Estruturalmente existe problema em apoiar nicho de mármore no bloco?

Peguei em um instagram uma proposta de nicho externo em apartamento feito com bloco estrutural.

Para não quebrar a função do bloco, foi proposto que o nicho seja encaixado entre o revestimento da parede, e parafusado no bloco. Ficando com com 10cm a frente da parede.

Estruturalmente não existe problema em apoiar esse nicho de mármore no bloco?

Estruturalmente existe problema em apoiar nicho de mármore no bloco?

Peguei em um instagram uma proposta de nicho externo em apartamento feito com bloco estrutural.

Para não quebrar a função do bloco, foi proposto que o nicho seja encaixado entre o revestimento da parede, e parafusado no bloco. Ficando com com 10cm a frente da parede.

Estruturalmente não existe problema em apoiar esse nicho de mármore no bloco?

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Pedecon Engenharia
Projecta Serviços E Manutenção Predial (Salto, São Paulo) Projecta Serviços E Manutenção Predial - há 5 anos

Em parede estrutural não se faz abertura nenhuma, portanto, qualquer recomendação dizendo que pode furar e embutir o nicho é irresponsabilidade do autor, entretanto, o nicho externo apenas apoiado no bloco pode ser feito sim e qualquer elemento que for fixar na parede, é necessário utilizar parafusos e buchas para blocos vazados do tipo FU (de 6 a 10mm), conforme o local de fixação. Não é aconselhável a utilização de pregos, pois trabalhar com ferramentas de impacto na parede, pode danificá-la a ponto de comprometer toda a edificação.

Visite nosso site, em nosso blog tem algumas orientações de como trabalhar com paredes de bloco estrutural.

Grato!

Responder
Searom Engenharia e Construção

Se a alvenaria é estrutural, é aconselhavel não alterar suas características.