcenaria Ltda (Santo André, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 9 anos

Eu sou marceneiro! Rs! Fiz senaI e tudo. Já tinha mais de 10 anos como dono de marcenaria, e uns 15 como arquiteto e fuI fazer senai.

FoI legal.

E continuo dono de marcenaria.

Trabalho com marcenaria todos os dias.

Nunca mudeI de ramo, embora faça outras coisas também.

Mas o seu problema, cara jéssica, chama-se a-p-e-g-o. Apego às coisas que você já mandou executar. Ainda que não sejam as mais práticas. Você gastou dinheiro. E é ruim ter que quebrar o que não é mais conveniente e pagar por isso tudo. Mas fica a pergunta. É melhor investir agora em algo paliativo, que talvez nunca mais será mexido e que também custará dinheiro ou fazer a coisa certa que lhe trará prazer e satisfação talvez por toda a vida? (se você ficar nessa casa).

Só dando um alô. Você não tem exatamente um problema de marcenaria. Você tem um problema arquitetônico. Que não se resolve fazendo o móvel mais bem feito do mundo. Só........Que no lugar errado!!! Nem o marceneiro são josé, auxiliado pelo menino jesus vão resolver seu problema, caso se atenham só à confecção do móvel. Por melhor que o móvel seja.

Cozinha SITE3
2 fotos
Responder
Jéssica Higa
Particular - há 9 anos

Exatamente o que estou procurando , praticidade ... a cozinha é o lugar que passo a maior parte do tempo, fazendo as refeições, recebendo parentes , amigos.

Porém eu perguntei sobre a geladeira e o fogão, porque com o espaço que tenho não é possível colocar um de cada lado da pia.Minha cozinha tem aproximadamente 30m2 , e eu tenho que dividir dois ambientes, como percebeu, a cozinha em linha que quero fazer seria tudo localizado de um lado só da cozinha , por isso posso ter aproximadamente 6m2 + 2m (espaço em L que tenho onde fica a bancada azulejada), para aproveitar ao máximo o espaço, nossa intenção é fazer o melhor possível do jeito que está, sem mexer com parte elétrica , mudança de cano nem torneiras. Podendo acrescentar ou tirar móveis, estou em contato com um marceneiro para fazer algumas peças que tenho em mente, mas é sempre bom ter um aval de um especialista que auxilie para melhor aproveitar os espaços sem fazer grandes mudanças, somente melhorando a disposição das coisas.Sei que é muito dificil avaliar algo por foto sem medidas, mas o que mais posso informar??? Suas idéias Claudio Vampré , estão dentro da praticidade que preciso. Direto e claro ,rs!!

Desde já,

Agradeço

Claudio Vampré
Palfer Marcenaria Ltda (Santo André, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 9 anos

Oooops!!!

Desculpe, Jéssica.

Esqueci de comentar.

Com o fogão e a geladeira lado a lado, quase que colados um no outro, caso estejam duas pessoas trabalhando na cozinha, uma na pia e outra no fogão, a pessoa que está na pia vai ter que incomodar a que está no fogão, para ir na geladeira. Vai ter que passar por ela. O que em espaços pequenos é um incômodo.

É óbvio que não é um gigantesco problema. Ninguém vai morrer por isso. Mas, tendo pia separando fogão de geladeira, é mais racional. Mais prático. Duas pessoas se trombam menos dentro da cozinha. Os espaços onde cada um trabalha ficam mais definidos.

Portanto, faça uma forcinha. Mesmo que seja trabalhoso, procure colocar a geladeira do lado esquerdo do seu conjunto. Hoje pode ser barato manter tudo como está. Mas você pode ficar anos e anos nessa mesma casa. São 365 dias por ano. 3.650 em dez. Indo várias vezes à cozinha por dia. Veja o quanto você vai trabalhar lá. Se você puder fazer algo mais prático, é melhor.

Responder
Claudio Vampré
Palfer Marcenaria Ltda (Santo André, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 9 anos

Jéssica Higa.

Você pode colocar um tampo, ou um móvel pequeno que tenha tampo entre o fogão e a geladeira. Vai ajudar tanto a um equipamento quanto ao outro. É melhor do que como está hoje na foto, com certeza. Mas, eu ainda acho melhor que o fogão fique de um lado da pia e a geladeira de outro. Assim a sua cozinha vai funcionar que é uma beleza.

A mesa que aparece na sua foto também estaria perto da geladeira e poderia servir da apoio às compras do supermercado, preparar alguma refeição, etc.

Se isso pudesse ser feito, (careço de mais informações) seria muito legal.

Não sei qual é o espaço que você possui em todos esses ambientes. Não sei realmente se você não consegue colocar sua geladeira do lado esquerdo de todo esse conjunto.

Todos os colegas que escreveram acima pediram as medidas do seu espaço. E todos estão certos. Sem as medidas do sem ambiente, não tem como saber.

Responder
Nátali de Mello
Particular - há 9 anos

Jéssica, é preciso saber se você está a fim de mudar encanamentos de lugar ou somente móveis e bancadas. Envie seu croqui a um profissional para melhor orientação. Faço consultoria online também, caso se interesse. Abraços

GRUPO AMPLIAR Soluções Inteligentes para a sua Obra

Bom dia Jéssica,

Nós da Sieg Engenharia temos parceria com escritório Especialista em Design de Interiores. Basta você entrar em contato com a gente que marcamos uma visita no local para montarmos primeiramente um orçamento do projeto de modificação e posteriormente um orçamento para execução da obra.

Atenciosamente,

Márcio Horta Melo

Eng. Civil e Diretor Técnico

Sieg Engenharia Ltda

Responder
Jéssica Higa
Particular - há 9 anos

Ok ... vou primeiramente adicionar algumas fotos juntamente com o meu desenho.

Grata

2014-11-20_14-22-18_633_561226