O inversor de frequencia é capaz de reduzir significativamente a velocidade sincrona do motor ?

Gostaria de saber se os inversores de frequencia são capazes de reduzir a velocidade sincrona assim como os motoredutores

O inversor de frequencia é capaz de reduzir significativamente a velocidade sincrona do motor ?

Gostaria de saber se os inversores de frequencia são capazes de reduzir a velocidade sincrona assim como os motoredutores

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Rafael Jardineiro dos Santos

De maneira genérica, ele é capaz de variar a velocidade de giro de um motor de forma significativa. É um dispositivo que transforma corrente elétrica alternada fixa (corrente e tensão) em corrente elétrica CA variável controlando a potência consumida pela carga através da variação da frequência entregue pela rede. Este dispositivo possui este nome pela maneira que ele faz esta variação de giro.

Responder
Tag Equipamentos e Soluções Ltda

Não há problemas em aplicar o inversor de frequência para aplicações onde se necessita de variação de velocidades. Para velocidades baixas, recomendamos o uso de inversores vetoriais. Cuidado com o torque da sua aplicação. Verifique a curva de torque dos fabricantes, para melhor especificar o produto. Sistemas que regeneram energia para a rede, necessariamente, devem utilizar resistores para dissipação dessa energia.

Responder
Marcio Carneiro
Elétrica Carneiro (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Carneiro - há 5 anos

Sim. Os inversores mudam a frequência da rede e isso afeta diretamente a velocidade. Em alguns casos é preciso verificar a questão do torque. Mas na maioria dos casos atende muito bem sim.

Elétrica Carneiro