Posso colocar outro chuveiro 220v no mesmo relógio?

Boa tarde...gostaria de saber se posso colocar outro chuveiro 220v no mesmo relógio...pois tenho uma Barbearia junto com a casa e tem a rede só pra Barbearia e a rede só pra casa...tudo separado...mas só tem um relógio bifásico de energia...na casa já tem um chuveiro 220v...eu posso colocar um chuveiro 220v na Barbearia tbm???... lembrando que são redes separador com quadro de disjuntores separados pra cada lugar

Posso colocar outro chuveiro 220v no mesmo relógio?

Boa tarde...gostaria de saber se posso colocar outro chuveiro 220v no mesmo relógio...pois tenho uma Barbearia junto com a casa e tem a rede só pra Barbearia e a rede só pra casa...tudo separado...mas só tem um relógio bifásico de energia...na casa já tem um chuveiro 220v...eu posso colocar um chuveiro 220v na Barbearia tbm???... lembrando que são redes separador com quadro de disjuntores separados pra cada lugar

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Dimas Azevedo
Reme Engenharia (Nova Serrana, Minas Gerais) Reme Engenharia - há 6 anos

Bom dia! pelo que eu pude perceber nas respostas acima, as pessoas estão confundindo potencia com corrente.

corrente = a tensão da rede ( 117- 227) medida em voltes (V).

potencia = é a capacidade que seu chuveiro tem de aquecer a água medida em Watts (W), normalmente os chuveiros variam entre 2.500 w a 6000 w.

No seu caso, se você já estiver um chuveiro instalado com uma potencia igual ou menor basta trocar o disjuntor para um bipolar, caso você não tenha, precisa verificar se se o medidor de energia tem potencia instalada para suportar mais esta carga, se tiver terá que fazer um circuito para atender ao chuveiro. Caso não tenha terá que pedir um aumento de carga na sua concessionária. espero ter ajudado.

Responder
Marcelino Azevedo de Jesus

Olá! boa noite Luís Henrique, a MAJT Serviços sente-se honrada m responder sua pergunta:

Claro que sim.

Como você explicou as duas redes tanto a da casa quanto da sua barbearia são circuitos independentes, mas só a casa possui chuveiro de tensão 220 v, sendo que você quer instalar outro na barbearia.

Para isto basta antes fazer um cálculo de demanda para saber o que mais você utiliza de aparelhos em sua barbearia e dimensionar um circuito separado para o chuveiro de 220v.

Responder
Joelson Ornelas

Olá! boa noite Luís Henrique , respondendo a sua dúvida;

O que você explicou na sua pergunta é que as duas redes tanto a da casa quanto da sua barbearia são circuitos independentes ,mas só a casa possui chuveiro de tensão 220 v, sendo que você quer instalar outro, mas só que na barbearia . Nesse caso teria que se fazer um cálculo de demanda para saber o que mais você utiliza de aparelhos em sua barbearia e dimensionar um circuito separado para o chuveiro de 220v.

Responder
Francisco Pereira Neto
Pereira Neto & Côrtes (Niterói, Rio de Janeiro) Pereira Neto & Côrtes - há 6 anos

SIM. DESDE QUE OBSERVE O BALANÇO DA CARGA JA EM USO NA CASA.

CADA PEÇA QUE NECESSITE DE CARGA ELÉTRICA, TEM SEU CONSUMO ESPECIFICADO NA ETIQUETA DA PEÇA A SER INSTALADA.

DESDE QUE HAJA SOBRA DE CARGA, AO MEDIR A CORRENTE CONSUMIDA, VERIFICA-SE SE NA SOMA DE CONSUMO SE HÁ FOLGA NO RESULTADO DA SOMA DE CONSUMO DE CARGA, HAVENDO PODE PROCEDER A INSTALAÇÃO.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Se a fiação de entrada no seu quadro for suficiente, basta adicionar um dijuntor adequado e a fiação entre o quadro e o novo chuveiro...

A disposição;

Luiz Claudio
Eletrotécnico De Instalação E Manutenção Em Geral. (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Eletrotécnico De Instalação E Manutenção Em Geral. - há 6 anos

Dentro do padrão de normas técnicas você deve estabelecer em uma instalação elétrica com resistência circuito resistivo uma ligação independente,ex: chuveiro com 5.500 watts, Tensão de 220 V= 5.500÷ 220=25A.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região