Como proceder com minha construção?

Bom dia,

Estou construindo e parecia estar tudo certo, quando ontem cheguei no local e percebi que o ajudante cortou duas colunas para passar conduíte (os ferros não).

A casa possuí duas lages e os cortes foram efetuados no meio entre a primeira e a segunda lage.

O que pode ser feito para corrigir isso?

Vou enviar uma foto.

Como proceder com minha construção?

Bom dia,

Estou construindo e parecia estar tudo certo, quando ontem cheguei no local e percebi que o ajudante cortou duas colunas para passar conduíte (os ferros não).

A casa possuí duas lages e os cortes foram efetuados no meio entre a primeira e a segunda lage.

O que pode ser feito para corrigir isso?

Vou enviar uma foto.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

35 Respostas

Respostas úteis 7
Carlos
Seventh Engenharia (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Seventh Engenharia - há 5 anos

Bom dia!

Pra você ter um conhecimento adicional sobre estruturas e sobre a preocupação que corretamente manifestou, veja como é importante a seção do pilar que foi cortada. Quando calculamos um pilar usamos a carga vertical das lajes, vigas, alvenaria e revestimentos e carga de utilização conforme tipo de construção e recomendação de Norma ABNT. Assim chegamos nas dimensões do pilar, resistência do concreto e armação. A principal característica do concreto é a resistência a compressão e no seu caso o pilar precisa da área de concreto para resistir esse esforço de compressão. Quando você perde parte da seção de um pilar acaba aumentando as tensões na área de concreto remanescente, ou seja, sem corte, podendo causar seu esmagamento e ruptura, uma vez que a principal característica da armação é resistir os esforços de flexão. Sendo assim, recomendo a recomposição da seção cortada com material resistente. Você pode usar argamassa polimérica estrutural ou graute para fazer o reparo, ambos encontrados facilmente em grandes depósitos.

Segue anexo um caso modelo de ruptura de pilar para todos entenderem a seriedade do assunto.

Boa sorte e parabéns pela observação e preocupação!!!

Responder
Welson Cardoso da Silva

Bom dia Rogério, infelizmente, precisa haver um acompanhamento diário, rigoroso e capacitado em qualquer obra desse porte, a boa notícia é que ele não cortou a ferragem, um preenchimento correto, com o mesmo tipo de concreto da parte retirada, deve entrar no rasgo feito, mas isso pode ocasionar trincas no futuro, visto que haverá diferença entre as curas e causará dilatação em diferentes etapas. Mas é o que se pode fazer.

Lembre se: contratar um arquiteto ou engenheiro evita esse tipo de problema.

Boa sorte!

Responder
Adriano Camargo Rocha Da Silva
Engenheiro Adriano Camargo (Guarujá, São Paulo) Engenheiro Adriano Camargo - há 5 anos

Quem está falando que não tem problema não sabe o que está dizendo o ferro não tem a função de suportar o peso da construção, essa função é do concreto. Também não adianta tapar o buraco, priemeiro tem que consultar o calculista sobre o dano, vai ter que ser feito um reforço estrutural. Caso não tenha feito um projeto profissional, essa é a hora. Não coloque sua segurança e de sua família em risco.

Responder
ML Project Egenharia e Construção Ltda EPP
Particular - há 5 anos

Olá Rogério, como dito por alguns colegas e reforçando, é importante ressaltar a importância de ambos os materiais utilizados na execução de peças estruturais tais como pilares vigas e lajes. A ferragem tem papel fundamental no trabalho de tração (esticamento) e torção, já o concreto resiste a compressão (esmagamento), ou seja, neste caso todo o carregamento dos pavimentos superiores que estão nesse alinhamento estão sendo transmitidos para este pilar, ou seja, se tornou um fato perigoso para a segurança da sua edificação. É recomendável realizar o escoramento da área próximo a este pilar e em seguida realizar a limpeza da abertura e dos locais adjacentes removendo um pouco do reboco para facilitar a execução do grauteamento (massa de concreto pronta com composição mais fluida que proporciona maior resistência à peça estrutural).

Obras com 2 ou mais pavimentos é sempre interessante consultar um engenheiro ou algum profissional capacitado para vos auxiliar, evitando assim acidentes e perdas graves. Segue exemplos de pilares rompidos por esmagamento. Ausência de resistência do concreto.

Particular - há 5 anos

R: Somente a inspeção e orientação de um engenheiro para lhe auxiliar

A disposição;

João da Cruz Oliveira

Boa noite,sr: Rogerio,

Concordo com as palavras do engenheiro, Adriano Campos

E mais alguns da engenharia,

O que percebo é uma boa parte que deu opinião não sabe nem o que significa (mpa)do concreto etc.

Já presenciei muitas obras desse tipo umas pôr falta de projeto e outras pôr falta proficionalismo,

Quero lembrar, quando contratar alguém,no minimo contrate um mestre de obras para acompanhar a obra, o pedreiro não é obrigado entender o que é (mpa) mas o mestre sim é obrigado saber isso e muito mais.

Espero ter ajudado.

João Cruz.

Responder
Eficaz construções ltda
Eficaz Empreiteira De Obras Ltda (Ribeirão Preto, São Paulo) Eficaz Empreiteira De Obras Ltda - há 5 anos

Bom dia,

O errado ja foi feito, infelizmente, mesmo aplicando concreto com adesivo, o local ficará mais fragil, o correto seria remoção do conduite e do concreto da coluna toda e concretagem novamente, por inteiro, so assim, a mesma ficará com a resistencia programada pelo calculista.

Ricardo L. Furigo

Responder
Luciano de Lima
Construções E Orçamentos (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Construções E Orçamentos - há 5 anos

Amigo isso é comum acontecer, quando não há um projeto detalhado, preencha novamente com concreto no traço 1:2:3 e , boa sorte!

Responder
Zito
Zito E Orlando, Construção E Reformas. (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Zito E Orlando, Construção E Reformas. - há 5 anos

Olá Rogério, precisa realmente tomar muito cuidado, inclusive na contratação de pessoas para a tua obra, nunca se deve cortar nenhuma viga, coluna, baldrame e etc:. Esse negócio de que sempre fiz assim e nunca aconteceu nada, sempre tem um fim... É melhor demorar um pouco mais e fazer o serviço correto, no teu caso tampar esse buraco e colocar esse conduíte em outro local.

Ari Galvão dos Santos
Ary Serviços De Acabamentos Em Geral (São José dos Campos, São Paulo) Ary Serviços De Acabamentos Em Geral - há 5 anos

Cara o que vc tem que fazer é só preencher o espaço com massa de cimento assim se faz a maioria das construções a elétrica tem que ser feita e se for necessário passar por uma coluna todos fazem isso se puder evitar é bom mas isso não vai trazer problema pra sua construção ok

Responder
Alumivisual
Alumivisual Esquadrias De Alumiinio (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Alumivisual Esquadrias De Alumiinio - há 5 anos

Bom, não há problema algum desde que sua coluna tenha estrutura para aguentar as 02 lajes e até porque o corte feito aparenta não ter mais que 4cm e não foi danificado o principal que é a viga de aço. Dependendo da extensão da sua casa precisa ter um certo número colunas e em ponto certo para uma correta amarração.

Qual a extensão do rasgo?

Responder
Paulo
Duarte Construções (Itapevi, São Paulo) Duarte Construções - há 5 anos

E sempre melhor fazer o projeto de elétrica e hidráulica antes mais nesse caso como já foi feito o corte na coluna e não cortou os ferros faz-se um concreto reforçado e preenche o espaço.

Responder
Julio Firmiano Neto
Empreiteira de Construção Civil (Itanhaém, São Paulo) Empreiteira de Construção Civil - há 5 anos

nao tem problema nenhum quando ci trata di hidraulica i eletrica nao tem geito tem q cortar o q nao pode cortar e os ferros,eu quero ver esse santo milagrosso q fas uma obra cem cortar nenhuma parede ou coluna ok

Responder
Consilio Associados Malheiros

O projeto de instalações prediais bem feito é primordial para que não ocorra cortes ou alterações nas estruturas, serviço que não é recomendado. Então é necessário um bom projeto é boa execução, pois nos sistemas estruturais não podem haver alterações externas depois de prontos.

Nelsione
Nel Gesso (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Nel Gesso - há 5 anos

Não tem problema, porque o ferro não foi cortado, é só preencher com concreto ou grauti

Responder
Nelsione
Nel Gesso (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Nel Gesso - há 5 anos

Não tem problema, porque o ferro não foi cortado, é só preencher com concreto ou grauti

Responder
Alex Innocenti
Pai & Filho Construções (Botucatu, São Paulo) Pai & Filho Construções - há 5 anos

Não terá problema nenhum não é por esse pilar qe sua obra irá cair

Responder
Erinaldo Da Silva
Naldo Construtora (Carapicuíba, São Paulo) Naldo Construtora - há 5 anos

Cara não tem nenhum problema o importante de uma Vigo e pilares são os ferro pode sim passar os coduites mais quando for chumbar tem que ser uma massa mais reforçada ????

Responder
Claudio Monteiro
Tecnoconstru (Franco da Rocha, São Paulo) Tecnoconstru - há 5 anos

Bom dia Rogério

Bom em primeiro lugar nunca deve cortar nem um tipo de Pilar. O ate mesmo as paredes de alvnarias ,

Isso é resultado de um mau planejamento de execução da abra , infra de elétrica,idraulica são os principais pontos a serem feitos.agora oque vc é retira a massa e o condutor , e chumba novamente o pilar usando gualti.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região