Padrão 127V com cabo 10mm está correto?

Bom dia! Estou terminando minha construção e meu padrão é 127v. Do padrão até a caixa de distribuição coloquei cabo de 10mm e disjuntor geral 40a, está certo?Só q ainda tenho algumas dúvidas....da caixa de distribuição até o chuveiro posso colocar cabo de 6mm e disjuntor 30a, as tomadas e interruptores posso colocar um disjuntor 20a e cabos de 2,5? Minha preocupação é pq comprei os cabos de 2,5 pela internet e qdo chegou ele não tem a bitola de 2,5 pq é inferior aos cabos de 2,5 normais e mais parece d 1,5 e temo colocar ele para tomadas e interruptores....posso colocar? E concernente á cozinha fui instruída à usar tomadas 20a por causa de geladeiras duplex frost free, micro-ondas, forno elétrico e outros. Sendo assim terei q usar disjuntor 20a. Qto à geladeira precisarei usar transformador pq minha geladeira é 220 e meu padrão 127, isso? E qto ao Cabo para geladeira posso usar o d 4mm, Ou como seria? M tirem estas dúvidas, por favor e m instruam! Obrigado!

Padrão 127V com cabo 10mm está correto?

Bom dia! Estou terminando minha construção e meu padrão é 127v. Do padrão até a caixa de distribuição coloquei cabo de 10mm e disjuntor geral 40a, está certo?Só q ainda tenho algumas dúvidas....da caixa de distribuição até o chuveiro posso colocar cabo de 6mm e disjuntor 30a, as tomadas e interruptores posso colocar um disjuntor 20a e cabos de 2,5? Minha preocupação é pq comprei os cabos de 2,5 pela internet e qdo chegou ele não tem a bitola de 2,5 pq é inferior aos cabos de 2,5 normais e mais parece d 1,5 e temo colocar ele para tomadas e interruptores....posso colocar? E concernente á cozinha fui instruída à usar tomadas 20a por causa de geladeiras duplex frost free, micro-ondas, forno elétrico e outros. Sendo assim terei q usar disjuntor 20a. Qto à geladeira precisarei usar transformador pq minha geladeira é 220 e meu padrão 127, isso? E qto ao Cabo para geladeira posso usar o d 4mm, Ou como seria? M tirem estas dúvidas, por favor e m instruam! Obrigado!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Particular - há 4 anos

R: O ideal é fazer um projeto eletrico... não é caro e tem suas garantias....

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Carlos
Particular - há 4 anos

Amigo, vou te responder algumas coisas, mas sugiro que chame um eletricista para realizar a sua instalação, muitos problemas sérios podem ocorrer por querer economizar e fazer o trabalho por conta própria.

O disjuntor geral poderia ser até de 50A considerando o seu cabo de 10mm;

O cabo do chuveiro deve ser dimensionado de acordo com a potência do seu chuveiro e o disjuntor de acordo com o cabo;

Circuitos de tomadas e iluminação devem ser separados;

O cabo disbitolado, que é o nome dado a esses cabos que vem fora do padrão, não deve ser usado como sendo como 2,5, já que não apresenta bitola compatível e, portanto não deve ser usado nas tomadas.

Para o correto dimensionamentos dos fios e disjuntores da cozinha é necessário calcular todas as cargas que serão ligadas no circuito.

O forno elétrico por exemplo deve ter um circuito separado para ele.

Qto a geladeira você NÃO deve usar um transformador.

Enfim, essas são minhas considerações, e a minha sugestão é que você procure um profissional qualificado para realizar a sua instalação.

Carlos Barreto Jr - Engenheiro Eletricista

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região