Como ligar o neutro e terra?

Se o neutro e o terra estão ligados na caixa de entrada, a partir dessa ligação eles se tornaram um só, ainda assim eles dois têm que entrar no Qdc separados e ir cada um para o seu Barramento?

Como ligar o neutro e terra?

Se o neutro e o terra estão ligados na caixa de entrada, a partir dessa ligação eles se tornaram um só, ainda assim eles dois têm que entrar no Qdc separados e ir cada um para o seu Barramento?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Respostas úteis 5
Mario
MJR House Solution (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) MJR House Solution - há 6 anos

Bom dia terra e neutro embora tenham o mesmo princípio não podem ser iguais. O terra deve ser instalado em um aterramento independente so dele e o neutro compartilha o terra com a rede eletrica. Quando tentamos usar o terra como neutro temos problemas com equipamentos potentes ou se o imóvel possuir protetor humano de choque ele ira desarmar o circuito sempre que tentarmos usar o terra como neutro.

Responder
Vitor Bruno Gazetta Rodrigues

O terra ligado ao Neutro do Medidor, na entrada de energia da residência e/ou comércio, tem é para uso da concessionária de energia local, e tem a finalidade de proteger o medidor e garantir um funcionamento correto do mesmo, evitando possíveis fugas de corrente.

Cezar
Cezar Elétrica - Soluções Em Elétrica E Eletrônica (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Cezar Elétrica - Soluções Em Elétrica E Eletrônica - há 6 anos

Nelson, o neutro e o terra em si possuem origens diferentes. O terra tem origem da haste de aterramento da instalação local. O neutro tem origem da conexão comum da bobina de geração de energia da usina. O neutro é aterrado na entrada da edificação para previnir possíveis descargas provenientes da rede. Contudo, mesmo conectados na entrada, devem ser enviados separadamente através da instalação elétrica. Afinal, continuam possuindo diferentes funções.

Responder
Leandro Lidizio
Lapel Engenharia (Niterói, Rio de Janeiro) Lapel Engenharia - há 6 anos

Olá Sr Nelson, realmente essa questão da ligação do terra e do neutro à haste de aterramento trás muitas dúvidas. Nós seguimos a orientação da norma ABNT 5410, onde claramente define a função de cada condutor. Para instalações residenciais eles realmente são separados, podendo ter a mesma origem somente.

Responder
Francisco Roberto Costa
Particular - há 6 anos

Como tem gente que dá palpite sem conhecer!

Éder Maurílio Soares
E.m.s Eletricista (Uberlândia, Minas Gerais) E.m.s Eletricista - há 6 anos

Caro Nelson sua pergunta é bem pertinente. pela sua descrição vc esta falando de um aterramento tipo TNS; muitos criticam este tipo de aterramento mas ele é aprovado segundo N BR 54.10; e sim cada um deve seguir para seu devido barramento, porem neste tipo de aterramento fica impossivel a instalação de um DR.

Responder
Eduardo O. Batelli
Particular - há 6 anos

No padrão de entrada o neutro que vem da concessionária é ligado à haste de aterramento, que faz parte do sistema de para-raio da concessionária. Neste ponto origina-se o fio terra que você deve levar para dentro de sua instalação, barramento separado dentro do QD. O fio terra deve ser ligado em todas as tomadas padrão 2P+T e nunca utilizado como neutro para formar os 127Vac (110Vac). Desta forma este fio não terá corrente circulando e, portanto, sem queda de tensão. Estará no mesmo potencial elétrico da haste de aterramento próximo ao poste. Se não seguir esta regra poder ter problemas em instalações com DR presente e estará mais sujeito a problemas com discarga atmosférica (raios).

Carlos
Eletricidade (Macaé, Rio de Janeiro) Eletricidade - há 6 anos

aquele aterramento do relogio é pra da suporte ao medidor..no caso se voce cortar o neutro do relogio pra fazer um gato de energia o aterramento é capaz de segurar o relogio marcando mesmo assim.voce deve fazer um aterramento individual em seu quintal somente para o quadro ou aparelho..

Responder
Particular - há 6 anos

R: O neutro deverá ser distribuido, porem o terra do medidor não deverá ser enviado para a rede pois é para aterrar a entrada....

A disposição;

Márcio
Reformar Serviços (Hortolândia, São Paulo) Reformar Serviços - há 6 anos

Ola Amigo

Eles Deveram ser unidos na origem da instalação e separadamente conduzidos para instalação e devidamente identificados por cores melhor.

Tudo o que for ligar por gentileza faça o aterramento....

a sessões dos fios deveram acompanhar a mesma seção das fazes. aperte tudo vai dar certo...

Boa sorte Amigo.

Responder
José dos Reis  Oliveira
José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas (Resende, Rio de Janeiro) José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas - há 6 anos

Boa tarde. Não. A partir do medidor vc somente deverá levar o neutro ao

barramento de neutro do QDC. Caso vc queira um aterramento terá que fazer um independente do da concessionária de energia elétrica e levá-lo ao barramento de terra do QDC.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região