Fazer um nicho na parede do box pode apresentar risco para a estrutura?

Ola.. fiz um projeto de reforma para meu ap que incluia um nicho no box da suite. Porem, após enviar para análise do condômino, recebi uma consideração de que "... há grandes riscos na implantação do box, haja visto que será feito na parede externa do bloco, cuja descrição do projeto tem 15cm..".

Queria saber se realmente tem muito risco em fazer um nicho de 8 a 10cm com parede nessa expessura. Pelo projeto, a parede não é estrutural, mas recebi essa "consideração" deles.

Agradeço desde ja.

Fazer um nicho na parede do box pode apresentar risco para a estrutura?

Ola.. fiz um projeto de reforma para meu ap que incluia um nicho no box da suite. Porem, após enviar para análise do condômino, recebi uma consideração de que "... há grandes riscos na implantação do box, haja visto que será feito na parede externa do bloco, cuja descrição do projeto tem 15cm..".

Queria saber se realmente tem muito risco em fazer um nicho de 8 a 10cm com parede nessa expessura. Pelo projeto, a parede não é estrutural, mas recebi essa "consideração" deles.

Agradeço desde ja.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Demetrio Silva
Engenheiro Demetrio (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Engenheiro Demetrio - há 6 anos

As paredes externas deveriam ser de 20 cm ou maior. Quem define viável ou não as alterações, são os projetistas que executaram o projeto do seu prédio.

Lembre se esta alternativa, tem vulnerabilidade na sua execução(trincas na fachada), deixará sua acústica, proteção térmica e impermeabilização com restrições. Encontre alternativas no layout do seu banheiro.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Depende do trecho; O ideal é encaminhar sua proposta de intervenção a equipe de engenheiros do construtor do prédio;

A disposição;

Valdemir Nogueira Chagas

Fabio, bom dia!

Não há nenhum problema, se a parede não for estrutural. Porém para fazer qualquer intervenção em apartamentos, se torna necessário, "Laudo Técnico" acompanhado de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do CREA, conforme preconiza a NBR 16.280 da ABNT.

A CKS Consultores elabora esse tipo de laudo técnico.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
VITRATO Transparência e qualidade na medida certa!!

OLA. QUALQUER RASGO FEITO EM PAREDES ESTRUTURAIS, TEM QUE SE ANALISAR COM UM ENGENHEIRO OU ARQUITETO. COMO O CONDOMÍNIO FALOU QUE A ESPESSURA DA PAREDE É DE 15 CM, TALVEZ ELA SEJA ESTRUTURAL E SE FOR PODE COLOCAR EM RISCO SIM.

Responder
Fabio
Particular - há 6 anos

Opa.. é que quero fazer um nicho no box do banheiro.

Só que essa parede que vou fazer o nicho dá para área externa do bloco. E segundo o condomínio, é arriscado porque a parede tem 15cm.

Ai queria saber de quem faz, se realmente o risco é muito grande ou se alguem ja fez e dá tudo certo.