O que acontece se ligar três transformadores em série?

Imaginem um freezer de 220v sendo ligado em uma rede de 127v por três transformadores inversores 127/220 e vice versa em série. Isso minimiza o impulso no padrão de energia ou pode danificar o freezer com aumento de corrente ?

O que acontece se ligar três transformadores em série?

Imaginem um freezer de 220v sendo ligado em uma rede de 127v por três transformadores inversores 127/220 e vice versa em série. Isso minimiza o impulso no padrão de energia ou pode danificar o freezer com aumento de corrente ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 1
Marcos  Coracini
P&C Soluções (Tietê, São Paulo) P&C Soluções - há 5 anos

Os transformadores podem ser ligados em seu enrolamento primário e no seu enrolamento secundário.

Se você quer ligar, por exemplo, dois transformadores com o primário enrolado para 110V e você tem uma rede 110V você deve ligá-los em paralelo pois neste tipo de ligação, os dois receberão a tensão da rede, entretanto se sua rede for 220V você deve ligá-los em série pois neste tipo de ligação a tensão é dividida entre as cargas.

Entretanto para que a ligação em série neste caso funcione sem causar problemas aos transformadores, eles devem ser iguais e serem solicitados de cargas muito parecidas no secundário, uma vez que a corrente no primário depende da carga solicitada no secundário e na ligação em série a corrente que circula pelos primários dos transformadores é a mesma.

Verifique com o multimetro a carga final antes de ligar o equipamento a maioria deles suportam apenas 10v. Pra mais ou pra menos pecando disso a queima e certa!

Responder
Marcelo Barbosa
Instalação Elétrica E Telefonia E Circuito Interno De Tv (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Instalação Elétrica E Telefonia E Circuito Interno De Tv - há 5 anos

O Correto e ter em mente que temos transformadores dimensionados para tal finalidade, mesmo ligando 3 transformadores em série 127/220V terá uma soma relevante e superior exigida pelo equipamento assim podendo danificar componentes e até a queima do mesmo.

Responder
Suelen
Particular - há 2 anos

Posso ligar um transformador para o ar e outro transformador para o forno elétrico ao mesmo tempo? os dois são 110/220. Ou quando eu for usar o forno preciso desligar o ar e vice versa?

Márcio Araújo Santana
Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) - há 5 anos

Boa tarde sr. Daniel !

Transformadores são equipamentos elétricos específicos e determinados com valores de tensões , potência e correntes . Atendem com eficiência quando utilizados para os equipamentos e finalidades projetados. Ligar transformadores em série não significa um aumento de potencial , pois o equipamento é uma peça única que trabalha com enrolamentos internos e indução eletromagnética. A geladeira deveria ser ligada com um transformador único e adequado a sua potência , ou ligada na tensão nominal da rede caso for possível ( esta é a melhor opção ) . Consulte sempre um profissional eletricista de sua confiança. Boa sorte!

Responder
Suelen
Particular - há 2 anos

Posso ligar um transformador para o ar e outro transformador para o forno elétrico ao mesmo tempo? os dois são 110/220. Ou quando eu for usar o forno preciso desligar o ar e vice versa?

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região