A instalação do portão em minha garagem é segura?

Na minha garagem descoberta tenho uma viga frontal de 7 metros e 40x40 de espessura, quero tirar a coluna do meio e colocar um portão baculante, é seguro?

A instalação do portão em minha garagem é segura?

Na minha garagem descoberta tenho uma viga frontal de 7 metros e 40x40 de espessura, quero tirar a coluna do meio e colocar um portão baculante, é seguro?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 2
André Dias
M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. - há 6 anos

Olá, boa tarde!

Bom, como premissa, se há uma coluna no meio deste vão, sua estrutura foi dimensionada para ser dessa forma para suportar o peso do conjunto. Tirando a coluna o peso que ela suportava irá se distribuir pela estrutura restante e se a mesma não estiver dimensionada, ou seja, se não foi construída para suportar o peso em acréscimo por consequência da retirada da coluna, forçosamente ocorrerá um problema que pode ser a curto, médio ou longo prazo dependendo da quantidade de peso excedente distribuido.

Neste caso, para retirar a coluna, você deve escorar a viga existente, retirar a coluna e fazer um reforço estrutural no conjunto em que a viga estiver vinculada, seja em que método construtivo for, concreto armado, metálica e etc. E somente depois disso, instalar o portão.

Retirar a coluna arbitrariamente é assumir um risco não aconselhável.

De toda forma, o mais indicado é contatar um engenheiro civil ou empresa especializada para orientá-lo no melhor a se fazer. Todavia, descarte quaisquer orientação que lhe dê aval para retirar a coluna sem nenhum diagnóstico.

Bom, é isso... Havendo a necessidade de maiores esclarecimentos, favor entrar em contato.

Espero ter ajudado. Um abraço!

Responder
Particular - há 6 anos

R: Para fazer isso precisaria fazer um reforço estrutural; que lhe custaria cerca de 7 mil reais;

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região