Como faço para solucionar nivelamento de calçada?

Moramos em uma casa de esquina, minha mãe a proprietária tem 78 anos, é deficiente e tem Alzheimer, e não pode subir escadas. A casa estava no mesmo nível da calçada, mas a prefeitura mandou fazer calçada e também asfalto. Quanto ao asfalto ok, mas a nossa calçada ficou muito acima do portão e garagem. Não tem mais como minha mãe sair de casa. E esteticamente ficou horrível. A calçada está muito acima do nível da nossa casa... Comentaram que asfaltaram a rua no nível errado, ficou alta. Pode isso? O que faço? Obrigada pela atenção

Como faço para solucionar nivelamento de calçada?

Moramos em uma casa de esquina, minha mãe a proprietária tem 78 anos, é deficiente e tem Alzheimer, e não pode subir escadas. A casa estava no mesmo nível da calçada, mas a prefeitura mandou fazer calçada e também asfalto. Quanto ao asfalto ok, mas a nossa calçada ficou muito acima do portão e garagem. Não tem mais como minha mãe sair de casa. E esteticamente ficou horrível. A calçada está muito acima do nível da nossa casa... Comentaram que asfaltaram a rua no nível errado, ficou alta. Pode isso? O que faço? Obrigada pela atenção

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

André Dias
M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. - há 3 anos

Olá, bom dia! Olha como o caso é delicado e solicita imediata reparação/solução, pode-se claramente buscar realizar um processo contra a prefeitura e para que não tenha gastos, faça-o junto à defensoria pública. Em paralelo, sugiro que busque algum profissional que faça uma rampa que dê viabilidade para a idosa ir e vir da residência.

Penso que uma rampa para este fim não lhe venha sair com preço elevado e você ainda pode incluir este gasto no processo.

Para maiores informações, favor entrar em contato.

Responder
Shirley G Hahn
Particular - há 3 anos

André Dias, obrigada pela orientação. Tentarei novamente alguma solução, do engenheiro responsável, indo novamente até a prefeitura. Se não resolver, vou seguir seu conselho sim.

OutDoor Arquitetura e Urbanismo
Particular - há 3 anos

Olá Shirley.

Neste caso, como a rua supostamente foi feita de forma errada, seria interessante conversar com um advogado sobre a possibilidade de uma ação para que a prefeitura faça o reparo. Do contrário, seria necessário um profissional fazer o levantamento e um projeto para adequar por meio de rampas e/ou degraus.

Espero ter ajudado.

Shirley G Hahn
Particular - há 3 anos

Olá Urbanismo

Obrigada pela sugestão, pensei mesmo em me informar com um advogado, mas primeiro estou tentando resolver na Secretaria de obras na prefeitura. Aliás, falaram que essa semana o engenheiro responsável pelo projeto da calçada, viria aqui analisar, e estou aguardando. Caso ele não venha, vou pedir para outro engenheiro analisar, e se realmente houve erro no projeto, irei procurar um advogado para entrar com a Ação judicial. Espero resolver logo...Obrigada

Particular - há 3 anos

R: Se isso ocorre com todas as casas, pode-se entrar com uma ação coletiva para reparar.. caso contrario, deve-se analisar como sanar tal patologia...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Shirley G Hahn
Particular - há 3 anos

Obrigada pela resposta. Mas eu e minha mãe no atual momento, e com essa crise, não temos condições financeiras de arcar com despesas e mão de obra por um erro da prefeitura, por uma falta de respeito à pessoa idosa e deficiente. Somente o nosso lado da quadra da rua , foi afetado, na minha quadra são 4 casas. Foram afetadas a minha, e mais duas casas.

Obrigada pela atenção