Nova norma de reforma?

Fiquei sabendo que existe uma nova norma de reformas, alguém poderia me dizer se ela engloba a troca de encanamentos de uma casa?

Nova norma de reforma?

Fiquei sabendo que existe uma nova norma de reformas, alguém poderia me dizer se ela engloba a troca de encanamentos de uma casa?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Paulo Henrique Pereira da Silva
Particular - há 9 anos

A norma existe sim , mas ela engloba apenas a parte estrutural do imóvel (alvenaria). No caso de hidráulica (encanamento) não se enquadra nessa norma. No caso de troca de toda a parte hidráulica do imóvel , inclusive se houver acréscimo de tubulação , se faz necessário a ajuda de um arquiteto para elaboração da alteração da planta do imóvel.

Raphael Tomasetti
R Tomasetti Arquiteto (São Paulo Zona Leste, São Paulo) R Tomasetti Arquiteto - há 10 anos

Sim, qualquer obra civil é classificada como obra de engenharia e arquitetura, portanto a contratação de um profissional engenheiro ou arquiteto é recomendada, pois dentre outras a obrigatoriedade de apresentação com laudo e ART/RRT somente pode ser executada por profissional devidamente habilitado.

Responder
Marcelo Teixeira
Construservic Ponto Com Ltda-me (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Construservic Ponto Com Ltda-me - há 10 anos

não, não houve alteração ,pode ter alguma atualização.e se tratando de norma teríamos que saber de qual se trata,NR18,código de obras de sua região,ABNT,entre outras.

quanto á troca de sua tubulação, só faça se for necessário meu amigo se

trouxer algum beneficio ,se for muito antiga .

marcelo teixeira

Responder
Miguel cernov brias
Arcanjo Engenharia (Lins, São Paulo) Arcanjo Engenharia - há 10 anos

Recomendo a contratação de um engenheiro ou arquiteto para conduzir qualquer obra , existem diversas normas que se aplicam, simples troca de encanamentos , se não for dimensionada e executada de forma correta pode acarretar muitos problemas e custos indesejáveis.

Responder
Arq. Graziella Aguiar
Graziella Aguiar Arquitetura (Santo André, São Paulo) Graziella Aguiar Arquitetura - há 10 anos

A norma engloba qualquer alteração que possa afetar a estrutura da casa . Se nessa troca de encanamentos pretende -se criar novas ligações , perfurar algumas paredes que podem conter pilares ou outros elementos estruturais, vc provavelmente precisará de um responsável técnico.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de encanadores na sua região