Informações a respeito de portas formicadas para interiores

Boa noite. Pretendo trocar as portas internas de meu apartamento por portas brancas. Já comprei as guarnições mas infelizmente o processo de laqueação de portas é muito caro e também não me recomendaram a pintura. Então gostaria de saber se é possível colocar e qual a aparência de portas laqueadas para cômodos como quartos e banheiros, vantagens e desvantagens como resistência, aparência , qualidade do material, durabilidade e limpeza. De antemão agradeço a atenção. Aguardo contato.

Informações a respeito de portas formicadas para interiores

Boa noite. Pretendo trocar as portas internas de meu apartamento por portas brancas. Já comprei as guarnições mas infelizmente o processo de laqueação de portas é muito caro e também não me recomendaram a pintura. Então gostaria de saber se é possível colocar e qual a aparência de portas laqueadas para cômodos como quartos e banheiros, vantagens e desvantagens como resistência, aparência , qualidade do material, durabilidade e limpeza. De antemão agradeço a atenção. Aguardo contato.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 2
Claudio Vampré
Palfer Marcenaria Ltda (Santo André, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 9 anos

Guadalupe.

Portas laqueadas são muito bonitas. Beleza impar. O grande problema das portas brancas é que amarelam com o passar do tempo. E isso não tem muito jeito. Pintamos certa vez um gabinete com laca da sayerlack que é a melhor do mercado. Um ano e meio depois, esse gabinete estava pérola. E meu lustrador era professor de laqueação do senaI de são paulo. Fiz curso de pintura na sayerlack, e ligo volte e meia para o seu sac, mas com relação ao amarelado não tem muito jeito. As tintas a base de nitrocelulose ainda duram no branco, um pouco mais do que no p.U. (tinta poliuretana) tinta automotiva tem uma durabiidade muito maior ao amarelamento, muito embora seja tinta própria para carro. Para madeira, a melhor é a sayerlack. Se a sua porta já foI pintada antes, e a tinta não era p.U, então vaI ter que pintar em nitro. P.U. É melhor, mas só serve para portas cruas. Que nunca recebeu pintura.

Minha sugestão: pintar em esmalte branco acetinado. O efeito é semelhante ao da laca. É mais barato e quem mesmo para quem conhece é difícil distinguir uma boa porta e bem pintada em esmalte de laca.

Quanto à formica. Eu gosto bastante. O branco da porta permanece branco por anos e anos a fio. Já fiz muito serviço desses. O problema da fórmica são os cantos. As bordas. Qualquer batidinha lasca e fica aparecendo. E é difícil disfarçar. Já colocamos portas em fórmica e em elevadores em prédios inteiros. Mas sempre lascam. A solução foI colar uma cantoneira nas bordas para impedir essa quebra. Funciona, mas a cantoneira, ainda que discreta, fica aparecendo.

Esse é o nosso parecer sobre os revestimentos em branco mais comuns e dos quais nos utilizamos na nossa marcenaria. Laca, tinta automotiva, pintura comum, (esmalte), fórmica. Existem outros materiais como formiplást, e a fórmica que não tem a camada preta de trás, e que não aparece o preto quando lascada, mas é mais ou menos o mesmo processo.

Cada um tem suas vantagens e desvantagens.

Se tiveres paciência de repintar a porta de três em três anos, (as vezes menos), e não se importar com o custo, a laca, na nossa opinião, é mais bonita.

Responder
Natalia Kachak Fonseca
Natalia Kachak Design De Interiores (Mogi das Cruzes, São Paulo) Natalia Kachak Design De Interiores - há 9 anos

Boa noite Guadalupe Coutinho!

Apesar da laqueação ser cara ela compensa pela durabilidade, resistência e beleza.

Em seu processo são utilizadas tintas de poliuretano (tintas PU) que possuem as seguintes características:

- Alta resistência ao raios U.V;

- Fácil limpeza;

- Higiênico;

- Alto poder de cobertura;

- Superfície brilhante, acetinada ou semi-fosca;

- Excelente dureza e resistência química;

- Ótima flexibilidade, dureza e resistência a abrasão;

- Impermeável à água e ao vapor d água;

- Excelente resultado final e estético.

Por este motivos o valor do serviço acaba sendo compensado pelo anos de durabilidade!

Para o acabamento temos a tinta fosca, semi-brilho e acetinada, todos ficam muito bonitos, deixando a critério do cliente qual é o melhor.

Segue foto base com os acabamentos (na ordem) fosco, semi-brilho e acetinado:

be7331_45d6c1ffc10b565980bf7839738fe375
3 fotos
Responder
Kazsa Portas
Particular - há 8 anos

Bom dia , Guadalupe.

As portas laqueadas tem um acabamento mais fino, porem as revestidas em fórmica possuem maior resistência.

Trabalhamos com portas em madeira e entregamos o kit completo com batentes e guarnições

seja em laca, revestida em fórmica ou verniz pu. KAZSA PORTAS.

Fabio
Particular - há 8 anos

Olá, Kelen... entendo um pouco sobre o assunto. Não vou entrar nos termos técnicos, mas te garanto que todos os esmaltes à base de solventes (aguarrás) amarelam. A melhor escolha seria realmente o à base de água. Te garanto!

Kelen
Particular - há 9 anos

Olá, Claudio! Sua resposta ajudou bastante, pois tenho as mesmas dúvidas. Gostaria de saber qual a melhor opção de esmalte branco acetinado. Qual marca tem melhor qualidade e qual delas não amarela. A melhor opção é a base de água ou a base de solvente (aguarrás)? Existe madeira mais adequada para pintura branca?

Obrigada