Por que o motor trifásico arranca e cai em seguida?

Tenho um motor trifásico que normalmente arranca entre 75 a 85 A mas a alguns dias ele arranca entre 170 a 280 depois de alguns segundos desliga por segurança... já verifiquei todos os contactores, as fases e esta tudo em ordem, gostaria de saber se tem alguma ideia do que pode estar a acontecer.

Por que o motor trifásico arranca e cai em seguida?

Tenho um motor trifásico que normalmente arranca entre 75 a 85 A mas a alguns dias ele arranca entre 170 a 280 depois de alguns segundos desliga por segurança... já verifiquei todos os contactores, as fases e esta tudo em ordem, gostaria de saber se tem alguma ideia do que pode estar a acontecer.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Particular - há 6 anos

R: Quando isso acontece é porque tem fulga de tensão;

A disposição;

Claudionor Alves

Amigo, o problema do seu motor é mecânico, e está relacionado ao sistema de rolamento. quanto mais emperrado, maior será a exigência de corrente elétrica para rodar, ocasionando o aquecimento no relé termomagnético, logo o desligamento atende a função do relé. chame um especialista no assunto.

Responder
Ricardo Pagdi
Particular - há 6 anos

Complementando a resposta do colega acima, seria interessante verificar também se não houve algum problema interno no motor. Caixa de ligações, bobinas abertas ou em curto podem ocasionar isso. Até eventualmente um travamento de rolamento...

Claudemir
Acl (Jundiaí, São Paulo) Acl - há 6 anos

Falta detalhes na pergunta,que tipo de partida está usando? Estrela triângulo, compensadora,ou inversor?

Mesmo estando com as três fases chegando nos contatores é necessário verificar a saída dos contatos pode haver falta de fase devido à algum contato danificado, e se estiver partindo com conversor, pode ser problema de parametrização.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região