O que acontece se ligar o fio terra do chuveiro junto na fase?

Estou preocupado, não sei se meu chuveiro está ligado da forma certa.

Ele funciona normalmente, mas se o terra tiver na fase, é um grande problema?

O que acontece se ligar o fio terra do chuveiro junto na fase?

Estou preocupado, não sei se meu chuveiro está ligado da forma certa.

Ele funciona normalmente, mas se o terra tiver na fase, é um grande problema?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

20 Respostas

Francisco Alves Maciel
F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. (São Paulo Zona Sul, São Paulo) F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. - há 1 mês

Bom dia é um grande prazer em poder ajudar na dúvida referente a aterramento, nunca ligar o terra em fase, pois o terra é sua segurança tanto que o fabricante diz ligar no terra,fase no terra é um grande risco de morte, desligar imediatamente chamar um profissional da área.

Responder
Hermes Oliveira de Souza

No caso do fio terra junto com o neutro, a própria concessionária faz isso, eles conectam o neutro no fio que sai do aterramento do quadro de entrada da residencia, em alguns projetos elétricos encontro o neutro entrando no DR e saindo para o barramento do neutro e de proteçao.

Se parou de dar choques após o jumper no terra é porque a corrente elétrica passou a percorrer o caminho mais favoravel (terra) com maior diferença de potencial.

Responder
Jose Dornelas
Particular - há 1 año

Sempre tive problemas com choques no chuveiro aqui em casa, nada acabava com eles. Fiz uma reforma no banheiro e desafiei o pedreiro a eliminar os choques... Ele ligou o fio terra na fase, e por incrivel que pareça eliminou totalmente os choques... Como e que pode isso??

Cesar Augustus de Figueiredo

Olá, José Dornelas. O fio terra é justamente para o caso de ocorrer uma descarga elétrica indesejável e que a mesma é desviada para a terra, literalmente. No caso da ligação junto com o fase, o desvio será para a água e consequentemente para quem estiver debaixo dela. Tive um professor na escola técnica que dizia o seguinte: "melhor que um terra mal feito é não ter". Desligue o mais rápido possível para evitar grave acidente, inclusive com grandíssimo risco de morte.

Marcio Lyra
M.A.P. Instalações (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) M.A.P. Instalações - há 3 anos

Boa tarde, Sr. João!

Em hipótese alguma ligue o terra na fase. O aterramento é para segurança da instalação sendo ligado separado dos outros condutores.

Solicite a visita de um profissional eletricista para avaliar sua instalação.

Responder
Vinicius Ramos Lima
Vinicius Lima - Eng. Eletricista (Camaçari, Bahia) Vinicius Lima - Eng. Eletricista - há 3 anos

Prezado João.

Verifique com cuidado se o terra está realmente ligado a fase, pois se estiver você está correndo um grande risco de vida.

Acredito que o terra possa estar ligado ao neutro, porém não é recomendável fazer isto, pois a função do terra é escoar uma possível corrente que venha a existir na água (se a resistência não for blindada e de má qualidade) para a terra.

Responder
Eduardo Luiz Rodrigues

Boa tarde! Ligando ao fase terá problemas como acidentes elétricos, se não tiver sistema de aterramento, pelo menos ligue o fio terra ao neutro é melhor ter o aterramento da concessionária, do que nenhum desvio para a terra, para mais detalhes consulte nas normas técnicas da ABNT 5410, espero que tenha sido útil

Responder
Joelso
Joelsobarak (Guapimirim, Rio de Janeiro) Joelsobarak - há 3 anos

Meu querido João....

Vc ligando o aterramento do chuveiro no neutro já está correndo um grande risco...

E ligado na fase já é um risco maior para o usuário do chuveiro...

Peço a vc seu João se seu imóvel ñ estiver aterramento ñ ligue e nem um outro condutor seja fase ou neutro...

Se não estiver ligado ao aterramento correto vc está correndo um grande risco de descarga elétrica no uso do chuveiro...

Se não fui bem claro peço que pesquise no you tube em coisas de elétrica...

Tenhaum ótimo dia...

Elétrica não é uma brincadeira...

Temos que saber utilizar da foma correta dentro das padrões e normas...

Responder
Eduardo Alves de Carvalho
Particular - há 1 año

Aqui em casa o neutro da operadora é ligado no aterramento mas antes de ir pro quadro passa pelo FASE antes do disjuntor e ao medir os dois lados do dijuntor acusa tensão e mesmo o neutro ligado na fase NÃO ACUSA TENSÃO. Como a gente procurará profissionais se eles, profissionais, da própria provedora fazem isso ?

Recabe Andrade Costa

Sim. Isso é uma oportunidade também de conseguir outro problema. Não liga lo você estará apenas dispensando uma proteção que atende principalmente o usuário. Mas ligar ele ao fase você estará desviando a energia para um ponto mais próximo do usuário o que não é costumeiro de acontecer mas ocasionar uma possível descarga elétrica no usuário.

Responder
Vitor
BISCATEL: INSTALAÇÕES (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) BISCATEL: INSTALAÇÕES - há 3 anos

Amigo João. O fio terra na verdade é, para "escoar" qualquer diferença de potencial que possa vir a existir, entre o usuário e o dispositivo, protegendo aquele que usa ou manipula o dispositivo. No seu caso, não devemos ligar o fio terra junto ao neutro (mesmo que este esteja aterrado) e, muito menos em um fio fase. Vc deve providenciar um circuito de aterramento de acordo c/ ABNT.

Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de eletricistas na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se
Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.