Posso fazer um muro sem colunas?

O pedreiro fez baldrame para um muro de 1x8, mas não deixou ferragens para colunas. Posso fazer o muro sem colunas? Só firmado no baldrame? Tenho medo que o muro caia com um vento forte, mas esse muro é para dividir uma parte do quintal, não tem frente para a rua. Por ser um muro baixo, não sei se precisa de colunas.

Posso fazer um muro sem colunas?

O pedreiro fez baldrame para um muro de 1x8, mas não deixou ferragens para colunas. Posso fazer o muro sem colunas? Só firmado no baldrame? Tenho medo que o muro caia com um vento forte, mas esse muro é para dividir uma parte do quintal, não tem frente para a rua. Por ser um muro baixo, não sei se precisa de colunas.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Mário Sérgio Matielo
Viver Engenharia Civil Construção Incorporação E Comércio (Águas de Lindóia, São Paulo) Viver Engenharia Civil Construção Incorporação E Comércio - há 10 meses

Dependendo do processo construtivo , sim . Se for muro de arrimo , e as características do solo e espaço disponível permitem a construção do que se chama muros de peso , que calculados , trabalham sob esforços de compressão apenas , sem esforços de tração ; são os chamados muros de peso . Podem ser em concreto ciclópico ou gabiões . Em sendo muros mais esbeltos para arrimo ou apenas fechamento , há a opção de alvenaria estrutural .

Responder
Claudio Luis Ferraro
Clf Obtas E Manutenções (Jacareí, São Paulo) Clf Obtas E Manutenções - há 10 meses

Caro Sr João, não há possibilidade de executar sem os elementos estruturais necessários (pilares) sem os quais não haverá segurança para o senhor e para terceiros. Existem várias soluções técnicas que podem ser adotadas. Consulte um profissional e poderá obter algumas soluções adequadas a seu orçamento.

Responder
Antonio Carlos de Souza
Ac Souza Reforma E Construçoes (Cândido Mota, São Paulo) Ac Souza Reforma E Construçoes - há 10 meses

NÃO......

Responder
Claudio De moraes
Claudio Revestimeto (Campinas, São Paulo) Claudio Revestimeto - há 10 meses

Bom diaa se ele for curvo em s até 1.5 de altura ele segura mesmo assim ele precisa furar o badrame com broca de 12 mm e usar sicadura com ferro de forma extrativa perfura de forma diagonal e entortando fazendo prumo formando um arranque, continuação de uma coluna,se for reto seria melhor perfurar do lado em espasso 3 metros faser uma bronca são única opção

Responder
Nivaldo dos Santos
Nivaldo Construções (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Nivaldo Construções - há 10 meses

Ola

O certo seria por colunas, neste caso que o pedreiro não deixou os arranques de coluna vc pode estar fazendo os furos com uma bronca grossa e e pondo os ferros dentro e encher os furos com uma cola chamada grout é uma das melhores opções no mercado para estes casos

Responder
Hiago Cene Turano
Hiago Cene Turano (Votorantim, São Paulo) Hiago Cene Turano - há 10 meses

É altamente recomendado que você não construa um muro sem colunas adequadas para suportá-lo. As colunas são elementos estruturais essenciais que fornecem estabilidade e resistência ao muro, especialmente em casos de alturas maiores ou condições ambientais adversas, como ventos fortes ou terrenos instáveis.

O baldrame é uma fundação rasa que oferece uma base para a parede, mas não é suficiente para suportar toda a carga do muro sozinho. As colunas são responsáveis por distribuir o peso da estrutura verticalmente até a fundação, proporcionando estabilidade e prevenindo o desmoronamento ou a inclinação do muro.

Se você pretende construir um muro durável e seguro, é recomendado que contrate um engenheiro ou consulte um profissional da construção civil para avaliar a situação e fornecer orientações adequadas. Eles poderão determinar se é necessário adicionar colunas ao seu projeto e como proceder corretamente para garantir a segurança da estrutura.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região