Cores para pintar paredes

se colocar na pintura interior o doce de leite e quiser destacar uma parede quais seriam as cores adequadas?

pretendo pintar a minha casa,é um sobrado e gostaria de pintar as paredes externas laterais com um cinza ,qual seria a cores a combinar,para o restante das paredes?sendo que tenho uma área na parte superior e outra na inferior que gostaria de destacá-las.Obrigada.Aguardo resposta.

Cores para pintar paredes

se colocar na pintura interior o doce de leite e quiser destacar uma parede quais seriam as cores adequadas?

pretendo pintar a minha casa,é um sobrado e gostaria de pintar as paredes externas laterais com um cinza ,qual seria a cores a combinar,para o restante das paredes?sendo que tenho uma área na parte superior e outra na inferior que gostaria de destacá-las.Obrigada.Aguardo resposta.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Respostas úteis 3
Daniela Saraiva
Atelier Daniela Saraiva (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Atelier Daniela Saraiva - há 9 anos

Olá Nicéia! Antes de aplicarmos qualquer cor nas paredes, devemos levar em consideração as dimensões do ambiente, as luzes que incidem, revestimentos gerais (pisos, outras paredes, mobiliário), e também o estilo que pretende criar (moderno, clássico, pop, romântico..). O tom doce de leite é neutro, portanto não encontra muitas dificuldades tanto com cores claras (off-white, crús, gelos) ou escuros (marrons, vermelhos mais densos, beterraba), mas não esqueça de levar em conta todos estas considerações.

O cinza também é neutro, e como se trata de parede externa, os contrastes mais fortes podem ficar interessantes, alegres e dar destaque a sua residência. Procure pequenas amostras em lojas de tintas onde possa visualizar o resultado: Beterraba, Azul Ultra Marino, Rosa Antigo... Boa sorte!

Responder
Claudio Vampré
Palfer Marcenaria Ltda (Santo André, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 9 anos

Nicéia. Brancos, cinzas e negros são cores neutras e que combinam com qualquer esquema de cor. Muito embora, cores escuras como o negro nem sempre fiquem bem na sua casa. Melhor seria que entrassem como detalhe e em pequena quantidade. Já vi casas pintadas de preto. Normalmente fachadas comerciais, com mais uma cor intercalada. Mas é preciso ser bamba em Comunicação Visual para não errar a mão.

Se não quiser errar, pode utilizar Tom sobre Tom. Ou colocar um marrom mais

forte ou um pouco mais fraco. De forma a obter esse "degradê". Pode abusar do branco para intercalar essas cores. Como o branco possui todas as outras cores dentro de sua composição, pois é formado pela mistura de todas elas para darem o branco, ele sempre serve de elemento de ligação ou separação entre duas cores até antagônicas. Como verde e vermelho, por exemplo. Que são estão diametralmente opostas no Círculo das Cores.

Para darmos uma opinião mais abalizada, seria melhor você enviar Fotos ou Imagens do que deseja pintar. Assim poderíamos fazer uma composição mais adequada.

Não é só o a utilização de duas cores que combinam que vai obter o resultado que você deseja. É preciso combinar com outras cores do ambiente também.

Um monte de árvores de copas verdes no entorno da casa, por exemplo. Ou você pode destacar um elemento dentro dessa composição. Uma janela pintada de branco ou de marrom escuro dentro dessa massa de cor doce de leite. Vai dar destaque nesse elemento. Ou usar de três cores, como uma moldura branca em volta da janela, numa parede doce de leite com uma veneziana pintada num tom um pouco mais escuro do que o doce de leite da parede. E assim você vai fazendo sua composição.

Mas, caso você leve suas fotos para uma boa casa de Tintas, normalmente eles tem como escanear a sua foto e ir trabalhando o uso de cores ali na sua frente até você obter o que se quer. E ainda te dão preço e você sai com as tintas de baixo do braço.

Um cuidado: geralmente esse pessoal de Casa de Tintas entende de produzir tintas, mas não são experts em Comunicação Visual. Dão opiniões de leigo. Muito válidas muitas vezes. Mas nem sempre é a mesma coisa que a opinião de um profissional gabaritado em decoração, arquitetura ou Comunicação Visual. Os resultados obtidos entre um leigo e um especialista são normalmente muito diferentes, muito embora a tinta seja a mesma.

Responder
Adriana Bonini de Freitas

Olá Nicéia, o doce de leite é uma cor neutra o que permite vc trabalhar tando cores suaves como quentes, ambas ficará muito boa, eu particularmente gosto bastante do verde para contrastar com essa cor, tem diversos tons de verde, o verde trás calma para o ambiente, entra muito bem em sala de jantar e sala de estar. Outra cor que pode optar é o fendi, também existem diversos tons e é uma cor que além de dar destaque vem sendo bastante utilizada em ambientes. Para a área externa o que entra muito bem com o tom cinza é o amarelo, mas o cinza é uma outra cor que permite vc ter diversas outras cores. Trata-se de uma cor sobrea.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de designer de interiores na sua região