Nivelar terreno - Muro de Arrimo ou Terraplanagem?

Tenho um terreno com aproximadamente 12 metros de frente e 100 metros de fundo. Com um desnível de cerca de 45 graus. Gostaria de deixá-lo na mesmo nível para construir uma casa com 150m² e uma piscina grande. é possível nivelá-lo? Qual a melhor indicação, muro de arrimo, terraplanagem, ou existe alguma outra opção?

Nivelar terreno - Muro de Arrimo ou Terraplanagem?

Tenho um terreno com aproximadamente 12 metros de frente e 100 metros de fundo. Com um desnível de cerca de 45 graus. Gostaria de deixá-lo na mesmo nível para construir uma casa com 150m² e uma piscina grande. é possível nivelá-lo? Qual a melhor indicação, muro de arrimo, terraplanagem, ou existe alguma outra opção?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 1
Mauro Moreira
Archplan Serviços De Arquitetura E Engenharia Ltda (Guará, Distrito Federal) Archplan Serviços De Arquitetura E Engenharia Ltda - há 9 anos

A situação de alteamento de terrenos para se conseguir "levantar" até o mesmo nível da rua, pode incluir a utilização dos muros de arrimo e execução de aterro compactado simultaneamente. Muitas vezes a solução nos casos de declives (terrenos como ladeiras, sendo mais baixos que a rua e a calçada) impõe a construção de arrimos nas laterais e fundo, e posteriormente o preenchimento com solo compactado. Na imagem anxa está uma ilustração desta situação, onde será construído primeiro o arrimo e depois o aterro.

muro de arrimo e aterro
Responder
Jeisa Correia de Paula
Particular - há 7 anos

e quanto é o contrario ? o terreno que comprei ele fica numa rua que na tem calçada e a parte mais baixa fica na parte da frente e a mais alta fica atraz , sendo que a parte de traz do terreno ja se encontra com a rua de traz tambem?

Particular - há 7 anos

São muitas opções, como por exemplo fazer "degraus" com a distribuição de ambientes, aproveitando o nivelamento do terreno; Outra opção é fazer sobre pilares metálicos, não precisando fazer grandes serviços de terraplenagem, mantendo o solo natural, tendo menos interferências e custos; A disposição; ScalaTécnica

Reforpratic - Sua Obra Fácil

Boa Noite Vanessa,

o terreno com declive pode beneficiar diversos tipos de projetos que podem tornar sua futura residência num ambiente muito interessante. Todas as casas em que morei, até hoje foram construídas em terrenos iguais ao seu. O aterro do terreno poderia ficar muito caro. Seriam dezenas de caminhões para nivelá-lo. Isso não impediria de fazê-lo em parte da casa soltando uma laje para o fundo. As possibilidades são inúmeras.

Responder
Roumani Rodrigues
Rr Construções (Mogi das Cruzes, São Paulo) Rr Construções - há 9 anos

Boa Noite Vanessa, pela sua pergunta se compreende que você já tem um projeto, e deseja uma casa Terreá com piscina, infelizmente em um terreno com declive você realmente só tem uma alternativa que é a construção de muros de arrimos e aterramento, outras alternativas seriam a mudança de projeto e procurar usar o desnível do terreno, algo que tem sido muito usado é a construção de garagens e salas de jogos nos níveis inferiores... Fica a Dica.

Plantas-de-Casas-para-Terrenos-em-Declive-Projeto