Posso fazer um nicho em parede de bloco estrutural?

Boa noite. Estamos fazendo um nicho no banheiro, porém a parede é de bloco estrutural. Moro no último andar de um prédio com 2 pavimentos, essa parede não faz divisa com nenhum outro, e tenho 2 problemas.

1- parece de bloco estrutural posso fazer o nicho sem algum reforço ou agora depois de cortado seria interessante algum reforço antes de fazer o nicho?

2- tem um cano que passa no lugar onde foi feito o buraco, sugestão do pedreiro é fazer um desvio no cano contornado o buraco em formato de "u". Será que vale a pena fazer este desvio?

Me ajudem por favor estou com receio por pesquisas de que possa afetar a estrutura do prédio...corte de 30 altura por 50 de comprimento.

Não sei se faço o que o pedreiro sugeriu ou dou um jeito de reforçar o buraco é fechar novamente. Obrigado

Posso fazer um nicho em parede de bloco estrutural?

Boa noite. Estamos fazendo um nicho no banheiro, porém a parede é de bloco estrutural. Moro no último andar de um prédio com 2 pavimentos, essa parede não faz divisa com nenhum outro, e tenho 2 problemas.

1- parece de bloco estrutural posso fazer o nicho sem algum reforço ou agora depois de cortado seria interessante algum reforço antes de fazer o nicho?

2- tem um cano que passa no lugar onde foi feito o buraco, sugestão do pedreiro é fazer um desvio no cano contornado o buraco em formato de "u". Será que vale a pena fazer este desvio?

Me ajudem por favor estou com receio por pesquisas de que possa afetar a estrutura do prédio...corte de 30 altura por 50 de comprimento.

Não sei se faço o que o pedreiro sugeriu ou dou um jeito de reforçar o buraco é fechar novamente. Obrigado

4 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

André Dias
M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. - há 6 anos

Olá, bom dia!

Como premissa, edificações construídas pelo método de alvenaria estrutural, não podem sofrer quaisquer modificações ou ações com relação a integridade da estrutura.

De toda forma há sim, algumas alvenarias que são somente para vedação e teoricamente poderiam ser manipuladas, mas somente quem poderá informar isso é o profissional que fez o projeto e/ou o profissional que construiu, pois nem sempre informam no projeto a natureza de cada alvenaria que compõe a edificação.

Como informado, o "buraco" já está feito, então o que na verdade é preciso é resolver é qual passo realizar agora... Viabilizar o nicho ou reparar a alvenaria...

Neste caso, não será de muita ajuda, mencionar o que poderia ser realizado antes de executar o serviço.

Então, para a situação atual é importante o contato com um profissional capacitado para auxiliar sobre o seu caso em particular. O síndico ou administração do condomínio pode ajudar.

Caso, precise de assessoria técnica sobre este assunto estarei à disposição.

Um abraço!

Responder
Joao Evangelista Beranger de Souza

Prezado Gabriel,

E difícil opinar sem conhecer o projeto estrutural para avaliação dos riscos. Sugerimos pesquisar junto ao Condomínio a existência ia do projeto e, de posse do mesmo, consultar um especialista no assunto.

Responder
Eng.° Antonio Alves
Britto (Catu de Abrantes, Bahia) Britto - há 6 anos

Essas modificações não devem ser feitas sem consultar o condomínio e emitir um laudo de reforma. Essa interferência poderá causar danos a muitos moradores. Visitei um prédio recentemente em que, no qual, os moradores fizeram várias modificações como essa, mas agora o bloco está rachando em alguns pontos, porém ninguém quer assumir a culpa.

Há paredes que são de vedação, mas é necessário ver o projeto. Aconselho a verificar o projeto ou tampar com graute ou argamassa estrutural com resistência elevada.

Responder
Antonio Vieira de Lima
Formatec Construções (Barueri, São Paulo) Formatec Construções - há 6 anos

Gabriel.

Tecnicamente o sistema construtivo que utiliza blocos estruturais não permite a quebra, demolição ou corte em parede.

Pelo que entendi o corte já foi feito e se assim ocorre, é sugerido que avalie qualquer danos estrutural que possa ocorrer em resultado desta quebra.

Vale ressaltar que em projetos executado com blocos estruturais algumas paredes internas são executados como vedação sem finalidade estrutural, desta forma, se tiver acesso ao projeto poderá verificar o tipo de parede e materiais empregados e executar uma reforma ou modificação segura.

Responder
Particular - há 6 anos

R: O ideal é fazer um elemento prémoldado e retirar o espaço já substituindo com o elemento pré fabricado armado;

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região